“Heberson, eu sinto muito”

“Heberson, eu sinto muito”

Heberson,

Nem sei como te dizer isso. Tateio pelas palavras certas há horas – elas me escapam. Claro que você já foi avisado e até leu no noticiário local, mas eu queria pedir desculpas. O governo do Estado do Amazonas questionou o valor da sua indenização. É, eles acham R$ 170 mil um valor muito alto pelos quase três anos em que você passou na cadeia, acusado de um estupro que não cometeu. Querem pechinchar pelo vírus HIV que infectou o seu corpo após os abusos sofridos atrás das grades. Seu sofrimento está “caro demais” para os cofres públicos. Como se algum dinheiro no mundo pudesse apagar o que você viveu.

Até hoje, como naquele dia em que te entrevistei, sinto minhas tripas se revirarem. Lembro de você contando que tinha 23 anos e trabalhava como ajudante de pedreiro na periferia de Manaus quando o crime aconteceu. Uma menina de nove anos, filha de vizinhos, havia sido arrastada para o quintal durante a noite e violentada. A família o acusou de tamanha brutalidade e a delegada expediu um mandado de prisão provisória para investigar o caso. Você, que não tinha antecedentes criminais. Você, que divergia completamente do retrato-falado. Você, que estava em outro lado da cidade naquele horário. Mas você é pobre, Heberson. Pobres são presas fáceis para “solucionar o caso” e atender o clamor popular. As vozes que te xingaram ainda ecoam?

“Eu morri quando me fizeram pagar pelo que não fiz”, você disse, me matando um pouco também sem saber. Em tese, por lei, você não poderia ficar mais de quatro meses aguardando julgamento na cadeia. Sua mãe, desesperada, pegou empréstimos para bancar advogados particulares. Mesmo sem comida em casa, a dor no estômago era por justiça. Não dava para contar com a escassa quantidade de defensores públicos no país (embora, depois, a doutora Ilmair Faria tenha salvo o seu destino). Enquanto ela se rebelava aqui fora, você se resignava com os constantes abusos sexuais de que era vítima. Alegar inocência sempre foi a sua única arma. De que forma lhe deram o diagnóstico de Aids?

Sabe, querido, eu gostaria de ter presenciado o parecer do juiz na audiência que demorou dois anos e sete meses para acontecer. Deve ter sido um discurso bonito. Juízes usam frases empoladas, especialmente para se desculpar em nome do Estado por um erro irreparável. Onde estava a sua cabeça no momento em que ele declarou que você estava “livre”? Porque eu me pergunto como alguém pode supor que liberta o outro de suas memórias, de suas dores, de sua desesperança, de uma doença incurável. Você continua preso. Tanto que passou anos sem conseguir emprego por causa do preconceito e perambulou pelas ruas sob o efeito de qualquer droga que anestesiasse a realidade. Livre para ser um morto-vivo.

Na sala do meu apartamento, há um troféu de direitos humanos que ganhei por trazer à tona sua história. Olho para ele e enxergo a minha impotência. E os ossos saltados da sua pele. Com vinte quilos a menos, as suas roupas parecem frouxas demais – quanto você perdeu além do peso corpóreo? Imagino se a Procuradoria Geral do Estado (PGE), que negou o pedido da sua indenização, sabe das suas constantes internações decorrentes da baixa imunidade. Será que alguém abriu a porta da sua geladeira e descobriu que, muitas vezes, você passa um dia inteiro tendo se alimentado de um único ovo? Ou será que eles se restringem a documentos e números?

Não consigo deixar de pensar que você foi estuprado de novo. Pelas canetas reluzentes de quem toma essas decisões descabidas. Você levou sete anos para ressuscitar a sua determinação e cobrar os seus direitos. Em parte, motivado pelo apoio das 23 mil pessoas que aderiram a uma campanha virtual pela sua história. Toda semana recebo mensagens de gente querendo saber sua situação, se oferecendo para pagar uma cesta básica ou dar assistência jurídica. Recentemente, um professor criou um grupo que mobilizou mais de mil cidadãos para ajudá-lo até com despesas de medicamentos. Minha última pergunta (eu, que não tenho respostas) é: O que mais nós podemos fazer por você, já que o Estado não faz?

Que o meu abraço atravesse a geografia entre São Paulo e Manaus.
Sinto muito, querido.

Nathalia Ziemkiewicz

UPDATE:

1. Heberson Oliveira começou a trabalhar como servente esta semana, depois da repercussão do caso! Ele abriu uma conta poupança porque MUITA GENTE quis ajudá-lo financeiramente. Aqui estão os dados bancários dele: 

Caixa Econômica Federal (Manaus/AM)

Agência: 2980 / Conta: 31087-1 / CPF 770.356.232.-72

2. Muito obrigada a todos que estão ajudando na repercussão do caso. Não consigo responder um a um, mas tenho lido todos os comentários.

3.  Em maio do ano passado, eu criei uma campanha virtual na Change. O link está no texto, quando cito as mais de 23 mil pessoas que aderiram. Basta clicar.

4. Heberson está solto, em casa. Ele não se droga mais e toma o coquetel. Recebe atendimento psicológico de uma voluntária. Ele está muito emocionado com o apoio geral e conseguiu emprego. Ainda precisa de ajuda com alimentação e remédios.  O professor de direitos humanos João Batista Nascimento  está à frente de um grupo, em Manaus, para dar suporte a Heberson e pressionar as autoridades.

5. Eu e o diretor de teatro Fábio Ock estamos com um projeto de documentário sobre a história de Heberson e a mobilização popular para ajudá-lo. Para contribuir e ter mais informações, acesse a nossa página no Catarse.

manaus

Manaus, agosto/2012 – Heberson Oliveira se encontra comigo e com sua defensora pública Ilmair Faria.

 

Compartilhe

787 comentários

    1. Sandra Petrovic

      Sinto mt por ele, e por tantos de nós que sofremos de tantas omissões por parte de uma classe dominante. TENHO TB UMA ESTÓRIA TRISTE – QUE ACABOU COM A MORTE DO MEU MARIDO. UM CROATA QUE ESCOLHEU MEU PAIS PRA VIVER, E ISSO SIGNIFICOU TB SER VÍTIMA DE OMISSÃO. NESSE CASO, PELA MARINHA DO BRASIL. NÃO ENTREI NA JUSTIÇA – MSM COM TD DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA – PQ SEI Q A INJUSTIÇA FAZ MORADA AQUI NESSE PAÍS. FICO TRISTE, ENVERGONHADA, DESOLADA, PELO MEU ESPOSO, POR ESSE JOVEM, E POR TDS NÓS.

      1. Sergio Rubens

        Me perdõe D. Sandra, mas eu acredito que a senhora deveria lutar contra tudo e todos para justiçar seu marido. Ele comcerteza merece isso! Ainda mais que a senhora tem a documentação para comprovação dos fatos.

      2. Mike

        Concordo com o Sergio Rubens, se você tem essa documentação (e mesmo que não tivesse), você não pode deixar impune a morte do seu marido!!!

      3. Pâmela

        Sandra, seria muita intromissão perguntar o que ocorreu com seu marido?

        Concordo com os outros, seu falecido marido merece justiça. Você não pode ficar paralisada pensando que a derrota é certa. Há muita podridão, mas há muita gente boa também neste país.

    2. Heidi Sousa Fedrigo

      Gostaria de saber como fica a situação do pai da menina, ele foi o responsável pela a acusação de um inocente deveria receber uma punição por fazer esse sofrimento na vida desse senhor, do qual não a indenização capaz de reparar tamanha injustiça.

      1. Maria Oliveira

        Tbm acho … sei que ador dos pais ao verem sua filha violada é imensa, tbm tenho meus filhos , mas a gente não pode colocar na cadeia um inocente , acho que todos os que o acusaram deveriam pagar pelo falso testemunho , é o que eu penso!

      2. Cleide Sutherland

        Concordo. Quem deveria indenizar também este coitado, é o pai da criança. Sinto muito pelo seu sofrimento e dor, mas sair de uma dor dessa acusando todo mundo por ai para justificar sua revolta é simplesmente insuportável. Que tal se ele pagar pelo tratamento da AIDS? Já seria uma grande ajuda e uma forma de compensar ou reparar o estrago que fez a pessoa errada. Perdão que gere atitudes positivas é o remédio mais eficaz para muitas doenças emocionais.

    3. Vanderlei Dimas Viganó

      É incrível o descaso de nossas autoridades quando se trata de um crime come esse, bastaria fazer um exame de DNA com o material encontrado na vítima e essa injustiça não teria acontecido…afinal de contas prá que um Juiz, um Delegado, um Advogado estudam tanto para cometerem uma barbárie com essa.??…quem poderá devolver a vida novamente a esse pobre inocente.??, que dinheiro poderá pagar tudo o que ele sentiu na pele sendo INOCENTE.!!!!??? , Essa injustiça cometida contra ele NÃO EXISTE DINHEIRO NO MUNDO QUE POSSA PAGAR.!!!!, Ah mas se fosse a filha de algum figurão, garanto que as investigações seriam de outra forma e não acusando uma pessoa que estava longe do local qdo os fatos ocorreram, nem isso levaram em com sideração….(é pobre, vai esse mesmo…assim encerra mais rápido a investigação..)…Meu Deus até quando inocentes ainda vão pagar pelos culpados sem que a justiça ao menos INVESTIGUE direito…o autor desse crime deve estar solto nas ruas cometendo novos crimes….É de uma monstruosidade sem precedentes o que fizeram com esse pobre moço…Que Deus lhe dê forças para tocar sua vida em frente…apesar de ter morrido várias vezes…durante os anos preso injustamente….Muito Lamentável tudo isso.!!!!!!!!!

      1. antonio esperança

        simplismente emocionante , infelismente nossas leis são arcaicas e frias , sem sentimento algum pelo próximo , é como vc mesmo disse amiga, eles tem que achar um culpado ,para dar resposta a sociedade e simplismente pegam o primeiro pobrezinho que aparece, lavam as mãos ,mas não a alma , quem condena injustamente ,tambem será condenado pelas leis de DEUS , parabens pelo seu desempenho em ajudar uma pessoa como esse rapaz , que merece todo nosso respeito !!!!!

      2. Rita Brochado

        Fiquei emocionada…indignada…revoltada…Me senti enojada…desesperançada…desanimada…impotente…envergonhada.. e ainda me faltam palavras. Espero que tudo corra bem agora para você, rapaz.. Um cidadão brasileiro. Como os outros brasileiros dizem “sou brasileiro, não desisto, nunca”. O GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS, também tem “muitos brasileiros, que não desistem, de prejudicar, mais ainda, sua sina.” Horrível o que aconteceu e continua acontecendo com você. PEÇO DESCULPAS, E ME ENVERGONHO, NESTE MOMENTO, POR SER BRASILEIRA.
        “SOU BRASILEIRA, E NÃO DESISTO NUNCA DE ME INDIGNAR”.

    4. Elvira Costa

      DEUS!!! esse rapaz foi violentado de todas as formas, chorei de vergonha e da maneira com tratamos nossos irmãos.
      Como se R$170.000 que tantas vezes é desviado pára comprar luxos e mimos para politicos cretinos!
      Com doi ver essa injustiça.

    5. j.augusto

      eu amo meu pais mais como ja relatos tenho vergonha de olha para nossa linda nacao e saber que todos e vitima do propio egoismo de sempre quere se da bem equanto todos sofre com tudo e que vem de todos lados e niguem saber oque fazer mais sabe se que so que se da bem seja de que forma for ! hoje moro no estados unidos e quando vim pela primeiva vez para ca em 96 dexei meu pai se tratando de um cancer na prosta me lembro bem de ve ele reclama de que ele tinha muita dor e que o remedio nao pasava a dor e logo depois soubemos que ele estava tomando remedios falcificado que era farinha ai pergunto que esta livre de toda essa sujeira ,todos sao vitima quem sente a dor e que esta perto sorfe tb como agora !!

    6. Rita Carmina Gonçalves

      Ao ler FATOS COMO ESTE, me deixam triste, arrasada, pois podem acontecer com qualquer um de nós; concordo com todos os depoimentos anteriores, nem todos os fatos que acontecem, chegam ao conhecimento da população.
      Primeiro se aniquila um ser humano p/ depois averiguar se ele é ou não culpado. Não consigo me expressar de tanta revolta que estou sentindo. vou rezar p/que dê tudo certo para o Heberson, que Deus o proteja.

    7. Silvia

      Sinto um aperto no coração, um sentimento de revolta com relação a quem o deixou penar tanto tempo por algo que não fez. Que Deus o recompense de todas as mágoas, tristezas, dores.

    8. vanderlei

      sem palavras pode deixar que DEUS TARDA MAS NAO FALHA NA MINHA OPINIAO O JUIZ A PROMOTORIA E DELEGADO (A) DEVERIA SER PUNIDO TIPO ASIM INFORCADO SERIA LEGAL NE SOU AFAVOR APENA DE MORTE .

    9. wilson

      é vergonhoso viver emum pais onde a justiça só é falha a condenar deputados,senadores,precidentes e pessoas de muito forte poder aquisitivo mas é rapida em condenar um cidadão assim sem ter provas ou sem ter tido no minimo uma acariação mais apurada e ainda não o idenizam por tudo que ele sofreu dai vc ve no face uma postagem dafilha do genuino reclamando que o pai teve que beber agua de torneira enquanto esteve preso com todas as regalias ele e toda a corja que assola nosso pais tinham é que beber agua de latrina e não de torneira…sinto muito por vc hederson

    10. leo

      Fiquei lendo e imaginando a dor diária dele, preso passando por tanta injustiça e sua dor maior ainda por saber que estava neste lugar inocente. Sem palavras, Mas peço a Deus que lhe dê forças e transforme seu lamento em alegria, mesmo com tudo que está enfrentando.

  1. Jorge oliveira

    Dói na alma ler seu relato Heberson.

    Somos um país onde os desmandos dos legisladores em editar leis muitas vezes às avessas da justiça, e a dar pareceres que matam o cidadão a, e onde a polícia no lugar de investigar, quer mais é que o cidadão, ainda maias se é pobre, sem recursos, se lasque. Eles preenchem um papel com o que muitas vezes bem acham que devem escrever, empurram uma a caneta na mão do cidadão detido e o fazem, na marra, assinar o que nem lhe dão tempo de ler e recusar se estiver errado – e muitas vezes está. Acontece sempre pelos quatro cantos desse imenso Brasil.

    Chorei ao ler a postagem, nada, nem dinheiro nenhum vai pagar as atrocidades que você sofreu. E nada vai fazer você se recuperar de um vírus mortal. Mas com certeza sejam os policiais, sejam os magistrados, esses continuam dormindo de cabeça leve e tranquila. Para muitos o cidadão preso, pobre, mesmo injustamente preso e acusado de algo que não fez, é apenas um número de processo.

    Por onde tenho andado na vida conheço cada caso de arrepiar… é um país que não liga para os seus cidadãos de bem. Estamos jogados às traças.

  2. Liana Marques

    Dói meu coração, minha alma ao ler seu relato e ao imaginar tudo que ele viveu e ainda vive 🙁
    Simplesmente indignada com tamanho descaso do governo, com tamanha falta de respeito ao ser humano, ao cidadão, a nós da classe baixa e média, simplesmente triste, sinto muito, muito mesmo!
    Que Deus console o coração dele e ele volte a sorrir!

      1. Wilson

        Maria José, não sinta vergonha em ser brasileira. Lute para mudarmos fatos como este,que ocorrem diariamente. Nenhuma nação nasceu com direitos e deveres justos. Para sentirmos orgulho de sermos brasileiros precisamos lutar juntos por uma sociedade mais justa e igualitária. . Desculpe o desabafo, mas esta é uma verdade que precisamos encarar ou não haverá mudança.

  3. Larissa

    Fico revoltada em ler isso… quantos “Hebersons” ainda estão atras das grades ou passa por isso fora dela, enqto uma dondoca joga dinheiro público para ter lagostas, whisky e vinhos em casa??? O Brasil infelizmente é uma merda, nada muda! Vc pode quebrar tudo, manifestar, mas os “cabeças” não mudam a porra do sistema… é uma merda! Eu apoio ações como a sua Nath, onde podemos fazer um pouco pelo outro. Não podemos reparar o que foi feito mas talvez levar um pouco de apoio, esperança, sei lá. Vergonha alheia!!!

    1. Reni

      Larissa, realmente é trágica a situação do rapaz. Você critica – e faz bem – o “sistema brasileiro. Só tem um jeito pra começar a melhorar a situação. O voto distrital. Com o voto Você escolhe em quem você quer votar e merece seu voto a começar pelo candidato do seu bairro e não em “quadrilheiros” indicados por partidos.

    2. SONIA OLIVEIRA ALEXANDRINO

      Só Deus para confortá-lo, justiça! nunca espere dos homens, esse valor nunca irá satisfazer nem amenizar sua dor eu acho que esse valor deveria ser pago por cada dia que ele passou na cadeia, e ainda seria pouco, Tenho vergonha de dizer que no meu pais a justiça.

    1. flor

      É a dura realidade do nosso pais, enquanto inocentes pagam por crimes que não cometeram, tem um monte de vagabundos soltos por ai, e cadê a policia só serve pra usar farda e não tem segurança em nenhum lugar d pais, vc não pode usar um óculos , um relógio, andar c dinheiro nem pensar, e a cada dia q passa eles ficam mais medíocres! e fazem protestos pra aumentar o salário… bando de filho da puta, mas fazer o que se isso vem em ordem decrescente do maior p o menor, e quantos Herberson existem por ai?

  4. Isadora Mendes

    Noossa! Dói dmais ler isso, e saber que ele é um dentre muitos, mas vc fz sua parte, coisa que infelizmente o governo não fez, dói mais é pensar que eles deviam nos proteger, ser GOVERNO, mas fogem disso em nome dos seus interesses pessoais.! Parabéns a vc por nós trzer essa história maravilhoso, para que possamos abrir nossos olhos e nesse 2014 votar de forma mais conciente.

  5. Priscilla Gonçalves

    Como podemos aqui de São Paulo ajudar, com grana, medicamentos, cesta básica. Eu não conheci o caso, fiquei comovida, revoltada e querendo fazer um pouquinho para ajudar.

  6. Deivy Pimentel

    É a Porra do Brasil, tenho ódio de playboy e das pessoas que os cercam, justiça fedida, podre e arrogante, que Deus dê muita força a e esse rapaz, como diria Cazuza ” A burguesia fede a burguesia quer ficar rica, enquanto houver burguesia não vai haver poesia”

    1. marcio

      Cara tem raiva de playboy e cita cazuza??? tem que pensar melhor oq fala.

      eu tenho raiva é de injustiça, ela vindo de onde vier. Do playboy, do MP, ou seja de onde for.

  7. Ivan Fernandes de Souza

    Que deveria estar na cadeia e os delegados e procuradores incompetente que são os responsáveis pelo que aconteceu. a indenização deveria se acima de R$ 1.ooo.ooo,oo, deveria partir para esfera superior.

  8. Carlinhos Bezerra

    O que esperar de um País que é o maior produtor de comida do mundo e seu povo passa fome;
    O que esperar de um País que o seu povo trabalha metade do ano pagando impostos para alimentar a corrupção;
    O que esperar de um País que metade da população carcerária esta presa por má conduta de policiais pra resolver casos;
    O que esperar de um País que é o mais rico em agua potável e o povo nordestino passa sede.
    Pois bem meu povo, quando for as urnas lembrem de tudo isso!!!

    1. beth spalla

      Que esperar de um país que tem homens condenados
      por vários crimes, em posição de mando, cuidando das leis,
      e manobrando dinheiro público à seu BEL-PRAZER…

  9. Jorge Luiz

    “Heberson, li a sua matéria! não fiquei surpreso com o que lê aconteceu.,pôs esse é o pais da bola! e você foi o bola da vez!,dos sem teto,sem direito a educação,a saúde básica,e justiça,pôs justiça é pra quem tem posse,prestigio,poder,dinheiro..como você tem vários’ Heberson. nas periferias,nos subúrbios,nas comunidades.. etc: enfim?,esse é o país dos nobres, dos Politico dos bravatas dos maior rais.,nós vivemos esse momento. o inverso da medalha., com o seu caso,o povo esta com pena do politico que leva dinheiro na co eca, que Rouba a união, é só você ver quem o povo colocou no poder!!!!

    1. Eugenio kennedy

      MInha alma ficou profundamente angustiado diante disso! Me enviem o numero da conta para eu contribuir com o Heberson. Parabéns a todos que tem contribuido com esta causa. Apesar da injustiça vemos Deus levantando pessoas solidária como vocês para compadecerem dos injustiçado.

  10. Anna

    A cada dia mais o Governo me enoja!

    Infelizmente nos sentimos mesmo de mãos atadas e ficamos passados com absurdos como esse. O que podemos fazer?

    Chorei ao ler tudo isso! Espero muito que um dia, muito em breve a nossa voz (povo) seja ouvida!

  11. Marcio

    a realidade do homem no Brasil é esta! vítima da justiça potencialmente feminina! se uma mulher acorda de mau humor, e decide dizer que foi estuprada, a polícia prende o cara, o juiz condena, e ele vai preso na mesma hora! agora, se é uma mulher que mata o namorado, ou o marido, ela é vista como vítima, como coitadinha, e fica solta, livre! todos os dias eu vejo homens sendo presos por suspeita de ter agredido a mulher, já elise matsunaga matou, esquartejou e espalhou o corpo do marido, está aí, na boa, e qualquer dia desses ninguém vai lembrar mais dela!é assim mesmo!

    1. Jorge Oliveira

      Pois é Márcio, é o resultado de um amontoado de leis tortas, outras, remendadas às pressas para satisfazer o ego sabe-se lá de quem e de quantos…

      Nada justifica a barbárie, o crime, seja contra a vida seja de que forma for. Mas é também verdade que há vítimas de ambos os lados, sejam homens, sejam mulheres – veja o caso da namorada (que a imprensa rotula de amante) do goleiro Bruno. Sumiram com os restos mortais dela e até hoje nada se tem ao certo, e o infeliz autor do crime e seu mandante, sejam eles quem forem nem sinal de vida, nem de confirmação do que de fato aconteceu. Sabemos apenas que a mulher foi morta e sumiu… tudo porque ela se meteu com um sem caráter.

    2. Marcelo

      você não entendeu o caso. O pai da menina acusou Heberson. Agentes penitenciários mantiveram Heberson na cadeia esperando para o julgar se seria ou não acusado. Ou seja, um absurdo da Justiça Brasileira (pois o período máximo de espera seriam 4 meses). Agora, espero que você esteja certo e que mulheres não sofram abuso e sim mau humor.

    3. Cassia

      Marcio, com todo respeito achei ridiculo o seu comentario insinuando que os homens sao acusados injustamente porque a justica é potencialmente feminina e as mulheres acordam de mau humor dizendo que foram estupradas. Todos os dias ha homens e mulheres presos injustamente ou livres tendo cometido crimes. Nao me venha com esse papo de mulher faz e fica solta, homem nao faz e vai preso. Em que mundo voce vive? Tenha paciencia… Isso nao tem a ver com genero e sim com a justica que é falha.

  12. Liduina Bentes

    É horrivel. Tenho um caso quase parecido na familia, que não tem dinheiro para contratar um advogado de verdade, digno e justo. E meu irmão está à margem da sociedade, incapacitado de viver dignamente, perdeu tudo, por causa de falsa acusação. E a justiça? Isso existe, afinal?

    1. Antonio

      Isso acontece muito, muitos homens já foram acusados injustamente de estupro ou assedio, alguns usados como Bode expiatório, alguns casos de denuncia por vingança ou por mulheres sem nenhuma qualidade moral, a justiça tem que abrir os olhos nesses casos, pois as consequências de um erro desse é algo aterrorizante.

  13. Lucimeire Dias

    É revoltante como a justiça brasileira é falha, mas a de Deus não. Tenha a certeza que a fará.

    vê como aa justiça braasileira é

    1. EDUARDO LUIS DE ARAUJO SILVEIRA _

      A justiça brasileira é subserviente aos interesses dos poderosos. Dá nojo ver os senhores juízes, que ganham salários astronômicos, pagos pelos altos impostos que o governo nos impõe, terem este tipo de atitude. Eles deveriam pagar pelos erros irreparáveis que cometem. O que deve ser feito é uma campanha nacional para exigir das autoridades o pagamento da indenização e assistência médica e psicológica gratuita ao Heberson.

  14. edson

    e absulatamente vergonhoso isso , to diseno pra quem tem vergonha e carater neste país … justiça absurda e incompetente eo que naõ falta no brasil !!! até me calo diante de uma palhaçada deste tamanho putss .

  15. Thamar Araújo

    Compreendo tudo. Imensamente.
    Integralmente.
    Injustiça, covardia, crueldade e dor são a maioria no sistema penal brasileiro.
    Mas há juízes e juízes. Minha irmã, Thelma Fraga, falecida no ano passado, era o oposto de tudo isso.
    Quando puder e quiser, pesquise sobre ela e seu Projeto Grão.
    Um beijo.

  16. JoaoTomaz

    Uma das maiores provas de humildade é pedir desculpas por algo que a gente não tenha feito de forma direta. Todos os brasileiros de e do bem se humilham e lhe pede desculpas, ou ainda, perdão.

  17. fernando tabosa

    eu daria 170.000,00 para comerem o rabo do pai da menina que fez uma acusação leviana, dos policiais que concluíram que ele era culpado e dos juízes que condenaram injustamente esse rapaz. assim eles sentiriam no rabo. ops (na pele) o qu esse rapaz passou.

  18. Carlos

    Dor pela injustiça e pelo aleijamento moral de brasileiros. Onde há moral, não há advogado que aceitaria recorrer de uma sentenca minimamente justa. Moral, que falta à todos os políticos brasileiros também falta à advogados e um sem número de profissionais. Moral que nasceria da educação, de compreender que não se faz um trabalho com a muleta “sou profissional”, pelo contrário, o profissionalismo exige a moral do bem para ser íntegro.

  19. Rodrigo Gomes

    sem palavras somente chorei de mais ……
    Relato que nos revolta ..em saber que nem a justiça desse pais tem solução !!

  20. emerson

    🙁 Dizer o que sobre isso, infelizmente o que vale no nosso pais e o dinheiro e quantos Heberson não sofreram uma injustiça dessa e os meios legais que poderiam resolver isso se calam quantos brasileiros estão sendo estuprados pelo governo que elegemos ao ler essa historia realmente n tem como n ficar triste. Ser brasileiro e ver, ouvir, ou apenas saber de historias assim eu sinto vergonha do nosso pais, sinto vergonha em ser brasileiro.

  21. Sideny Santos

    Sinto uma dor lacerante quando leio historias como esta, quantos brasileiros(as) não sofrem as mazelas de um estado preocupado com sua elite política que despreza os direitos daqueles que constitucionalmente deveriam ser iguais, como pode um homem que tem o dever de judicar, não fazer justiça, como pode um homem em nome de um estado que a cada minuto é roubado em milhões negar ao cidadão que foi humilhado, execrado, linchado publicamente, violentado, currado no corpo e na alma ser tão pouco valorado, sinto dor da parturiente como homem que sou por morar num estado (Brasil) onde as leis e o direito atende somente interesses vinculados a quem tem dinheiro. Heberson, sinto muito por você, me perdoe por tão grande sacanagem de um judiciário viciado. Que Deus te abençoe, a minha oração é que você nunca desista de si mesmo, pois o estado brasileiro ha muito desistiu dos Hebersons da vida no qual me incluo.

    1. Jorge Oliveira

      Sábias palavras Sideny…
      Nascemos e crescemos num país onde tudo que se vê nesse episódio grotesco e irresponsável policial e juridicamente falando, é de dar nojo. As leis e o direito atendem, normalmente, somente interesses vinculados a quem e de quem tem dinheiro. O povo, esse que se lasque.

      Ouvi relato conversando uma vez num Fórum, onde uma pessoa condenada dizia que o advogado designado para defendê-lo, justiça gratuita, pois ele não tinha um rele$ tostão furado, e nem era culpado, mas foi tratado como tal, e condenado – amargou anos atrás das grades, enfrentou o pão que o diabo amassou – , ficou o tempo todo bebendo água e sem falar nada em defesa dele, já que com certeza nem se dera ao trabalho de estudar o processo. Participara do julgamento, com certeza, apenas porque era forçado pela lei a estar presente na audiência de julgamento.

      Enfim, vivemos num país que tem a política do deixa pra lá, não é conosco… Fazem apenas o mínimo necessário. E muitas vezes nem isso.

      Todos nós devemos pedir que ele – Heberson nos perdoe por fazermos parte de uma sociedade tão injusta, com um judiciário viciado como bem o dizes.

      Você disse o que eu e muitos teríamos que escrever aqui.

  22. Priscila Veras

    Um misto de sensações ao ler este relato. Dor, sofrimento, compaixão. Mais uma triste realidade do nosso pais. O que podemos fazer? Como ajudar? Meu Deus quanta injustiça. Olhai por essa pessoa e o faça renascer em ti. Que a sua família seja regrada por tuas bençãos.

  23. jocimara tavares

    doi de mais ver a injustiça cometida as pessoas julgan sem conhecer quando ele vai faser a vida dele de volta nao vai ser o dinheiro q vai traser dignidade a ele lamento

  24. Max Miranda

    Nathalia, boa noite, parabenizo-na pela matéria e principalmente pelo coração humanístico o qual pouco vemos na atualidade ( infelizmente uma realidade), congratulações por seus empregos verbais são de tirar o fôlego, pena que as conheci frente a uma disparidade cruel… a nossa vítima que Deus possa confortá-lo, porque só uma força superior para acalmar e confortar a alma aflita deste homem… enquanto a justiça dos homens, esta não existe… nada que venha do homem fará reverter os traumas deste injustiçado…
    Que Deus seja com vocês.
    Abraços,
    Max

    1. leonice

      Não isso não é Brasil, isto são alguns brasileiros que se julgam acima de qualquer coisa . São pessoas que fazem isso com semelhantes, é muito triste conviver com historias dessas.

      1. Jorge Oliveira

        Lamento Leonice, isso é o Brasil onde nascemos, crescemos e vivemos.
        O Brasil das copas do mundo e das olimpíadas com suas despesas superfaturadas, mas que não tem verba para ter presídios decentes e que possam ressocializar quem foi preso com culpa formada, e tiver que pagar pelo crime que tiver cometido.
        Somos o Brasil onde se gasta horrores com benesses e luxo para políticos e assemelhados, com obras faraônicas dispendiosas e faturadas algumas vezes, mas não têm dinheiro para hospitais, escolas, segurança, estradas, portos e aeroportos decentes, a não ser para atender copas e olimpíadas.

        Um país onde ser cidadão de bem, nos lembra Rui Barbosa e sua célebre frase…, Um país onde ser pobre é crime, onde a corrupção grassa solta… Onde o povo estudar e aprender a ler e escrever não interessa aos poderosos e políticos. E por aí a fora.

        Os “alguns brasileiros” são certamente poucos, mas em número suficientes para destruir a vida de milhares, se não milhões de outros brasileiros.

        Recentemente soube de um caso onde um brasileiro, mais um dentre muitos, pobre, sem culpa nenhuma como ele mesmo relata, e pelos fatos mostra ser inocente, foi jogado numa cela, e lá está sem advogado, sem esperança de que a justiça seja justa e o liberte, tudo porque foi a pessoa errada no lugar e hora errados. Apenas por ter presenciado uma briga que resultou em morte, prenderam-no como se culpa tivesse, e um(a) juiz(a) decretou sua preventiva e lá está ele apodrecendo a centenas de quilômetros de casa, sem que a família, pobre, possa fazer nada por ele.

  25. ducarlos

    meu deus imagina o que esse homem passou na cadeia nem todo o dinheiro do mundo paga o que ele sofreu meu ! mas esse é o brasil né ? pois é !

  26. Vivianne

    Meu Deus, me perdoe por tanta crueldade que eu estou sentindo no meu coração, mais é impossível não desejar o mal dessas pessoas que causam tanta dor ao possuir o poder de INjustiça em suas mãos. Mais a vontade que dar é pagar na mesma moeda. Tirando a vida de um filho, um neto, um ente muito querido desses donos da INjustiça e dizer-lhe ao telefone, estou te dando a chance de dar adeus p sua neta, aproveite e fale para ela o motivo no qual ela vai morrer… Diga-lhe que foi covarde, incompetente, que foi comprado com dinheiro sujo ou com uma promoção desonesta, que seu caráter não vale nada e por isso o retorno merecido será a dor eterna das consequências do seu ato.
    Me perdoe pelo desabafo… Estou fora do país e a cada dia que passa sinto mais nojo da nossa INjustiça. Não precisa publicar meu comentário.
    Obrigada por mesmo tão distante suas palavras chegaram até mim e como mais uma brasileira com dignidade, me sinto envergonhada e impotente e também culpada.
    Parabéns por não ter jogado para baixo do tapete.

    1. Jorge Oliveira

      Viviane, entendo sua revolta. Eu como você e muitas pessoas que escreveram nesse Post desde ontem, estou revoltado com esse magistrado e com a justiça de um modo geral, ainda que eu não posso generalizar, uma imensa maioria, escudado em leis mal feitas, tortas, junto com gente que se diz policial, só pensam em ferrar quem por azar foi a bola da vez, ou era a pessoa errada no lugar errado. Não estão nem aí para, de fato, analisar, investigar – (já que não temos policia judiciária (um país desse tamanho e com tantas mazelas não ter um corpo de polícia judiciária, e nem sempre as corregedorias, seja da justiça, seja da polícia, funciona como deveria) -, terminam mais é ferrando que já está com a vida complicada. Sim, complicada porque só ter sido posto num “tornado policial/judicial” de uma acusação injusta é bem mais que apenas “a vida complicada”. Mas…

      A neta o parante seja lá quem for não vai ter culpa alguma na decisão seja da polícia que abriu o inquérito e o pôs atrás das grades, seja do magistrado que assinou a prisão temporária – nem essa deveria ter sido pedida e tampouco deferida -, seja quando o julgou acusado de um crime que nem de longe sonhou em cometer.

      Há um caso recente de que tomei conhecimento, de que a ex- de um cidadão, por não querer ser ex- e não concordar com os termos que ele impôs na separação, ajudada por uma “amiga” da onça dela, meteu o ex-marido na cadeia e ele está amargando o pão que o diabo amassou, também acusado de ter molestado um menino de seus cinco ou perto disso. depois de fazer a denúncia leviana e falsa, se arrependeu e foi na delegacia retirar a queixa – mas esse tipo de crime é um dos tais que não permite aceitarem palavras de arrependimento – é um dos casos de leis tortas. Na verdade ela deveria ter sido sim, ouvida, e sido denunciada por acusação falsa, denúncia mentirosa e calúnia contra um inocente. Depois, como se não bastasse, dizem que ela até escreveu uma carta – que de pronto deveria ter sido arrolada e anexada ao processo crime, e quem sabe evitaria que um inocente estivesse sentenciado por mais de uma década atrás das grades desumanas do sistema carcerário brasileiro, onde quem deveria cuidar da integridade humana dos q

    2. Jorge Oliveira

      … que tem sua segurança e vidas confiada aos agentes do estado. Muitas vezes são os próprios agentes vetores de agressão e toda sorte de violência gratuita, e provocativa, agendada por eles agentes, apenas porque os presos estão sob suas guardas e sabem que é melindroso reclamar contra a truculência de que são alvos. Já basta a violência que é inerente aos presídios onde os que nasceram para o crime, são misturados aos que são inocentes e estão enjaulados, e aos que bem poderiam ser ressocializados se a sociedade lhes desse oportunidade.

      Enfim, não adianta fazer justiça com as próprias mãos, nem que os justiçados fossem os que cometeram a injustiça condenando inocentes à miséria e aos desmandos de um sistema carcerário desumano e falido.

    3. Thamar Araújo

      Compreendo tudo. Imensamente.
      Integralmente.
      Injustiça, covardia, crueldade e dor são a maioria no sistema penal brasileiro.
      Mas há juízes e juízes. Minha irmã, Thelma Fraga, falecida no ano passado, era o oposto de tudo isso.
      Quando puder e quiser, pesquise sobre ela e seu Projeto Grão.
      Um beijo.

      1. Jorge Oliveira

        Thamar boa tarde,

        Minhas condolências pela irreparável perda.

        Visitei na Internet os locais e a página do projeto. Aproveitei e salvei os endereços, voltarei lá com certeza.
        Pessoas como ela são poucas, principalmente no mundo do judiciário.

  27. Jowilson nunes

    Por que não podemos fazer doações para ele na sua conta pessoal, se cada um que ler este relato depositasse um ou dois ou cinco reais para ele com certeza poderemos dar um pouco de dgnidade para ele. NATHALIA ZIEMKIEWICZ, poderia ser uma conta judicial para ser totalmente legalizado sem problemas com a justiça.

    1. Aldalina Ribeiro Freitas

      Concordo com Jowilson.Devemos agora nos unir para dar o apoio de que ele está necessitando,pois está, além de tudo,doente. Precisamos ter uma atitude correta,cidadã,e acima de tudo HUMANA.
      Eu também sinto demasiado tudo o que ocorreu com ele.É claro que a indenização deve ser paga e muito acima do valor
      referido.Afinal,o que ainda resta a ele? Gente,é gravíssimo. As pessoas que são profissionais da justiça e da área da segurança precisam ter uma formação melhor,mais apurada para a análise dos casos e um compromisso sério,porque lidam com o destino das pessoas.Faltou tudo isso.Faltou cautela.Faltou a verdade. Quero ajudá-lo a resgatar o direito de se sentir gente.E que ele saiba que há muitas pessoas preocupadas em ajudá-lo de alguma forma. Parabéns à jornalista,pois se não fosse a sua sensibilidade,não tomaríamos conhecimento deste caso.

    2. Jorge Oliveira

      Não há necessidade de ser uma conta judicial, pode ser uma simples conta de poupança na CEF, creio não haja impecilho algum a que ele abra uma. Ele já se encontra fora das grades do presídio, embora certamente viva em outra prisão, a da dor, dos maus tratos, das violências sofridas no cárcere.

      O Estado tem obrigação de dar-lhe apoio e tratamento psicológico – mas vai dar?!, vai nada! Isso para eles, o estado, não importa.

  28. Tony

    Revoltante!!! Absurdo! Monstruoso!!! Imagino, só imagino, e nada justifica essa desgraça na vida desse homem, mas, como será que a imprensa se comportou? O que mais vejo é a execração massiva dos ‘supostos’ criminosos, acusados em alto em bom tom pela imprensa de me*da que temos, pois são eles que, ávidos por audiência, colocam os ‘supostos’ criminosos nas primeiras páginas, enfurecem a população, que, como uma manada de bois em disparada, já parte para o linchamento, sem sequer questionar a veracidade do que a b*sta da imprensa mostra e age com a própria loucura, sem pensar nas famílias dos ‘Herbersons’ que estão por trás desse furor ensandecido.
    Não sei nada do caso, sou ignorante, não acompanhei o caso, mas, se a imprensa estiver metida nisso, não tenho dúvidas, não tenho dúvidas, não tenho dúvidas que ela tem uma – GRANDE – parcela de culpa nisso. Isso para não falar nos sem-cérebros que, sem pensar, aceitam tudo o que a imprensa fala e, como disse, tentam agir como se estivéssemos na idade da pedra f*dida.

    Revoltante!

  29. Dariacy

    Que triste senhoras! Não há palavras que definam tal absurdo! O pior é… que existe pelo Brasil muitos inocentes como você, esperando por uma decisão da “justiça” que na verdade só serve aos ricos .Fique tranquilo…a justiça divina não falha…um dia, seus algozes de alguma forma lembraram de seus erros….Que Deus o proteja Heberson.

  30. Walter Magalhães

    Simplesmente ao fim do texto engolir a saliva se tornou um trabalho fisiológico difícil! Parabéns pelo belo texto!

  31. PAULO ROGÉRIO DA SILVA

    Sou do conselho de sentença na 1ª vara do juri a pelo menos 12 anos, sei o que tu sente, percebo em determinados processos falhas que se não bem estudados com muita reflexão levam a este estado de coisa, tão absurdas quanto a sua historia, E ainda ouço pessoas falarem em pena de morte no Brasil.

    Muita força Heberson que DEUS te proteja.

    1. Jorge Oliveira

      Lamentavelmente, conselhos de sentença só são reunidos para julgamentos de certos tipos de crime, até onde sei, infelizmente, em crimes como esse, e outros chamados de mais leves, o conselho de sentença é o próprio magistrado.

  32. Heloisa Almeida

    Para indenizar um inocente que foi preso injustamente a justiça faz corpo mole, mas libera milhões para bancar a farra de vadios e vadias em nome da política (que dizem nos representar.) É lastimável!

  33. Erika

    Também fiquei indignada, uma mistura de tristeza e revolta, muito triste. É mesmo revoltante como a justiça brasileira é falha, mas a de Deus não, e de certeza o Heberson esta amparado. Parabéns pela matéria, muito bom saber que ainda existem pessoas que dedicam um pouco de suas vidas em prol de outras….

  34. Dayse Luna

    Efetivamente, o que podemos fazer para minimizar as dores atuais?
    As ‘mortes simbólicas’ encontram-se inscritas… Outra campanha nas redes sociais?
    Avassalador o teu testemunho, Nathalia!
    Vamos agir!

  35. Bruna

    Vivemos em uma sociedade comandada pela burguesia em que a maior precupação é eliminar pobres e não a pobreza, dói ler isso, dói muito, até quando, e quantos, quantos Hebersons, quantos Amarildos ainda teremos na nossa sociedade, até quando teremos essas pessoas na lei que trabalham pra burguesia??

  36. Verônica Lima

    Chocada! E até constrangida por reclamar da minha, tranquila e de certa forma organizada, vida.
    Poxa Heberson, eu sinto muito, não poder fazer nada pra aliviar sua dor que agora, neste momento, divido com você. Queria poder apagar as dores da tua alma!
    Fica com Deus, Ele nunca te abandonou, por isso você está aí vivo e lutando por justiça…

  37. Aretha

    Heberson, eu também sinto muito!
    O que puder ser feito para ajudar, estou dentro da iniciativa… favor me comunicar

    Revolta, dor, sofrimento… um dia partiremos daqui, e tudo será melhor….

  38. eduardo da silva

    em pernambuco teve um caso parecido, duas garotas mortas em uma festa de riquinhos, 2 combeiros pobres presos, mas não fora condenados graça a um juiz, que fora afastado do caso, pela elite que queria condenar os combeiros de todo jeito, molhou o maço? carimbaço!!

  39. Célia Fedele

    A única coisa que me vem à mente diante dessa violência é te pedir perdão, perdão não pelo que não fiz , mas pelo que deixo de fazer todos os dias quando escutamos histórias como essa e outras tantas que ferem a dignidade humana e nos sentimos impotentes. A injustiça é a pior coisa que uma pessoa pode sofrer e ainda todos esses outros agravantes, realmente não se pode usar a palavra justiça num caso como esse o que podemos chamar seria imoralidade,desumanidade, irresponsabilidade,ilegalidade, em fim …………………, revoltante, o que se faz com os que tornaram a vida de moço num inferno silencioso ?

  40. Alcebiades

    Sempre me pergunto o pq que o povo Brasileiro ainda fica chocado com situações como esta? Neste pais em que vivemos é e sempre será uma desgraça…Pois enquanto existirem casos como estes e nós não revoltarmos, digo pegar em armas, linchar um desembargador filho da puta deste, enquanto não lincharmnos a paulada um deputado, um senador, ladrão, enquanto continuarmos sendo estes corderinhos que somos, este pais não vai mudar nunca , O Pais não tem saude, não tem justiça, o governo esta construindo estadios, emprestando milhões para cuba fazer portos, emprestando dinheiros para paises africanos , eo nós brasileiros passando po tantas nescessidadesm qdo chegar as eleições vamos continuar beijando as mãos destes miseravéis…

  41. Rafael Moam o

    Vamos fazer uma vaquinha, um real por pessoa irá mudar a vida desse cara.. Se todos colaborarem, seria perfeito.. Quem quiser manda mensagem no fb.
    Meu nome inteiro: Rafael Monaco Alves Perez

  42. Tânia Mara Trevisan

    Não posso ficar omissa como o Estado. Penso que muita gente está se organizando. O que posso fazer para ajudar?????

  43. edison

    NA VIDA SOMOS JUDIADOS PSICOLOGICAMENTE E CRITICADOS POR FORÇAS DAS LEIS DOS HOMENS NAS QUAIS SE ACHAM MAIOR AQUI NA TERRA , MAIS PERANTE DEUS SOMOS EXATAMENTE IGUAIS SE A JUSTIÇA AQUI NÃO FOI FEITA PERANTE DEUS OS INJUSTOS SERÃO COBRADO E OS JUSTOS SERÃO LIVRADO PARA A VIDA ETERNA SE APEGUE A DEUS QUE A PROVA SERAS JUSTO MEU IRMÃO. EDISON LG CAMPO GRANDE MS RELIGIÃO CATOLICO . HOTMAIL……..edi.lg@hotmail.com

  44. Luiz Menezes

    A pergunta que não quer calar é: Será que isso tem que ficar assim? Não se pode reverter a situação e recorrer contra o Estado? Já estou orando por isso, pois, quem pode fazer o bem e não o faz, comete pecado, é o que a Bíblia ensina. Então, vamos por mãos à obra e buscar ajuda e respostas, porque Deus, o verdadeiro juiz, está ao nosso dispor. Aguardo notícias!

  45. jose azevedo

    Diante de uma situação dessa não tenho palavras,porem tenho certeza que esse juiz e delegado que tal injustiça causou um dia vai prestar contas diante de DEUS e pagar tudo….!!

  46. RM

    Queria saber onde está a cabeça da família que o acusou injustamente. O Estado foi errado em tudo. E está sendo. Mas, sei lá, por um segundo, pensei se quem acusou sente alguma dor.

    1. Jorge Oliveira

      Com certeza que que o acusou leviana e injustamente, não tá nem aí para o resultado da injustiça e irresponsabilidade e leviandade da sua (deles, família da criança) acusação. Gente assim não tem nem ao menos caráter e decência. Acusaram e pronto… se deu em erro – “ah!, desculpe, foi um engano”…, é certamente o que acham e pensam.

      Deveriam ser chamado às falas e responderem pela injustiça e irresponsabilidade que protagonizaram.

    2. JD Result Consultoria

      Justiça pura e sábia, só a justiça divina, que é aplicada instantaneamente. Quanto a justiça dos homens, meros salto-alto de poder, arrogância, prepotência, exortação, corrupção e status.

      Meritíssimo (a) e Excelentíssimo (a) Sr. (a) Juiz (a), diante dessas autoridades fale a verdade, ou contrapõe-se, sob pena de prisão. – Sim, Senhor (a).

  47. Olívia Wehr

    E os ladrões do nosso governo enchendo cada vez mais o bolso.
    É só no Brasil que temos tamanha impunidade.
    As pessoas de bem são cada vez mais massacradas.
    Lamentável.
    Indignada.

  48. Edneia Arantes

    Isso é triste e revoltante. Sabe, em um mesmo dia, eu vi 2 reportagens em caso de estupro a qual tinha o VÍDEO dos ato, nos 2 casos, e aos acusados, CULPADOS, e ambos foi com CRIANÇA, e ambos foram LIBERADOS para responder em liberdade. Enquanto este homem, inocente, passou por tudo isso. LAMENTÁVEL. Este homem inocente, merece justiça. Nada, vai trazer a vida dele de volta e apagar toda a dor dele. Mas não deve ficar por isso mesmo.

  49. Ricardo Magalhães

    É minha gente, esse é o nosso brasil ”o país do futebol”
    a delegada olha em volta há pessoas brancas, negras, pardas, assim como todo preconceito, esse não tem nexo
    ela olha e pensa, regurgita a informação constante de que negros tem tendência a serem bandidos
    com essa informação ela assimila a de que ele é um simples pedreiro, sem dinheiro, sem condições de pagar
    sua própria defesa, e aí, o que você acha? ela prende quem? o branco ou o negro? o rico ou o pobre?
    sendo que a única pergunta que realmente deveria ser feita é: ela prende quem? o inocente ou o culpado?
    eu acho uma covardia sem tamanho, você negar 170.000,00$ a uma pessoa que passou por o que esse homem
    passou, NÃO HÁ RIQUEZA ALGUMA NESSE MUNDO QUE POSSA PAGAR A VIDA DE UMA PESSOA
    eles podem lhe dar 100.000.000,00$ de reais, não existe ainda a cura para o HIV, e sinto muito dizer a todos vocês
    o homem que vocês viram na reportagem irá morrer, o futuro é incerto, mas os custos para manter um tratamento (tratamento não é cura. ele só manterá você vivo por algum tempo) de HIV são realmente avassaladores, visto que o homem não possui dinheiro, e o estado não coopera com esse pobre cidadão, está é minha deixa e minha ultima palavra!

    TUDO QUE EU QUERIA É QUE OS RESPONSAVEIS FOSSEM PARA A CADEIA E PASSASSEM PELA MESMA HUMILHAÇÃO E SOFRIMENTO QUE ESTE HOMEM PASSOU. MAS COMO TODOS SABEM AQUI É O BRASIL E NESTE PAÍS DELEGADO NÃO É PRESO! MEUS PÊSAMES À FAMILIA DO RAPAZ, E QUE ELE CONTINUE LUTANDO SEMPRE, POIS OS HUMILHADOS SERÃO EXALTADOS!

  50. RENAA

    UM ABSURDO…ME EMBRULHA O ESTÔMAGO TANTA IMPUNIDADE,TANTA INJUSTIÇA….SÃO DANOS PERMANENTES,QUE NUNCA SAIRÃO DA CABEÇA DE HEBERSON…..E DE MUITOS OUTROS QUE TAMBÉM DEVEM ESTAR EM ALGUMA PENITENCIÁRIA POR AÍ INJUSTAMENTE ,ENQUANTO INÚMEROS BANDIDOS ANDAM AS SOLTAS POR AÍ…CLAMO A DEUS POR TI,E QUERO QUE UM DIA SE ISSO FOR POSSÍVEL..A FELICIDADE ESTEJA COM VC…ME ENVERGONHO QUANDO VEJO UM ABSURDO DESSE ACONTECER….QUE PAÍS É ESTE?QUE PAÍS É ESTE QUE ACHA QUE O SOFRIMENTO DE UMA PESSOA TÊM O PREÇO QUE ELES QUEREM….DEPRIMENTE…..

  51. enio

    sem palavras,tem hs q a fe da gente balanca e nessas hs q queriamos v a atitudes d lideres em especial aos q pregao sobre a palavra de deus pq lute por essas pessoas este sim e um modelo q jesus deixou,,,q covardia.

    1. Jorge Oliveira

      Não adianta amigo, os pastores de ovelhas, os pregadores da fé, vão dizer que Deus não, – falam apenas no Filho Dele – Jesus não pode estar em todo lugar, e por isso acontece tantos desmandos e Deus não pode socorrer a todos.

      Particularmente respeito e acredito no Criador embora não siga religião alguma, Ele é Onipotente, Onipresente, Onisciente, entretanto sempre discuti com Ele no silêncio das minhas orações, porque: Onde Ele está quando acontece um estupro?, não importa de quem, mas quando é de uma criança pelo próprio pai, por um parente, por um outro vivente bípede?, onde Ele está quando uma mãe e uma criança são queimadas vivas dentro de um ônibus?, como recentemente vi no noticiário?, onde Ele estava quando queimaram o repórter da Globo depois de o torturarem?, onde Ele estava quando crianças eram queimadas por Napalm na guerra no sudeste asiático?, onde Ele estava quando milhares de inocentes eram trucidados pelos nazistas?, pelos países em guerra, seja no Oriente Médio, seja na África?, não me venham com essa de o justo pagar pelo pecador. Nós humanos não nascemos com uma agenda onde está anotado nossa dívida com os Céus, se é para pagarmos algo de outras vidas, então deveríamos saber o que devemos e porque, antes de pagarmos.

  52. sergio gomes

    heberson a unica coisa que posso te dizer é q me sinto envergonhado por ser brasileiro,por viver em um pais de merda em q justiça so existe para o pobre onde vivemos como marionetes comandados por ladroes por assassinos por traficantes que vivem no poder do pais criando leis favoraveis a eles e cada vez mais ferrando o povao.quero tambem te pedir desculpas por nao fazer nada para mudar essa merda de pais em que porradas é so em chico.para o francisco nao existe justiça.

  53. Ricardo Ferreira

    Triste e lamentável.

    Parabéns à Nathália, pelo senso humanitário. E ao Heberson, por resistir, por persistir, por permanecer. Àqueles que organizam os seus cuidados pergunto: como posso ajudá-lo?

  54. Leila

    Nojo e Indignaçãoé o sentimento imediato após ler essa história! Fico imaginando e me perguntando:SERÁ QUE ALGUM DIA ESSE PAÍS SERÁ UMPAÍS JUSTO? Até quando esses “senhores” que são pagos com nosso dinheiro suado recorrerão de uma sentença como essa??? Sempre eles recorrem

  55. RICARDO

    ISSO E UMA VERGONHA ,ISSO ACONTECE COM MUITOS CULPA DESSES POLITICOS QUE EU E VC A CADA 4 ANOS COLOCAMOS NOS TOPOS DOS PALCOS DA VIDA SABE O QUE ELES ACHAM DISSO TUDO QUE A RESPOSTA MESMO ELES SAO UM BANDO DE VAVELADOS

  56. yldson

    Estou lendo um texto pra trabalhar em minha dissertação DP mestrado que falar sobre o fenômeno pobreza sobre diversos aspectos e ai lendo essa situação que nosso irmão sofreu é desta forma que o Estado haje sobre a população que está a margem dele, sem garantir um minimo de direitos como cidadão brasileiro que sofreu por um erro que nunca cometeu, estou chocado com tudo que vejo acontecer nesse nosso Brasil.

  57. Leila

    Nojo e Indignaçãoé o sentimento imediato após ler essa história! Fico imaginando e me perguntando:SERÁ QUE ALGUM DIA ESSE PAÍS SERÁ UM PAÍS JUSTO? Até quando esses “senhores” que são pagos com nosso dinheiro suado, recorrerão de uma sentença como essa??? Sempre se negam à pagar um direito ao cidadão brasileiro ! É nojento como o governo se nega a devolver parte de uma vida roubada por anos e anos! HERBERSON,também sinto muito por toda sua DOR! Nem posso imaginar como sua mãe se sente quando pensa que 170.000,00 reais é muito dinheiro para o governo “pagar” por 3 longos anos de sofrimento e pelo resto de sua vida roubada! Infelizmente esse é o país em que vivemos! Um país lindo com uma justiça para poucos e os poucos estão lá em Brasilia no poder ou em uma capital,uma prefeitura ….Nesse momento peço à MAria e seu filho Jesus que olhem por você e mostre que, apesar de todo sofrimento que passou e todas as marcas carregadas para sempre; VIVER BUSCANDO A ALEGRIA E FELICIDADE é o lema. Paz no se coração e muita Fé pra continuar….

  58. Renata

    Nossa estou indignada com essa história. É revoltante saber que alguém passou por isso.
    Quando teremos justiça de verdade nesse país? Será que é tão difícil assim reconhecer um erro e ameniza-lo?

  59. Evani

    Que história triste, meu Deus!
    Até onde vai a injustiça nesse país?
    Heberson, o que ainda nos salva nesse mundo é a grande misericórdia de Deus que diz que “Nada fica escondido e que a verdade um dia se manifestará”. Creio que Deus é contigo.Assim como ele usou essa magnifica advogada para provar a sua inocência, Ele também vai usar o milagre da cura na tua vida, pois Ele pode todas as coisas! Tão somente creia e se entregue totalmente a Ele e com certeza sua bênção há de chegar em nome de Jesus. Estarei orando por você e quando receberes a cura divina, me avise, ok?
    Deus te abençoe e apesar das dificuldades não desista de lutar. Tenha sempre esperança! O mundo ainda vai ouvir o outro capítulo da sua história: Heberson, o homem que foi curado de Aids. Você crê? Pois eu creio pois já esse nosso Deus é tremendo!
    Fique com Deus e que Ele te abençoe.
    Abraços!

  60. Maria Graciete

    Muita crueldade…. sem palavras mesmo. E quantos por este Brasil a fora vivem esta situação. Leis injustas, Delegados, Soldados, Juízes que só querem mostrar serviços e vão prendendo, condenando qualquer um, principalmente se for pobre. Leis que favorecem os ricos, quem tem grana mata, rouba, estrupa e no dia seguinte está nas ruas para fazer tudo novamente. Tenho vergonha, nojo deles e das leis injustas deste País!!!!! Que Deus esteja com você e dê a todos que te condenaram injustamente o que eles merecem depois de tanta barbaridade.

  61. alberto

    bom dia hebersom se eles te pagarem este dinheiro todo vai faltar aos cofres publico grana para construir os estadios para a copa do mundo no brasil para as olimpiadas e principalmente para a farra que fazem com o dinheiro do povo todos os dias tem noticia de indenizaçaes fraudulentas milhoes de reais agora quando e real eles nao dao um tustao ou alguem ja recebeu este dinheiro por voce voces sabem o que estou falando so nos o povo pode mudar isso desculpa sem mais palavras e revoltante

  62. Lan Dellaflora

    Parabéns pela iniciativa do blog. Com ele ficamos um pouco menos cegos para o que acontece na realidade com pessoas como eu e você. Essa história é uma vergonha pra nós. Como isso pode acontecer ainda nos dias de hoje? Quem não respeitou os direitos do acusado deveria pagar pelo erro cometido pra não cometer outra vez.
    Sinto muito pelo que aconteceu com esse moço e espero que ele consiga, de alguma forma, usar todo esse histórico negativo pra transformar em energia pra lutar e ajudar a mudar nosso país.

  63. Alex de Figueiredo

    Não conhecia o caso do Heberson.

    É impressionante como os interesses financeiros são capazes de ofuscar totalmente a sensibilidade humana. Este jovem perdeu a sua vida de uma forma tão dolorosa, mas não recebe do estado o respeito devido, mesmo após exposta a vergonha como tratou a situação.

    Me pergunto como ainda podem defender a pena de morte neste país? (neste país para poder contextualizar, pois minha opinião se expande a qualquer outra região.

    Que ele possa ser cuidado então pelas pessoas que estão tomando o lugar do estado, que se torna cego quando não vê benefícios em uma situação.

    1. eliete lacerda dousa

      Alex de Figueiredo… Eu também sou a favor da pena de morte, acontece que no nosso país dá medo de ser a favor de qualquer coisa, pois na maioria das vezes vai beneficiar quem está por “cima”. Quantos “Herbensons” j[a teriam morrido!…

      N’ao tenho palavras para expressar minha indignação.
      Obrigada Nathalia, por trazer a publico tamanha covardia. Espero que o Herberson encontre paz!

  64. Roger Alexandre

    Não existe justiça entre os homens! E sim um sistema de conveniências, onde o que convém para maioria ou minoria que detém o poder. No caso do Heberson, não há nada que o sistema judiciário possa fazer para indeniza-lo, muitas pessoas deste embuste teriam que ser julgadas e ainda assim não seria suficiente. O tempo se foi, roubaram este tempo do Heberson, não há como se pagar é intangível, não há como recuperar, não temos este poder.

    Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido. (Habacuc 1:4)

    Que Deus lhe conseda força Heberson, e que você possa receber Dele a justiça que que nenhum homem pode te dar.

  65. CARLOS

    Antes de ACUSAR alguém vamos ter certeza isto pode acabar com uma vida…!

    ____isto é brasil um pais corrupto e cheio de injustiça é um fato muito sofrido por um ser humano honesto e trabalhador…

  66. Marcos Eliziario Santos

    Deveriam existir menos políticos, menos gente materialista, menos galvão buenos, menos Lucianos Huck, menos Big Brothers, menos reis do camarote e mais Nathalia Ziemkiewicz nesse mundo.
    Raro nesse mundo de cão encontrar uma jornalista com tamanha sensibilidade, sem ser lágrima de crocodilo ideológica. Com todo o respeito, fico até com inveja do marido dessa jornalista, rsrsrsrs.
    Que outro país estaríamos construíndo se as meninas de 12 anos admirassem a pessoa que escreveu esse texto ao invés de uma Mc Anitta!

  67. Diego Araújo

    É um erro completo ficar esperando a boa vontade do governo, ímpeto que parece vir no sangue do brasileiro. Façamos uma campanha de doações pelo rapaz. A bondade está em cada indivíduo.

    1. Jorge Oliveira

      Apoiado!, mas é preciso que ele consiga abrir uma conta poupança na CEF, que apesar dos pesares e toda burocracia que a cerca e do atendimento sofrível, é onde ele pode ter uma forma de que possamos doar-lhe alguma coisa de qualquer rincão desse país tão mal cuidado.

      Aguardemos.

  68. neiva

    ME DOI NA ALMA LER ALGO ASSIM LÓGO PELA MNHÃ …MAS QUERO DEIXAR MEU RECADO PARA ESTE MOÇO QUE SOFREU TUDO ISTO… “DEUS NUNCA DORME E NEM DESAMAPARA UM ÚNICO FILHO SEU.LALE COM DEUS MEU QUERIDO E ~ELE VAI TE RESPONDER ..A JUSTIÇA DIVINA NUNCA FALHA..DEUS TE ABENÇÕE

  69. Humberto

    Não poderia deixar de me sensibilizar com o relato, sobretudo com a verdade que se percebe na vossa indignação, que através das letras se transformaram em instrumento de ação, ação esta que acarretaram-lhe dois troféus. O maior prêmio é o bem em si, a justiça em si, e tenho certeza que esta sua solidariedade intelectual é o que há de mais satisfatório nesta dureza toda da realidade.Este sim é o troféu que se ostenta fixamente em cada passo, pensamento e sentimento: O compromisso ético e humano com a realidade.

  70. Márcio Ruiz

    Primeiramente obrigado Querida Natália!

    Estou em prantos neste exato momento, por saber que este rapaz passou por tamanha atrocidade, que Deus em sua infinita bondade possa confortar o coração do Heberson. A respeito dos órgãos que jungam serem competentes para analisar as falhas deste sistema PODRE eu só tenho que lamentar, aliás temos que levantar as mangas é… Sei que não posso ter o ódio como sentimento, mas como podemos suportar essa dor, sabendo que tamanha injustiça fora cometida! Se eu puder fazer algo por este irmão indefesso, por obséquio me diga. Fica aqui meu amor por Heberson e o sentimento de ÓDIO por todos que legislam contra a verdade e acima de tudo a justiça.
    Que o Grande SENHOR possa julgar aqueles que julgaram sem justiça. Amém

  71. Alexandre

    fica cada dia mais difícil dizer: “me orgulho de ser brasileiro”… como se orgulhar de um país onde os governantes só pensam no próprio bolso e nos benefícios que podem tirar de toda e qualquer situação?! e a coisa fica ainda pior ao ler os jornais e na internet desgraças acontecendo em todos os cantos devido a uma administração publica precária para não dizer outra coisa pior!! e ainda tem os relatos que nos revoltam como este desse homem chamado Heberson. Revolta por ver que nem a justiça desse país tem solução… ai eu pegunto quantos “Hebersons” ainda não tem por ai?! Serei eu ou você o próximo Heberson?? a única coisa a se dizer é exatamente aquilo que a repórter Nathalia Ziemkiewicz disse nessa brilhante matéria: “eu sinto muito…” sinto muito Heberson, sinto muito Brasil!

  72. Hermes da Fonseca Siman

    Eestmos no mato sem cahorro, justiça vendendo sentenças, policiais recebendo propinas e sendo subornados e politicos os nossos governantes, roubando que é uma beleza ! êsse pais, infelizmente, não tem jeito não !

  73. ROBERTO NICOLAU FREIRE

    E CONHECEREIS A VERDADE…E ELA VOS LIBERTARÁ….SIM A VERDADE LIBERTA…DÓ ÓDIO…QUE SIGNIFICA COMO DESTRUIR A PESSOA INDESEJADA…OU COMO DESTRUIR O ÍNIMIGO…LIBERTA DA IGNORÂNCIA QUE SIGNIFICA…COMO TER DISCERNIMENTO DE ALGO QUE SE CONHECE…SIM VC CONHECE…JÁ VIU…MAS NÃO DISCERNE AINDA O SIGNIFICADO…LIBERTA DA RELIGIÃO…SIM SÃO TANTAS QUERENDO FAZER-TE ACREDITAR…QUE SE VC NÃO TIVER RELIGIÃO NÃO VIVE…PERGUNTE PARA UMA CRIANÇA DE: 1,2,3 ANOS QUE AINDA NÃO FOI CONTAMINADA COM ESSA MALDITA MENTIRA SE ELA É FELIZ E SE VIVE…LIBERTA DA PIOR ÉSPECIE DE PRISÃO DA CRENÇA EM SI MESMO E NA FORÇA DE SEUS BRAÇOS QUE TEM FORÇA E PODER PARA MOVER A CIÊNCIA E O MUNDO EM FAVOR DE SI PRÓPRIO…E DE UMA CONFRARIA…QUANDO DIZ SOMOS UM POVO E PODEMOS TRANSFORMAR NOSSAS VIDAS COM TRABALHO…EMPREGO…E ESTUDO…LIBERTA DOS POLÍTICOS QUE DESDE QUANDO SAUL FOI ESCOLHIDO E DEUS FOI DEIXADO DE LADO PASSANDO O POVO A SATISFAZER SEUS DÓGMAS E ANSEIOS PELO VISTO OU PELO PALPÁVEL…E DEIXANDO O QUE NÃO SE PODE TOCAR APESAR DE PODER OLHAR E VER NOS SENTIDOS NOS DADOS…QUE É DEUS…PASSANDO DE UM ESTADO DE VIDA ONDE DEUS PERFEITO NAS SUAS AÇOES DERA A LEI PASSANDO PARA O HOMEM FRACO, INPERFEITO, FRAUDULENTO, CORRUPTO E DE INDOLE MÁ PARA FAZER AS LEIS QUE GOVERNAM NOSSAS VIDAS…SOMOS UM POVO DERROTADO…SE NÃO ENTENDEMOS QUE NÃO EXISTE LEI PERFEITA FEITA PELO HOMEM…NEM POLÍTICO…NEM JUÍZ…NEM UM PODER: LEGISLATIVO…EXECUTIVO OU JUDICIÁRIO QUE POSSA TER A ACEITAÇÃO DA PERFEIÇÃO…O QUE FAZER ENTÃO…BUSCAR NAS LEIS DE DEUS LEIS QUE POSSAM NOVAMENTE GOVERNAR NOSSAS VIDAS…BUSCAR EM DEUS…NOVAMENTE O NOSSO REI…E TRIPUDIAR QUALQUER LEI FEITA PELO HOMEM OU AINDA PIOR FEITA PELO INIMIGO DE DEUS USANDO O HOMEM COMO AUTOR DAS SUAS LEIS…SATANÁZ…USANDO A MAÇONARIA E OS MAÇONS PARA DENEGRIR O POVO ELEITO E FILHOS DE DEUS…TODAS AS RELIGIÕES DO MUNDO SÃO FEITAS POR MAÇONS…COMO ÁGUA O DIABO VOMITA ELAS COM SEUS SEGUIDORES PARA ENGOLIR OS HOMENS DE DEUS…MAS PODEMOS AINDA QUE EM NUMERO PEQUENOS MUDAR TUDO…NÃO POR NÓS MESMOS…MAS PELO PODER…E PELA JUSTIÇA DE DEUS…QUE AINDA SONHA COM TUDO ISSO AQUI NA TERRA PARA ORGULHAR-SE DO PRODUTO FINAL DA SUAS MÃOS OS CÉUS, A TERRA E TUDO QUE NELES HÁ …PRINCIPALMENTE OS FILHOS AMADOS GERADOS EM “YOSHUA HAMADASURIAS” DEUS SALVADOR….JESUS CRISTO…VAMOS MUDAR AS LEIS…VAMOS ATENDER AS LEIS DE DEUS…OS DEZ MANDAMENTOS…E SEUS ESTATUTOS E VAMOS RASGAR A CARTA MAGNA FEITA PELO HOMEM…COMEÇANDO ESTE ANO.

  74. Profrank

    Que pobre, miserável e podre! É pobre de idéias, nada aqui é preservado: nem gente, nem cultura, nem educação. É miserável pois tem um estado omisso, com representantes que apenas prezam seus interesses pessoais. Tudo está por fazer, e o caso desse rapaz é o retrato do que acontece com o cidadão brasileiro, que é massa moldável nas mãos dos governantes: só paga (muito caro) e recebe em troca promessas e palavras vazias. Que desperdício! E infelizmente esse ser humano não era um jogador de futebol, ator de novela, pagodeiro: teria seus direitos garantidos.
    No mais, que nojo… e vergonha de ser brasileiro.

  75. Vallivian Victor

    Nathalia. E quantos e quantos ” NEYMAR” estruparam menores ? Quantas “BRUNAS” fizeram sexo “CONSENSUAL” mesmo sendo menores e NADA ACONTECEU com a Classe A ++ ?
    Quantos milhões de HEBERSON ainda pagam a facilidade de acusação ? Quem tem recursos paga advogados e COMPRAR sentenças. Conseguem aguardar em liberdade e depois fogem do País ? Quantos Abdel Massih existem ?
    Heberson posso apenas mandar muitas energias positivas para você. Nem tanto no seu caso mas estamos todos presos e condenados por um sistema que julga e condena pela nossa conta bancária.

  76. Robson Lucena

    Trste ler tudo isso …É uma pena que esses Políticos ladrões são eleitos pelos menos esclarecidos da população, eis aí o motivo maior pelo qual eles não investem na educação. Mais o fato é que esse cidadão é mais uma vítima entre muitas outras desta sociedade podre!!!!

  77. Robson Lucena

    Triste ler tudo isso …É uma pena que esses Políticos ladrões são eleitos pelos menos esclarecidos da população, eis aí o motivo maior pelo qual eles não investem na educação. Mais o fato é que esse cidadão é mais uma vítima entre muitas outras desta sociedade podre!!!!

  78. Elisa Gigli

    Realmente, livre para ser um morto-vivo.
    Só Deus pode fazer com que ele se sinta livre novamente.
    “Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.”
    Salmos 91:15

  79. Edison de Aragão

    Cara Nathália,

    Adorei sua estória.
    Seu pulso me deu saudade de meus tempos de jornalista. Parabéns!
    Nunca havia me emocionado tanto por um desconhecido como há pouco.
    São matérias como esta, que dão ao jornalismo a sua verdadeira conotação social.
    Torço para Heberson ser uma pessoa ainda melhor!

    Um abraço,
    Edison de Aragão

  80. Thiago Queiroga

    LEIAM E VEJAM COMO DEUS HAJE E REAGE NAS NOSSAS VIDAS, OLHE O QUE ELE FEZ NA VIDA DESTE HOMEM.

    Deus salva este rapaz, SENHOR e eu clamo em nome de Jesus, sedes por ele conforme a tua palavra fala no Salmo 94: Apelo a justiça de Deus contra os malfeitores. 1- Ó SENHOR Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente. 2- Exalta-te, tu, que és juiz da terra; da a paga aos soberbos. 3- Até quando os ímpios, SENHOR, até quando os ímpios saltarão de prazer? 4- Até quando proferirão, e falarão coisas duras, e se gloriarão todos os que praticam a iniquidade? 5-Reduzem a pedaços o teu povo,ó SENHOR, e afligem a tua herança. 6- Matam a viúva e o estrangeiro, e ao órfão tiram a vida. 7- Contudo dizem: O SENHOR não o verá; nem para isso atenderá o Deus de Jacó. 8- Atendei, ó brutais dentre o povo; e vós, loucos, quando sereis sábios? 9- Aquele que fez o ouvido não ouvirá? E o que formou o olho não verá? 10- Aquele que argui os gentios não castigará? E o que ensina ao homem o conhecimento, não saberá? 11- O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são vaidade. 12- Bem-aventurado é o homem a quem tu castigas, ó SENHOR, e a quem ensinas a tua lei; 13- Para lhe dares descanso dos dias maus, até que se abra a cova para o ímpio. 14- Pois o SENHOR não rejeitará o seu povo, nem desamparará a sua herança. 15- Mas o juízo voltará a retidão, e segui-lo-ão todos os retos de coração. 16- Quem será por mim contra os malfeitores? Quem se porá por mim contra os que praticam a iniquidade? 17- Se o SENHOR não tivera ido em meu auxílio, a minha alma quase que teria ficado no silêncio. 18- Quando eu disse: O meu pé vacila; a tua benignidade, SENHOR, me susteve. 19- Na multidão dos meus pensamentos dentro de mim, as tuas consolações recrearam a minha alma. 20- Porventura o trono de iniquidade te acompanha, o qual forja o mal por uma lei? 21- Eles se ajuntam contra a alma do justo, e condenam o sangue inocente. 22- Mas o SENHOR é a minha defesa; e o meu Deus é a rocha do meu refúgio. 23- E trará sobre eles a sua própria iniquidade; e os destruirá na sua própria malícia; o SENHOR nosso Deus os destruirá.

    Glória a Deus por isso irmãos, sintam a unção na palavra do Pai. Por que o justo ao qual Deus usou esta menina para ir em seu auxílio não ficará desamparado em nome de Jesus. Grande será a reviravolta, verás o castigo do Senhor sobre os que tripudiaram pela alma, enquanto se faziam de compadecidos pela dor do próximo. O teu auxílio vem dos céus, e o SENHOR porá sobre ti a cura de todas as suas chagas, pois eis que nessas chagas há pureza até para o maior pecador. Eu creio e profetizo bençãos para sua vida, em nome de Jesus.

  81. Alex Correa

    A solução pra tudo isso é simples:
    Quando acontece algum tipo de erro em qualquer, eu disse qualquer, tipo de empresa e não precisa ser um erro tão grave assim, os envolvidos são demitidos e quase sempre fica nas mão do RH das empresas que passam umas para as outras o problema das demissões. Só que em cargos públicos, policiais, delegados Juízes, deputados e presidentes de nações CAGAM, é eu disse CAGAM muitas vezes e ficam somente com a punição de se envergonharem por alguns segundos e pedirem desculpas :
    – ” Desculpa amigo, pela falta de capacidade de atuarmos em nossos cargos que fomos colocados por força de nossos conhecidos, contatos e subornos, por não estarmos nem aí para sua família ou a de quem seja desde que não mexa em nossos salários que recebemos para a inutilidade que somos para o BRASIL e desculpa principalmente por você estar em uma nação em que inúteis como nós achamos que somos capazes de dirigir.”
    Daí voltam pra suas mansões e no dia seguinte, ou se for quinta feira só na próxima terça, voltam ao TRABALHO, que continua sempre a mesma DIARREIA deles de cada dia.
    Se fossem demitido e não pudessem arrumar mais emprego como fazem com os trabalhadores que muitas vezes erram por trabalhar, coisa que eles não fazem tudo se resolveria,
    Pronto!! Agora já me sinto melhor…….

    1. Thamar Araújo

      Compreendo tudo. Imensamente.
      Integralmente.
      Injustiça, covardia, crueldade e dor são a maioria no sistema penal brasileiro.
      Mas há juízes e juízes. Minha irmã, Thelma Fraga, falecida no ano passado, era o oposto de tudo isso.
      Quando puder e quiser, pesquise sobre ela e seu Projeto Grão.
      Um beijo.

  82. Valderlice do Carmo S. da Silva

    Apos ler e reler essas palavras que relatam a sua história e um pouco da tua vida hoje, eu me vejo refletindo no mundo, nos homens e nas leis dos” homens” que a fizeram; e ainda tentando entender em como foi a sua vida após a injustiça sofrida perante a aplicação dessas leis . Cala me profundamente por nada ter o que fazer e te dizer Heberson diante dos fatos por vc injustamente vividos e sofridos.
    A única coisa que me veio na cabeça são mais palavras, pois sei que na prática nada posso fazer para aliviar o teu sofrimento, Então Heberson, como acredito muito na justiça divina, na misericordia e no amor de DEUS e teu filho JESUS CRISTO nosso irmão por nós, eu te afirmo e profetizo curas e bençãos de DEUS na tua vida e que ELE durante a tua luta estava, assim , como está hoje com vc e por vc i.Por isso não desista jamais meu irmão. Abçs

  83. IVA

    Dói no estômago e na garganta. Tristeza, desilusão revolta, dor, perdi as palavras e principalmente a fé. A fé na humanidade! História como essas me fazem pensar no monstro que podemos ser. As vezes acho que nossa instincao eh o melhor que poderia acontecer para esse planeta.
    Heberson, te peco desculpas, por esse estado, por essas leis, por ser humana e com isso capaz de cometer tamanha injustiça, tamanho crime e indiferença. Sinto vergonha de ser gente! Te desejo amor, sentimento esse q a maioria desconhece e que após o ocorrido deve ser difícil sentir. Mas só ele pode te acalmar a alma. O que posso fazer por vc? Como posso te ajudar? Dinheiro? Comida? Remédio?
    Alguém sáb dizer o que acontece com o juiz e com a família que acusou indevidamente? Como se acusa uma pessoa assim, sem provas?

  84. solange silva

    eu estou tão triste,odeio injustiça social,esse pais me envergonha,com tantas nojeiras,tantos corruptos impunis e soltos, como se não tivessem feito nada. eu faço serviço social ,e continuarei buscando mudanças pra essa sociedade desigual,eu acredito
    na nossa luta de classe, devemos lutar nunca baixar nossa cabeça,que DEUS ABENÇOE ESSE RAPAZ!

  85. Patricia

    Enquanto a lei de prisão não for igual para todos sem exceções, como que os de nível superior e os que não tem escolaridade. será sempre assim. agora me fala que diferença tem um bandido com diploma e outro sem diploma. Para mim não tem pois o crime é o mesmo. Então se é bandido seja com diploma ou não, penso que todos deveriam cumprir sua pena no mesmo lugar. Nada de mandar esses canalhas de diploma na mão para prisões domiciliares. Pois enquanto houver prisões domiciliares estes pobres coitados feito o “Heberson” vão continuar pagando por crimes que não cometeram. Esses canalhas tem que sentirem na pele a pena da lei mau julgada para saberem o quanto sofrem um pobre coitado que é jogado numa sela injustamente por pura incompetência dos diplomados desse pais.Só assim quem sabe eles comessem a rever as leis e param de cometer injustiças como cometeram contra esse pobre coitado.

  86. Julio Cesar

    Peço desculpa se derrepente vi uma matéria o acusado e te julguei e sentenciei. Peço desculpa pelo meu Brasil, onde para facilitar prende-se o primeiro que ve pela frente, e sem qualquer pudor te retira o (direito que se é de direito). Peço desculpa por falhas humanas, se que se é humanas, não abaixe a cabeça Guerreiro, va a luta essa agora é sua missão, mostrar ao Brasil,que a a justiça e Deficiente, Brasil um Pais de Poucos.

  87. Alexandre Castro

    Sou estudante de direito do 8º período e me envergonho quando ouço um relato como esse,de juizes que não estão nem ai para dar uma sentença justa,apenas se prevalecem do seu poder de decidir a vida do outros de qualquer forma para dar andamento nos milhares de processos empilhados,que julgam com soberba achando-se justo e dono da verdade,achando que tem o direito de condenar uma vida sem ter certeza do que está fazendo,muitas vezes se achando o próprio Deus.É uma pena que um país que nos ultímos anos desenvolveu-se tanto,mas que a justiça continua injusta,um país onde o povo dar sentença a alguém sem antes saber se realmente aquela pessoa cometeu tal crime,um país onde o delegado quer se ver livrar do caso e acha um réu qualquer(de preferência pobre) pra colocar atras das grades solucionar o problema e dar satisfação a sociedade.Onde há poucos juízes,porquê o concurso que é feito se escreve milhares de advogados para 50 vagas no final apenas 5 são chamados e ai continua um défci de 45 e ai as sentenças são dadas de qualquer jeito sem que se estude o processo,sem falar nos Advogados lôbos que so pessam em comer o dinheiro do cliente(que tem muito neste país).Término este comentário parabenizando esta Advogada que se sensibilizou do caso desse rapaz e conseguiu liberta-lo para aumenos poder passar seus ultimos anos de vida com a família,e deixo uma pergunta para os procuradores que acharam o valor da indenização alto,se coloque no lugar desse rapaz que não cometeu crime nenhum e recebeu “PENA DE MORTE dada por voçês mesmos,se fosse um de voçês quanto valeria a sua vida? Pesem e não cometam mais uma injustiça.

    1. Thamar Araújo

      Compreendo tudo. Imensamente.
      Integralmente.
      Injustiça, covardia, crueldade e dor são a maioria no sistema penal brasileiro.
      Mas há juízes e juízes. Minha irmã, Thelma Fraga, falecida no ano passado, era o oposto de tudo isso.
      Quando puder e quiser, pesquise sobre ela e seu Projeto Grão.
      Um beijo.

    1. Jorge Oliveira

      Kley não é por aí… o filho do magistrado com certeza não tem culpa da incompetência e descaso do pai.

      Há juízes bons, decentes, justos, confiáveis e honestos que jamais irão manter um outro Heberson atrás das grades, só porque um inquérito foi mal feito e mal conduzido.

      Há também muitos advogados nas defensorias públicas, abnegados, interessados e justos que assumem causas de quem não pode contratar um defensor. Mas sempre torço para que injustiças deixem de ser cometidas pela própria Justiça e pelos homens da Lei.

  88. edvanio

    a cada dia fico mais inojado dessa porcaria desse pais nao pelos brasileiros e sim pelos politicos filhos da puta ladroes e sem vergonha que roubam descaradamente o que esse rapaz viveu nao ha dinheiro que pague o governo deveria ter vergonha de negar esa miseria de indenizaçao para esse rapaz pois isso é muito pouco diante do inferno que ele viveu. sei que é muito dificil fazer o que vou dizer mais levante a cabeça e tenha fé em deus pois nossa justiça façha mais a dele nao um abraço meu amigo que deus o abençoe

  89. francisco nilo portela de lima

    sinto muita revolta,vergonha e tristeza,por morar e o pior ser um cidadão que trabelha e paga impostos,pra sustentar esses malditos políticos que fazem o que querem com o dinheiro de nossos impostos,e desses malditos juízes que na maioria das vezes decidem por quem paga mais,por esse tipo de lixo que comanda o meu país:tenho nessas horas muita vergonha de ser brasileiro!!!

  90. eudes oliveira

    tenho vergonha de ser Brasileiro se fosse um pais descente que tivesse cometido um erro dessa natureza seria uma indenização milionária , que deixaria este pobre inocente bem financeiramente ,já que este padrão de justiça Brasileira não funciona , este governador tinha era que tomar vergonha em sua cara , e se fosse vc governador a vitima em …………

  91. lucilaine

    Sinto muito por tudo que vc passou sendo inocente e assim como vc muitos pagam sem ao menos dever e os que deveriam estar atrás das grades estão livres,mas creia que a justiça dos homens pode ser falha mas não a de Deus….força

  92. Lilian

    Indignação, dor no estomago, lágrimas, não sei como descrever o meu sentimento. Nada reparará o que esse homem passou, NADA, é isso que chamamos de Justiça em nosso País? Porque tanta diferença entre pobres e ricos??? Duas leis, duas medidas … Passei por algo parecido, tive meu marido preso por 7 meses injustamente, minha filha quase morreu pois tive um parto prematuro por tamanho nervoso, gastamos o que tinhamos e o que não tinhamos com advogados, com a Graça e Misericórdia de Deus ele foi absolvido por falta de provas, mas isso demorou 7 meses, não viu nossa filha nascer, ficou 7 meses privado da convivência com a filha, e de toda liberdade de ir e vir. Que vergonha! A lei tem que mudar, enquanto os que fazem de verdade “compram” a liberdade e os que não podem comprar ficam presos mesmo sendo inocentes. Deus te ajude a reconstruir sua vida Herberson, é a única coisa que posso te desejar querido!

  93. Virgilio Iran da Silva Neto

    Fiquei emocionado com o relato do Herberson, que só veio a tona pq alguem se dedicou a desbruçar sobre o assunto, que haja em nosso Pais, milhares de pessoas como vc Nathalia Ziemkemcz, que poderão mostrar a verdadeira cara do Brasil, pedir desculpas ao Heberson pelos fatos acontecidos é pouco, mais a indenização teria que ser muito maior e ser paga pelos responsáveis em te-lo acusado injustamente e por quem os nomeou para esses cargos, com certeza a ´partir dai qualquer ato destes canalhas eles pensariam mil vezes antes de condenarem um inocente.

  94. Albino Reis

    A verdade é que o povo brasileiro em um todo está contaminado. Poren que sofre por essa doença da discriminação, do preconceito e do descaso do poder público é sempre o pobre.

  95. Rafael Guimarães de souza

    É uma triste realidade em que nós vivemos .Estes GOVERNANTES que temos ,é uma VERGONHA ,nestes casos sinto ate vergonha de falar que sou Brasileiro. que não deveria ser assim né deveríamos ter orgulho desta palavra BRASILEIRO.Mas como. em frente a um fato deste que não é o único são milhares .

  96. Vivianne

    Que pais é esse e mais precisamente, que pessoas são essas que destroem a vida de uma pessoa com marcas profundas e permanentes, Essa historia é um absurdo sem fim e me traz uma indignação profunda.
    Que vergonha Brasil !!!
    Que vergonha o que deveria ser a Justiça do Brasil !!!
    Indignada !!!

    1. Eros

      Me emocionei com o texto. Infelizmente já estive atrás das grades graças a um erro judicial também, porém o crime de que me acusaram não foi tão terrível quanto o crime de que acusaram esse pobre coitado. Fui acusado de roubo, artigo 157, inciso 2; Dói. Mas dói mesmo saber que essa é a realidade de muitos brasileiros que servem de bode expiatório para os pecados dos ricos, dos abastados, porque para esses a justiça não existe. Aliás, existe sim! Para favorecê-los. Que grande utopia seria imaginar um Brasil justo, um lugar onde os criminosos vão para a cadeia e os trabalhadores continuem em suas casas, com suas famílias! Lamentável. Boa sorte! A todos nós brasileiros…

  97. tamara

    doi muito ler isso e ver que meu pais esta cada vez pior, eu sinto na pele a impunidade pois o meu pai esta a sete meses em cima de uma cama em estado vegetativo foi atropelado quando voltava do trabalho a pessoa que fez isso ja tem antecedentes matou outra um ano antes, desta vez nem vai a julgamento porque? porque simplesmente o delegado nao pediu pericia, os policiais que atenderam a ocorrencia liberaram o cara la na hora nem se quer a delegacia ele foi levado mesmo todos ali achando que meu pai estava morto, sinto por voce heberso que como eu e pobre e por isso parece nao ter direito a justica .

  98. Alida

    Heberson, eu quero acreditar que o povo desta grande nação um dia vai aprender a se colocar no lugar do outro, e todos juntos vamos acordar para fazer deste grande país um lugar onde todos os Heberson possam ser ouvidos assim como todos os José Dirceu , José Genoíno, Delúbio Soares, Henrique Pizzolato…..Enquanto isso não acontece como brasileira que sou, peço desculpas por todas as atrocidades pelas as quais você viveu meu querido, e por mais que doa em mim a sua historia, fico envergonhada de fazer parte de tudo isso.

  99. Veridiana

    Hoje quando fico sabendo deste tipo de caso fico imaginando o que devo fazer, (qual é o meu papel social) para que este tipo de caso deixe de ser comum no meu País. Tem momentos que acredito que educação é o caminho. Mas aí penso, quem está no comando do nosso País são pessoas que tiveram educação. Que tiveram oportunidades de serem pessoas mais humanas. Por que então agem de forma tão egoístas?

    Não sou uma pessoa religiosa. Mas, acredito em Deus. Fico imaginando porque por que padres e pastores(são os que tem contato) ficam presos nos mesmos versículos repetindo a mesma pregação sempre. Até parece que não querem que as pessoas evoluam. O triste de tudo isso é eles usarem um trecho dos ensinamento de Deus para ensinar o que querem ensinar, sem se preocuparem com o contexto usado e por que Deus usou aquele exemplo para o seu ensinamento.
    E os meus de comunicação enchem as pessoas com mensagens de esperança e de comodismo. As pessoas são manipuladas para serem do jeito que são. Poucos conseguem se salvarem de serem conduzidas como ovelhas.

    Diante disso, temos um País de pessoas que não sabem escolher seus representantes e em consequência tanta falta de humanidade e de respeito ao próximo.

    Qual seria em então o caminho para uma mudança significativa? Não seria ensinar as pessoas a questionarem, serem mais realistas a deixarem de viverem em um mundo de sonhos e enfrentar a realidade, que não é fácil, mas com certeza trás resultados que trará mais felicidades.

    Esta função não é de uma entidade específica. É de todas as pessoas que têm capacidade de pensar e agir por si próprio. Faça a sua parte, pois você é responsável pelo o que acontece em sua volta.

  100. Gustavo Fonseca

    Não são palavras apenas que vão resolver esse drama, mas a determinação do próprio Heberson, em primeiro plano. A profunda e deliberada atitude de cidadãos iguais a sua, Nathalia (a quem já admiro desde então)… E, em contraponto, lamento informar que a cada ajuda e ações praticadas por cidadãos iguais a Nós, vamos nos despedindo da noção e relação com o ESTADO. Um sintomático desconhecimento quanto a Este por Nós, aos poucos… E, aqui assino também lamentando esse CRIME que fora praticado pela “parte insana” das nossas “Instituições”, pagas por nós para nos proteger… E Eles nem se lembram disso… Aqui assino, indignado e com um nó horrível no estômago e na alma. Aqui assino me dispondo a outros tipos de ajuda necessários. Aqui assino e já dizendo sentir, um estranho sentimento de estranhamento quanto às Instuições… Mas, em contra-partida, muito mais humano, mais GENTE, por ter me reconhecido como tal ao me deparar com essa tragédia… Que DEUS te abençoe, Heberson, e te ajude nessa libertação interior… Amém! (GUSTAVO FONSECA)

  101. kleber

    Sei que o ódio é pecaminoso, sei que fazer o bem faz bem, sei também que um erro não justifica outro; e agora, depois que li, infelizmente tive vontade de atentar contra este regime, que pune o desafortunado pobre e inocenta o sistema. Que esta vontade se traduza em boas ações pois nada do que faça diferente disto mudará o mundo.

  102. Eliane Maria

    Nathalia parabéns pela pessoa que vc é um anjo de Deus, sendo vc tão novinha teve a capacidade de lutar por uma pessoa humilde e que falava a verdade.
    E perdeu sua vida por um erro da justiça dos homens, que Deus te ilumine sempre anjo de DEUS.
    Heberson que daqui para frente sua vida seja a melhor possível, e que vc possa aproveita tudo que vc perdeu atrás de uma grade injustamente. Que DEUS te der muitos anos de vida ainda tudo de bom !
    Fique com DEUS !

  103. Ivaldo Fieder

    Triste de mais! =(
    Enquanto Heberson ficava sendo abusado por algo que não cometeu, o Sr. Ronaldo diz que não se faz Copa do Mundo com Hospitais!
    Esse é o pensamento dos mandatários deste páis, seja ele a presidenta, ou então o Juíz que condenou Héberson!

  104. Maria de Fatima Coelho

    O que mais me revolta, após ler esse relato tocante, é saber que Heberson não é um caso isolado nesse nosso País de tantas injustiças.

  105. isabel

    Até quando teremos que assistir a situações como essa, pessoas humildes do do bem sem vez nem voz e filhos de empresários e/ou políticos por todo esse país, aprontando, atropelando e deixando pessoas sequeladas, quando não tiram a vida. E PRA ELES NADA!!!!!
    Apesar de adorar o meus país,me envergonho por deparar com situaçõe sem que a maioria dos cidadãos do bem se tornam impotentes ou então presas fáceis pra esse sistema………..
    Força meu amigo e no mais, se Deus quiser tudo será providenciado!!!!

  106. Ailton Marques

    Mais um erro (imperdoáveil) do sistema jurídico.
    Já pensaram se houvesse pena de morte no Brasil – quantos Herberson já não estariam mortos injustamente!?

  107. Ailton Marques

    Mais um erro (imperdoáveil) do sistema jurídico.
    Já pensaram se houvesse pena de morte no Brasil – quantos Herberson já não estariam mortos injustamente!?
    É por essas e outras que sou contra a pena de morte, e a favor reformulação do sistema judiciário e penal, da doutrina jurídica (para acabar com o corporativismo advocatício, onde fazem de tudo, inclusive tornar o entendimento das leis, dos pareceres e argumentos indecifráveis para o cidadão normal, quem não tem formação em direito).
    Espero que a justiça reveja o caso do Herberson e lhe indenize, embora qualquer valor seria paliativo, de modo mais justo e razoável.

  108. Flávia

    Infelizmente injustiças acontecem todos os dias, temos que rezar para que mais pessoas se revoltem, ajudem e divulguem esses fatos para que possamos nos armar de atitudes contra esse sistema. Parabéns pelo relato Nathalia.

  109. VERA OLIVEIRA

    Também sinto muitíssimo, Heberson, e também choro por vc!!! E lhe agradeço, Nathalia, por ajudá-lo. Sou professora aposentada e, me informe, se puder fazer algo para amenizar-lhe a dor!!!

  110. José Gomes Araujo

    R$ 170.000,00, quantia insignificante, pois nem que fosse R$ 170.000.000,00, ainda seria muito pouco para indenizar o que vc passou, pois nunca lhe sairá da memória os momentos terríveis por que passastes. Quanto a aqueles que lhe julgaram, entregue a Deus, pois ele saberá dar o julgamento correto. Mesmo tendo passado o que vc passou, não deseje mal, somente entregue a Deus. Me congratulo com vc e reze pedindo para que se recuperes, não só da dor física, como tambem a sentimental.
    FIQUE COM DEUS.

  111. Sonia

    Tenho até pena da alma dessas criaturas que fizeram isso com esse pobre rapaz inocente…..Mas como se diz o ditado e é o ditado mais certo que existe aqui se Faz aqui se Paga……Deus a de Abençoa-lo e que o carater que é dele,ninguém Nunca vai tirar,porque Deus é Maior e ele mesmo sabe que é um Homem,trabalhador,honesto e tem carater,o que muitos dessa justiça infeliz fez que não tem….! !!! Que Deus lhe Abençoa muito rapaz, a vc, sua família e a essas pessoas que estão lhe ajudando,pessoas Abençoadas por Deus !!!!

  112. Mariane

    Embora saiba que lágrimas não adiantam, não consigo deixar de chorar! De tristeza, revolta, angústia ,desesperança. Até quando? Ah, e a vergonha de trabalhar no Judiciário também me avassala, embora seja uma profissional engajada nos direitos do cidadão que atendo e não nas benesse da instituição na qual atuo. Penso que urge uma reflexão profunda dos operadores do Direito, que detém o poder ( sabemos quais são ) , sob pena deles se se tornarem os seres bestiais que habitam seus delírios de grandeza !

  113. Rosana Bento

    Dizer que sinto muito é pouco ! Mas sinto ! O que eu sinto mesmo é não poder fazer nada para que isso não torne a se repetir.Eu não sei mexer muito bem com o computador , mas posso aprender , mas o que eu gostaria mesmo, era poder falar para o povo que quem manda aqui somos nos,nos,nos!! Porque essa gente que não pensa nos outros,essa gente que não tem sentimentos, essa gente que não tem alma , essa gente sem “AMOR”.Isso é que podemos chamar de “GENTE”.Gente sou eu e você ! Por isso não fique triste com que a vida te reservou !.Nada é por acaso !” DEUS NUNCA ERA” Heberson um grande beijo em se coração . Se um dia Deus permitir quero te conhecer .

  114. nalva

    Vivemos dias de pura hipocresia, aonde as pessoas estão preocupada com consigo mesmo.Corruptas, pagamos impostos altissimo para um governo de saltiadores. Imagino que como ele quanto injustiça a neste mundo de nepotismo e inustiça
    Parabéns pela mobilização.

  115. Silvia Paulita

    depois vem uns cretinos defender todo e qualquer escroto político, ah essa porcaria de política em que vivemos, pois saibam que vcs me agridem, bem muito. Maldita terra de ninguém. É de aborrecer a alma, cadê quem tem ‘poder’ de palavra? Cadê esses babacas da bosta da mídia? Cadê aqueles idiotas que curtem os ‘vips’ nas redes? Ah esqueci… é verão, estamos de férias, logo vem carnaval, depois será copa do mundo… ‘E FODA SE O HEBERSON, FODA SE O ZÉ, FODA SE A MARIA, FODA SE EU, FODA SE VC, FODA SE O POVO DESSE PAÍS’

    1. fatima granzotto

      MEU DEUS CHOREI EM LER TAMANHA CRUELDADE, A JUSTIÇA DAQUI PODE SER MTOOOO FALHA QUE SABEMOS QUE É ,MAS A DIVINA DESSA NIMGUEM VAI ESCAPAR,NO MOMENTO É ISSO QUE ME CONFORTA.QUE JESUS POSSA LHE RECONSTRUIR NOVAMENTE.

    2. Delano

      NAO DIGA FODA SE O HEBERSON, FODA SE O ZE, A MARIA, VC, E BLA BLA BLA, ANIME O SEU PROXIMO A DAR APOIO AO MENOS PSICOLOGICO A ESTE HOMEM QUE DE ALGUMA MANEIRA ALGUEM LHE DIRÁ: O POVO BRASILEIRO ESTA ACORDANDO E FICANDO INDIGNADO COM SEUS GOVERNANTES, SABEMOS QUE SEMPRE HAVERA CARNAVAL E FUTEBOL, OU ACASO VC TB NAO GOSTA AO MENOS DE UM DELES? OK, PODE ATE NAO GOSTAR, MAS MUITOS GOSTAM, MAS NAO GOSTAM DA INJUSTIÇA QUE ESTA HAVENDO NESTE PAÍS, DE FORÇAS A ESTE HOMEM SE NAO PUDER CONTRIBUIR.

  116. MANOEL OLIVEIRA

    COMO É LEGAL VER O POVO MANIFESTANDO, E SABER QUE NESTE PAÍS AINDA HÁ PESSOAS DE BOM CORAÇÃO. SINCERAMENTE ESTOU TAMBÉM ESTOU COMOVIDO A PARTICIPAÇÃO DE CADA UM DE VOCES. JA DISSERAM TUDO E DE FORMA SÁBIA E CORRETA.
    COMO A MAIORIA DISSERAM, É DE DOER NA ALMA, PRINCIPALMENTE QUANDO SE VER UM MENSALÃO AGINDO COMO AGIU, E SOU CATEGORICO EM DIZER, QUE EXISTE MUITA LAMA QUE NÃO VIERAM A TONA. E VOCE VER UM PRESIDIO COMO O MARANHÃO ENTREGUE AS TRAÇAS E CORDENADO POR UM PODER PARALELO. AH, QUE COM A GOVERNADORA ESBANJANDO BANQUETE, ME AJUDA AI HEIM….
    PODERIA ESCREVER UM LIVRO MEDIANTE TAMANHA REVOLTA QUE INVADE MEU POBRE SER, MAS PREFIRO ROGAR AO PAI CELESTIAL QUE CONFORTE O CORAÇÃO DO EBERSON. PORQUE JUSTIÇA SOMENTE A DIVINA, SOMENTE DEUS PODE DAR UM BOM RUMO A VIDA DE MAIS ESTE INJUSTIÇADO.
    FORÇA MEU IRMÃO!!!

    1. Jorge Oliveira

      Manoel, poder paralelo existe dentro de cada presídio. Há presidiários que estão lá, seja qual for o presídio e se sair faz questão de voltar. Esses, quase sempre, detém o poder em seus espaços. E que lá for jogado, culpado ou inocente, terá que se dobrar ao(s) que manda(m). Claro, falo dos que tem culpa formada, deram causa à condenação. Não falo dos absurdos enganos, descasos, injustamente trancafiados. Não me refiro aos quantos Heberson que estão ainda sofrendo toda sorte de desmandos, agressões e injustamente enjaulados e com a má vontade, a incompetência, a falta de profissionalismo de muitos e quantos deveriam cuidar da integridade de todos, culpados ou não. Condenados ou encarcerados temporariamente. Há presídios onde os próprios funcionários do governo transformam a vida dos já infernizados em mais inferno, e ninguém olha e cuida para que isso não aconteça. Não há corregedoria, não há nada que mude isso. Em muitos locais até a alimentação servida aos prisioneiros é como lavagem dada aos porcos, e quem fornece certamente fez um contrato com o governo cobrando caro para servir uma alimentação que nunca pensou em entregar. E assim vai. estamos muito longe de acabar com tanta coisa errada, tanta coisa injusta.

      Quanto ao Heberson, só resta-nos pedir ao Pai que lhe dê conforto, porque ele não fez por onde está como estar, nem deu causa a nada, foi apenas mais um inocente útil nas mãos de policiais incompetentes, de servidores do judiciário igualmente incompetentes e que trabalham com descaso. Enfim, é mais um brasileiro injustamente condenado à revelia dos fatos, e que serviu à sanha criminosa de gente ruim enjaulada no mesmo espaço. Não raro uma cela comporta uma dúzia de pessoas e os executores das Vara s de Execução Criminal enfiam lá três ou ate quatro vezes mais gente que a lotação suporta. A lista de desmandos perpetrados pelo próprio judiciário é enorme. Ficaríamos a noite toda falando disso e não esgotaríamos o assunto.

      A nós só nos resta tentar ajudar esse cidadão que teve roubada sua dignidade pelo próprio poder o policial e o judiciário.

  117. JOSE REIMER JUNIOR

    Nathalia Ziemkiewicz, como não adianta chorar, que não vai reparar o que fizeram a esse pobre rapaz. Eu quero é PARABENIZÁ-LA pela coragem de demonstrar sua indignação, espero que continue, talvez assim, voce, que imagino SER uma grande guerreira, possa evitar que isso venha a acontecer com outros.
    Que DEUS ilumine seus caminhos.

  118. waldir

    nossa meu deus queria ver um delubio um genuino.um ze dirceu um lula ou ate mesmo a presidenta dilma num situaçao dessa kkkk olha é pra acabar com a crise da saude a roseane encomendado 80 quilos de lagosta e a dilma fala que esta tudo bem povp brasileiro acordem a se o povo brasileiro estivesse 2 por cento de sangue isrraelita o brasil naoi estava nessa merda que esta

  119. Reinaldo

    Realmente! INjustiça, A maioria dos juízes INcompetentes pensa ser DEUS! O caso de Heberson representa a de centenas de milhares de outros, presos e soltos (livres jamais), m nosso país. Indignado, não vou me alongar muito. Apenas gostaria de sugerir à jornalista Nathalia, para que conheça (acho que já conhece) e leve a situação para a http://www.avaaz.org, onde uma campanha nacional e até mundial, poderá ser iniciada, ocorrendo uma grande pressão sobre as autoridades amazonenses. O efeito é devastador, Acabei de participar de uma PETIÇÃO (contra a violência sofrida pelas mulheres no Marrocos, principalmente as que possuem menor idade), Veja aqui: http://www.avaaz.org/po/forced_to_marry_her_rapist_f/?tta, Aqui, teremos força para reverter a situação do Heberson, e outros. Vamos lá!!!

  120. goretti bezerra

    É REVOLTANTE, ESTA QUANTIA É INSIGNIFICANTE PARA OS COFRES. E O PASSADO DESTE HOMEM, TODA HUMILHAÇÃO E O QUE CONTRAIU, ISSO NÃO TEM PREÇO

  121. giselda marcolina da silva

    O que mais nos indigna é saber que isso erá se repetir ao longo de nossas vidas, porque o poder publica continua optando por ser cego mudo e surdo, ou melhor, só ver e ouve o que é do seu interesse e não do interesse público, fatos como esse, vão continuar acorrendo em todos os cantos do país, porque o que significa para eles, o pedido de um pobre, que não tem expressão diante desse mundo cruel e injusto? A população só pode contar coma sua própria sorte.

  122. Isabela

    Só não perdi a esperança na vida porque acredito na justiça de Deus. A justiça dos homens não existe mais aqui no Brasil. Tudo está de cabeça para baixo, a inversão de valores tomou conta da humanidade. O que é lamentável e intolerante. Mas Heberson, saiba que a voz do povo é a voz de Deus e você terá sua recompensa. Sinto profundamente a tristeza, o sofrimento e o descaso que sofreu e ainda sofre. Mas os sem-consciência hão de pagar e de preferência, na mesma moeda.

  123. fabio

    muito triste com o que li… consternado e decepcionado com esse país que faz uma atrocidade dessas com esse homem… triste demais… 🙁

  124. Artur

    Não consigo parar de chorar…..Mas não vou aqui falar de governo, não vou aqui incriminar ninguém, não vou aqui procurar culpados por tantos erros( adianta?)….Mesmo errante como ser humano que sou, não posso acreditar, não quero acreditar,que pessoas que investigam, que pessoas que analisam e JULGAM, possam depois de erros como esses, ainda colocarem a cabeça em um apoio qualquer e dormir. MONSTROS, isso mesmo, MONSTROS, tirarem o direito de uma vida. Todos, indistintamente que participaram dessa atrocidade tinham que ser punidos, principalmente aquele que se julga intocável, o JUIZ. Alguns desses ¨senhores¨, que nunca tiraram a traseira de uma cadeira e decidem por papéis , testemunhas imundas e principalmente por sua INTUIÇÃO decidir a vida do PRÓXIMO. Quantos ¨NICOLAUS¨ deveriam ter o mesmo destino… Acredito em DEUS…Acredito que vamos ser julgados…Acredito na severidade desse julgamento. ACREDITO…Mas por enquanto prefiro voltar a CHORAR.

    1. Jorge Oliveira

      É Arthur, todos deveriam ser punidos, processados, desde a autoridade policial e seus comandados que certamente produziu e encaminhou um inquérito mal feito, senão feito de má vontade, sem levar em conta que todo cidadão é inocente até que se prove o contrário, e nem devem lembrar do que aprenderam nos bancos escolares – in dubio pro reu – o princípio do “in dubio pro reo” implica em que na dúvida interpreta-se em favor do acusado ao juiz e ao promotor.

      Desde quando um magistrado, um representante do Ministério Público, o advogado da Defensoria Pública, deixam passar sem análise os furos grosseiros de um processo que levaria um homem para trás das grades, e lá seria trucidado por bestas humanas que nada tem a ganhar ou perder na vida, e se acham os chefões da vida e da morte, as vezes com o beneplácito de agentes penitenciários – e isso ocorre de monte nos presídios, enfim desde quando pessoas que devem zelar pelo fiel cumprimento da Lei e da Justiça, permitem e autorizam a execução em vida de um pacato trabalhador? Esses merecem sim ser julgados e condenados, mas jamais o serão. Estamos no Brasil.

  125. Silvana Cristina

    A sensação que tenho é que morri um pouco após ter lido a sua historia….até quando?????????????????? inocentes pagando pelo que não fizeram, e bandidos soltos por aí??????

  126. Andreia Brandão

    E cade a família que o acusou?como será que eles estão se sentindo agora lendo isso?naquele momento querendo justiça pela morte da filha saíram acusando esse pobre moço sem ver as consequências. E os advogados que viram que não era ele, sabiam que não era ele e mesmo assim continuaram á acusá-lo, como vocês estão agora? com certeza do dever cumprido? será que não tem alguém aí que possa dizer á esses procuradores(as) que negaram a indenização umas boas verdades na cara deles, mas eu aposto que o carro que eles andam desfilando vale quase o mesmo que a indenização que eles mesmos negaram á esse pobre homem. O que nos podemos dizer em um momento como esse: TOMEMOS VERGONHA NA CARA NOS MESMOS, POVO BRASILEIRO, SE PUDEMOS IR PARA AS RUAS POR UM VALE TRANSPORTE MAIS BAIXO, VAMOS PRA RUA POR UMA JUSTIÇA MAIS JUSTA, MAIS LIMPA.; POR UM GOVERNO MAIS DO POVO, MAIS DO BRASIL E QUE NÃO FIQUE JOGANDO DINHEIRO EM ESTÁDIOS MILIONÁRIOS ENQUANTO O POVO PASSA FOME, É PRESO PARA INVESTIGAÇÃO E FICA DOIS ANOS ESPERANDO DENTRO DE UM PRESIDIO SOFRENDO TODO O TIPO DE ABUSOS, VAMOS LUTAR PELO NOSSO PAÍS QUE ESTAMOS VENDO IR POR ÁGUA Á BAIXO, ONDE O POBRE ESTÁ CADA VEZ MAIS POBRE EO RICO CADA VEZ MAIS RICO COM O DINHEIRO DO POBRE.Vou parar pois minha indignação é tamanha que posso acabar falando o que não posso, mas fica a dica.
    Sinto muito Heberson!

  127. MARCOS KANESHIGUE

    A CARA DO PAÍS QUE SE ACHA NA CONDIÇÃO DE SEDIAR COPAS DO MUNDO E CONFEDERAÇÕES…UM PAÍS QUE VENDE A PRÓPRIA TERRA AOS ESTRANGEIROS…O QUE ESPERAR…DIGANIDADE E CARACTER NAO HA…MAS QUE DEUS ..JESUS LHE RESERVE O MELHOR DOS LUGARES PARABÉNS PELA PESSOA ILIBADA QUE ES!
    BY KANE..

  128. Socorro Andrade

    Nao tem dinheiro que pague a injustica cometida pelo estado, mais se tiver que pagar, tem que pagar caro pelo erro , como este rapaz esta pagando ate hj, com sua propria vida , Pode pagar, pq afinal o dinheiro que pagara a indenizacao. do rapaz, sai dos cofres publicos e nao do seu bolso,. Revoltada…

  129. Ismael

    não tem dinheiro no mundo que pague o que este homem sofreu , perder a dignidade, ser violentado , contrair doença, que dinheiro rapara tudo isso em uma pessoa ? nenhum . 170 mil não e nada deveria ser no mínimo 170 milhões e ainda sim não seria justo pergunte a quem negou os 170 mil se ele quer 170 milhões para passar por tudo que o que esse homem passou .

  130. Katia

    Infelizmente não é o primeiro nem o último caso de prisão indevida no País… Justiça??? humm dificil acreditar que existe justiça nesse País!

  131. klebia ruth

    Deus, cura as feridas desse seu filho amado pois só o senhor e capaz de repor todas as perdas com seu imenso amor. Não abandone aqueles que precisam de ti senhor; ele precisa de ti!

  132. saulo pereira de souza

    e dficil encomtrar palavras diante de tamanha injustiça,mais tenha certeza q nada ficara sem resposta diante do nosso pai celestial,confie somente.

  133. Leonardo

    A nossa justiça não é justa. Nossa saúde é insalubre. Nossa educação é burra.
    Há tantas antíteses no Brasil que isso nos revolta e ao protestar, a burocracia nos detém. Sonho um dia em que tudo funcione. Um dia em que todo Heberson seja feliz. Um dia em que não recebamos mais migalhas do pão que produzimos e merecemos comer.

  134. Luisa Moreira

    Fico estarrecida com este tipo de abuso do Estado. Desrespeita o povo, joga no lixo a Constituição que “garante” a inocência até prova em contrário e ainda questiona uma indenização miserável que não paga sequer o tempo perdido, sem poder produzir, imagina a falta de liberdade, os abusos, a doença, a família desamparada, dentre tantos outras desumanidades. Fico revoltada quando veja essa cambada de ladrão roubando descaradamente o dinheiro público e vem com essa história que algumas dezenas de reais é dinheiro demais para pagar uma vida roubada.
    Quando vejo este tipo de história, além da revolta que fica, penso que “temos” que mudar este país, temos que por pra fora do governo este tipo de gente sem humanidade, sem ética e sem respeito ao próximo e peço a DEUS que mantenha meus filhos longe da policia.

    1. Jorge Oliveira

      Temos que mudar o país sim Luisa, mas para começar seria não dando voto aos políticos de aproveitadores, que muitas vezes sequer comparecem ao local de trabalho para de fato trabalhar, poucos são os que merecem os proventos que ganham do povo, a maioria enrola e enrola… Então, se o povo negar-lhes o seu voto, eles não terão a quem recorrer. Nem votar em branco vale a pena, eles dão um jeito… o negócio é anular o voto. Aqui tanto faz votar quanto não votar o resultado é sempre o mesmo. O dinheiro só sobra para estádios, Vilas Olímpicas, e outras coisas dispensáveis.

  135. Silvana

    Que vergonha meu Brasil…e a Copa 2014 tá saindo baratinha para vcs do goberno????? Que absurdo, para vcs o ser humano do “BEM” não vale nada, só corruptos tem vez….lamentável!!!!!

  136. Carlos Coelho da Silva

    Esses almofadinhas da PGE-AM com certeza nunca levantaram suas nobres bundas das cadeiras acolchoadas em que estão instaladas e se dignaram de ir a um presídio, a um centro de tratamento de AIDS e quiçá a uma delegacia, mas se sentem qualificados a interferir na infelicidade alheia. Revolta !!!!!!!!!!!!!!

  137. Marcio

    Sou advogado e, mesmo tendo pouca experiência já deu para perceber que cadeia neste país é somente para pobre. Atuou também pelo convênio de assistência judiciária, defendendo os que não possuem condições de pagar um advogado. Sinto na prática a diferença dada por Juízes, promotores e até mesmo servidores nos precessos que atuo pela assistência. Triste, mas é real.

  138. Mirelle Ribeiro

    Fiquei muito comovida com a história do senhor Heberson e indignada com o Governo Brasileiro, independente se é do Estado A ou B, porque nesse ano de 2014 haverá um grandioso evento Mundial em nosso País, o qual movimentará bilhões de reais, eu particularmente não consigo mensurar o quanto, e tomar conhecimento da história do senhor Heberson me deixa envergonhada. Pois, se não temos estrutura para discernir entre o certo e o errado, aqui … e quando digo nós, me refiro ao País.. como um todo.. então, não temos estrutura para sediarmos a tão famosa Copa do Mundo.. SENHOR HEBERSON, EM NOME DE CADA BRASILEIRO, PEÇO-LHE PERDÃO PELA HUMILHAÇÃO À QUAL PASSOU TODOS ESSES ANOS.. E QUE DEUS O ABENÇÕE.

  139. gerson alvares

    Me falta adjetivos!! Falar mais o que diante de tanta barbaridade? Cadê a pilantragem dos políticos? Tá la no maranhão, a Roseane Sarney, ta la no rio de janeiro a rosinha garotinho, e seu marido, distribuindo santinhos nas igrejas dos menos avisado, ta também o governador sergio cabral, ta em são Paulo os Almkmins da vida,ta em Pernambuco um que quer ser presidente, junto com a pilantra da marina, ta em brasilia o Aécio e seu cupinchas fazendo movimentos para comandarem o brasil, Ah, e o Ronam Calheiros? e seus dez mil fios de cabelos implantados no recife? e foi de FAB; e até achou que não havia problema, pois foi a serviço dos cabelos!! .HEBERSON, Só DEUS. Porque essa cachorrada, desses três poderes, que comandam esse país, nada podemos esperar. Força HEBERSOM!!!

  140. sonia

    meu nome é Sônia moro em são Paulo capital
    sabem quando que o governo vão si lembrar dele ?
    quando for época de eleição ai sim ele vai servi para alguma coisa
    EU TAMBEM SINTO MUITO POR VOCÊ

  141. Lyllian Lillyene

    Absurdo pagar 170.000 de indenização para um pobre coitado, isso é dinheiro que vai fazer falta para ser desviado pelos políticos de plantão, para super faturar obras, para roubar na merenda escolar etc… etc… etc… Para tentar recuperar vidas, JAMAIS…

  142. Rudimar

    Srta. Nathalia, gostei muito desta sua reportagem, muita coragem em descrever o que é de mais podre neste nosso governo, a discriminação, pobre não tem direito a nada, a não ser se ferrar perante a justiça Brasileira. Este caso é um de vários que existem por este Brasil a fora, gostaria muito de ajudar este rapaz, mas penso que uma criança , vitima de abusos sexuais, violência domestica, e abandono teriam uma prioridade a mais, pense nisto em sua nova matéria, ou quem sabe fazer uma matéria a respeito das crianças com problemas mentais e fisicos que são abandonadas pelos pais em alguma entidade que cuida de crianças assim, se você pudesse vir fazer uma visita aqui em Porto Alegre, gostaria muito que visitasse a entidade que se chama “LAR SANTO ANTONIO”, que cuida de crianças com deficiencia fisica e mental, e vive de colaborações de outras entidades….pense nisto…um grande aqbraço do tamanho do Rio Grande Do Sul.

  143. aldecirbs@hotmail.com

    Muito triste a história de vida dele. Parabens a essas 2 almas de bem que o estão ajudando. Quanta injustiça existe nesse mundo 🙁 Que Deus o ajude!

  144. Katia Maria de Medeiros

    E quantos mais desses cidadãos inocentes estão na cadeia sem defesa? Esse país é mesmo de doer. Ainda bem que encontrou alguém como vc para expor essa tragédia. Agora isso precisa ser mais divulgado e não pode ser esquecido.Agora eu pergunto o que podemos fazer pelo Heberson e por aqueles que ainda estão sobre as garras da (IN) justiça? Algum grupo ou Ong?

  145. Antonio de La Maria

    Nojo!! Revolta!! Meu rosto se contraía enquanto eu lia isso (está até agora), meu coração se apertou – e está apertado, nó na garganta… Sim, uma “imundície jurídica”, como diz Cléa Morais, da qual repasso a postagem do Facebook. O que podemos fazer, nós, que não temos o poder????? A gente fala, fala, fala, fala, fala, teoriza, teoriza, teoriza, teoriza, discursa, discursa, discursa, discursa, explica, explica, explica, explica, enquanto muitos e muitos Hebersons, homens e mulheres, neste exato instante, passam por coisas similares a essa, nada é feito, e ainda surgem excrementos podres como essa “decisão” do governo do Amazonas. Vergonha, revolta, nó na gargante, punhos crispados…

  146. Raphael

    O texto é foda mesmo, e simpatizo com a situação dele, obviamente o que ele passou foi desumano, e obviamente R$ 170 mil de indenização é muito pouco. Mas da parte legal, é obrigação do Estado contestar valores em ações, pois trata-se de dinheiro público. Digo isso porque já acompanhei de perto audiências trabalhistas contra meu município, e por mais que os representantes do município soubessem que em alguns casos as alegações e valores eram mais que justos, e o Juiz também soubesse, tinham o dever de contestá-los.
    Resumo da ópera: penso que a Constituição é a base do nosso Estado democrático, e assim ela opera, em teoria defendendo os recursos do povo, e isso inclui contestar o valor de indenizações a fim de tentar reduzir o “rombo”. Às vezes é justo, às vezes não. O que lemos no texto é um exemplo de como muitas vezes isso é injusto.

    1. Augusto

      O engraçado de seu comentário é que quando é um aumento de salário, uma licitação para compra de caviar, lagostas, não aparece ninguém para contestar, isso não é obrigação de vocês também? Afinal de contas defender os cofres é isso e não questionar indenizações em um caso desses.

    2. Jorge Oliveira

      Se contesta quando há erro de cálculo, quando há exagero no que se pede meu amigo. No caso é preciso que o bom senso prevaleça, a menos que os responsáveis pelo julgamento do pedido e seu deferimento sejam tapados. Não basta ser funcionário público com a obrigação de zelar pelo dinheiro público. Iso é dever de cada um de nós, sejam quem pede seja quem autoriza. Será que todos são idiotas??? – claro que não – magistrados, representantes do MP, advogados todos sabem que o valor pedido é uma migalha se confrontar com o valor de uma vida. Nem que fossem 170 milhões o valor em nada, NUNCA iria reparar o crime que fizeram contra ele condenando-o injustamente, e o que ele sofreu de violência dentro das grades com o beneplácito das autoridades judiciárias.

  147. warley david ferreira

    isso e nosso governo de hoje eles nao querem saber a verdade els querem e condenar alguem para que eles nao seja cobrado pelo caso nao resolvido tem que colocar e essa delegada na cadeia pq esse e o pior erro que uma pessoa poderia cometer .cadeia nela.

  148. JOSE EVANGELISTA SILV NETO

    DEUS ESTA NO SEU CAMINHO, SOMENTE ELE PODERA DAR UM ALIVIO NO ACONTECIDO, NUMCA PERCA A ESPERANÇA….FÉ EM DEUS…

  149. Moreno

    Bom aqui em Boa Vista – RR, acontece muito isso também, de pessoas inocentes serem acusados de algo que não cometeram esse tipo ate…, mães solteiras que após o rompimento do relacionamento acusando o ex de ter feito algo contra filhas…, e sendo este tipo de ato o delegado sendo femenino não quer nem saber se a pessoa é inocente ou não já manda expedir um mandado de prisão …, não tendo nem investigação…, isso ta acontecendo com uma pessoa de minha família e aliais é também pedreiro…, depois de quatro anos do termino do relacionamento a ” EX ” veio acusar essa pessoa da minha família de ter cometido o abuso…, tipo o abuso aconteceu em 2008 quando a menina tinha 8 anos…, e no final de inicio do 2012 em março ele foi preso…, por uma suposta carta encontrada em janeiro de 2012…, e foi feito todos os exames na menina de conjunção carnal e detectado que a menina já com 12 anos…, tinha praticado recentemente ato sexual…, e por ser uma DELEGADA agiu com a EMOÇÃO e não RAZÃO já mandou expedir o mandado de prisão…, sendo que nos estamos aqui pegando empréstimos para bancar advogados bem como você diz , por lei, você não poderia ficar mais de quatro meses aguardando julgamento na cadeia…, pois ele não tá na cadeia foi mandando direto pra PENITENCIARIA que ainda ta aguardando julgamento…,passando por maus tratamento…, pois esse nosso ente querido errou só em uma coisa em se envolver com essa mulher…, pois ele é casado…, e ainda também pagou um advogado que cavou mais a cova pra ser enterrado…, não defendeu em nada…, estamos com um outro advogado que esta tentando de tudo pra amenizar o que o outro advogado fez…, a delegado errou em varias coisas prendeu como se ele ainda tivesse envolvido com essa pessoa…, como padrasto da menina…, frisando que o relacionamento já tinha terminado a 4 anos….
    Bom não é um desabafo apenas comentando o ERRO que acontece quando as PESSOAS que se dizem SABEDORA da LEI usam forma errada a JUSTIÇA.
    Estamos esperando pela JUSTIÇA correta.

    1. Daniel Towersey

      Acompanhei um caso semelhante de acusação falsa de estupro de menor, mas, infelizmente o réu foi condenado a quinze anos de prisão.
      O íncrível é que não houve “penetração”, lesão, ou qualquer tipo de sequela. A lei brasileira equipara a “estupro de vulnerável” qualquer satisfação sexual obtida de um menor de 14 anos, mesmo que o(a) menor não tenha sequer tido percepção do fato.
      No caso que eu acompanhei, duas meninas que, por desídia ou mesmo interesse da mãe, se distraiam assistindo filmes pornô na “Gatonet”, portanto sem controle parental, relataram ao ingênuo delegado detalhes da genitália masculina que supostamente teria sido exposta pelo acusado.
      Depois de vivenciar este caso, não chego nem perto de criança.

      1. Jorge Oliveira

        Conheço caso semelhante no planalto central. E tudo uma armação montada pela ex-mulher do cara com a ajuda de uma amiga dela. depois a ex- se arrependeu da falsa denúncia, foi na delegacia retirar a queixa, mas claro, a alei impede que seja aceita. Escreveu uma carta que não sei se chegou, no desenrolar do processo a ser juntada aos autos, ou se foi, se deram valor a ela. O que sei é que o cara está injustamente amargando quinze anos de cadeia, sujeito a toda sorte de maus tratos.

      2. Jorge Oliveira

        Daniel vou replicar o que saiu escrito quatro comentários abaixo – errei ao escrever –

        14 de janeiro de 2014 as 01h17 (a hora do Blog não está ajustada ao Brasil, era 23h17)
        Conheço caso semelhante no planalto central. E tudo uma armação montada pela ex-mulher do cara com a ajuda de uma amiga dela. depois a ex- se arrependeu da falsa denúncia, foi na delegacia retirar a queixa, mas claro, a alei impede que seja aceita. Escreveu uma carta que não sei se chegou, no desenrolar do processo a ser juntada aos autos, ou se foi, se deram valor a ela. O que sei é que o cara está injustamente amargando quinze anos de cadeia, sujeito a toda sorte de maus tratos.

    2. Eliete Muniz Caldas

      Heberson, nao matarom so sua carne, mais tambem a sua alma, alias a alma eles nao podem matar pois esta pertence a Deus por Jesus Cristo. Ainda bem que um dia vamos ter um julgamento justo e eterno, onde o dinheiro nao vale nada, pelo contrario muitos vao ser condenados por ele, por nao saber usar para fazer o bem ao seu proximo. Quando Deus da poder o ser humano o coraçao deles se eleva a extremidade da crueldade,com exceçao de alguns que continuam simples e humildes e humano nao deixando o poder e o dinheiro tomar a sua mento e o seu coraçao. A humildade vai a frente da honra. Verso biblico.Eliete

  150. cler

    Dor dó desse filho de deus que foi rejeitado pelo poder judiciario .Que justiça e essa ? Abandonado esquecido pelos poderosos, ele e pobre né? O que vale um pobre negligenciado ? Nada , como podemos ver ,ele não tem direito algum.não medicamentos não vida !para que vocês estudaram tanto senhores juízes? O houve ?arrancaram esta pagina da constituição? O que eu sinto agora e uma grande decepção e vergonha sim vergonha do meu país dos poderosos que nele reside.trabalhem para não cometerem tantos crimes como esse.vocês conseguem dormir ?sabendo que estupraram um inocente e como presente lhe deram o virus hiv ?

  151. Ana Lu

    Esses governos ,nem chegam a ser governos.São sim uns desgovernos,que só se preocupam como a ROSANA SARNEI em comprar a merenda dos deputados e capachos, de champanhe ,vinhos importados,lagostas ,siris e o diabo que se atravanque no buxo desses desgraçados ,inoperantes,incompetentes!Isso por que não foi na família deles,não foi com a filha deles,não foi com a esposa deles,não foi com a mãe deles!Cachorrada!É só pluma e paetês,sugam o POVO e o povo ainda endoça a permanência deles no poder.Quem põe essa gente lá somos nós!Não fazem nada só LEIS para se beneficiarem!E a justiça só funciona conforme a “CARA” do freguês.Os FAVORES das LEIS para os amigos (conforme os interesses).Os rigores da LEI para os inimigos (retalhações,barrações,perseguições).E a Lei em si em cima de um papel!

  152. Fabielly

    Sei que é uma dor irreparável tudo o que ele viveu, é um caso revoltante um descaso total do governo, mais me pergunto cade as emissoras de televisão será que alguém se prontificou em contar para o mundo tamanho descaso e humilhação que esse cidadão sofreu por uma injusta acusação? É ridículo dá parte de muitos mostrar somente o que o “governo finge fazer de bom” as verdadeiras matérias, as verdadeiras histórias da vida real, os verdadeiros grandes erros do governo são simplesmente omitidos, escondido por trás dos panos. O Brasil precisa de mais pessoas como você que relatou essa história, que busque mostrar que existem muitos pobres honestos, que lutam para ter uma vida melhor mais que por um grande erro paga por um crime absurdo que nunca nem se quer cometeu ou pensou em cometer, que Deus de alguma forma consiga trazer um pouco mais do que foi tirado desse cidadão que hoje luta para viver ” SUA PRÓPRIA VIDA “.

  153. Pedro Bérgamo da Silva Neto

    Juízes sem juízo…… Decadência moral de todo o magistrado brasileiro. Juízes corruptos e corrompidos. O Brasil precisa mudar de cima para baixo. Precisamos de uma grande revolução ética e moral e mudar a constituição deste paìs!! Já não temos políticos sérios, e não temos mesmo.E agora?? Como ficamos?? Pedir desculpas adianta? dUm novo Brasil!!!inheiro só adianta?? Os culpados pelo erro deveriam pagar com suas vidas !!!!!!!

  154. vera lopes

    A injustiça é a pior dor do mundo, ela nunca sara,fica na mente das pessoas a cada momento que é relembrada é uma dor,nosso país é muito pobre em descobrir a verdade em primeira mão lança a prisão e passam anos p\descobrir a verdade e quando descobre, eu sempre estive sofrendo tds as vezes que saia uma reportagem em nome do HEBERSON eu me sentia pessima,mas as pessoas honestas e de bem estiveram td tempo orando por vc e é por isso que chegamos um final feliz mesmo depois de tanto sofrimento.Desejo a vc e sua familia muitas conquistas e para a familia que o acusou,que tenha perdão divino e coloque a mão na consciencia p\q nunca julgue o outro sem provas.Que a doença que vc pegou na cadeia não seja o seu fim, vc vencerá em nome de JESUS. um abraço á familia que sofreu por um erro muito grande.

  155. ALESSANDRA

    SEM ARGUMENTOS DIANTE DE UM RELATO DESTES.MESMO QUE MUITAS PESSOAS SE MANIFESTEM EM AJUDA, O ÚNICO QUE PODE SARAR ESTAS FERIDAS CRAVADAS NO CORPO E NA ALMA DO HEBERSON É JESUS.SOMENTE ELE PODE DAR CONTINUIDADE A VIDA DESTE HOMEM.EU PEÇO A DEUS QUE CONTINUE FORTALECENDO E USANDO NATHALIA ZIEMKIWICZ E TODOS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NESTE CASO, POIS UMA COISA EU TENHO CERTEZA: OS OLHOS DO SENHOR PASSAM POR TODA A TERRA, ESTÁ SOBRE OS BONS E MAUS, NÃO CAI UMA FOLHA DE ÁRVORE SEM QUE ELE SAIBA.E MAIS: ELE NÃO DORME E ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO. O DEUS TODO PODEROSO PERMITIU UMA BRUTALIDADE DESSAS, ELE NÃO QUERIA, ELE NÃO É RESPONSÁVEL, MAS ELE PERMITIU ENTÃO ALGUM PROPÓSITO TEVE E ESTÁ TENDO.MESMO COM AJUDAS E AMPAROS ESTE HOMEM E SUA FAMÍLIA, PRINCIPALMENTE SUA MÃE PRECISA DE NOSSAS ORAÇÕES, POIS SOMENTE O MESTRE JESUS VAI TER O PODER DE CURAR A SUA ALMA, SOMENTE OS MÉDICOS DOS MÉDICOS TERÁ O MEDICAMENTO CERTO. DEUS É UM DEUS VIVO E DE PODER, SE ELE QUISER , ELE TAMBÉM CURA.SE EU PUDESSE FALAR PARA O HEBERSON DIRIA ASSIM: – SABE QUEM SOU EU, NÃO TENHO NOÇÃO DO QUE PASSOU, MAS VOCÊ TERÁ QUE ENCONTRAR FORÇAS SOMENTE EM LUGAR E ESTE LUGAR É NO SENHOR. SE COLOQUE NAS MÃOS DELE ASSIM COMO O BARRO NAS MÃOS DO OLEIRO E DEIXE ELE DE MOLDAR NOVAMENTE, TE FAZER DE NOVO!!!!!

  156. Roger Castro

    Será que a Querida Sr. Governadora do Maranhão Roseane Sarney não poderia diminuir um pouquinho a sua relação de alimentos e bebidas que estão em licitação, ( 2 (DUAS) TONELADAS DE CAMARÃO, 80 (OITENTA) QUILOS DE LAGOSTA CENTENAS DE LITROS DE WHISKY ESCOCES, CANAPÉS DE CAVIAR E OUTROS.
    Será que filha do nosso Ilustríssimo Sr. José Genuíno não poderia incluir nas doações que ela esta pedindo ao povo e ao partido político a qual pertence, para pagar as dividas de seu amado pai ( fruto dos roubos) uma parte para “Ajudar o Governo do Estado do Amazonas a indenizar este “CIDADÃO” Brasileiro, Este nos podemos considerar um Cidadão Brasileiro, pois Trabalha para fazer jus ao salário que ganha. Nos o povo Brasileiro, deveríamos nos unir e fechar esse congresso, acabar com esta podridão, desfazer esses partidos políticos onde só tem corruptos, ladrões e mercenários.
    Vamos nos mobilizar, não para o carnaval ou a copa do mundo, mas sim para o ano de eleição, vamos mudar a mentalidade do nosso povo.

  157. Rosinei A SILVEIRA

    Gostaria muito de poder ajudar o Heberson. Temos hoje a medicina mais avançada do planeta. Ainda pouco divulgada. Mas posso oferecer para ele sem custo. É o minimo que posso oferecer. Tudo oque ele passou ja foi, agora é focar no presente e mudar esta historia para que ele tenha um futuro melhor.

  158. wilton

    Onde encontram-se os Barbosa nesta hora isto não lhes dão mídia.Nesta hora eles se escondem em suas toga de Bat Fino .A chamada Justiça vendou os olhos foi de vergonha dos nossos Magistrados

  159. Daniel Borges

    Esse é o retrato da pobreza… ser pobre é ganhar um salário mínimo por mês e ser miserável é ganhar isso e ser punido por um sistema que demora anos para levar a julgamento, num país aonde a Presidente se sente orgulhosa por entregarmos no prazo somente as obras de bilhões para uma copa do mundo.

  160. Tayza Vasconcelos

    Orgulho do meu pais? O que tenho aqui dentro de mim é nojoo! Nojo de um pais tão Omisso… Injusto! Ridículo!
    Dinheiro nenhum pagará a vida que ele perdeu! Dinheiro nenhum minimizará a dor de olhar no espelho e ver as marcas de uma vida arrancada! Mas se é para falar de dinheiroo, ele e sua família deveriam ser bancados até os últimos dias de suas vidas!

  161. Izaura Catori

    Impossível não sentir nada com esse relato…impossível não nos colocarmos no lugar desse rapaz e tentar,apenas tenta imaginar a dor que ele carrega…impossível não sentir vergonha dessa política suja e cruel que assola nosso país!!!!

  162. Edvan Paiva

    É triste e lamentável tudo isso, e o pior é que ninguém está livre de injustiça não, mas se for pobre, preto ou ladrão de galinhas, está mais sujeito a não ter voz e nem vez. O sistema é autoritário, comprometido, leviano, interesseiro, e pré-julgador nas figuras que o representam. A justiça é cega, mas o povo não, e é inadmissível errarem e não pagarem por isso, deveria ter uma pena para juízes e advogados inescrupulosos, que na ânsia de culpar um inocente se atem a evidências duvidosas para tomar decisões imorais. Deus me livre de fazer qualquer coisa errada, porque eu não confio nem um pingo nesse sistema, aliás, você nem precisa fazer, como ficou claro para o Heberson.

  163. SANDRA

    SOU POVO E COMO POVO SÓ POSSO LHE PEDIR PERDÃO POR SERMOS TÃO ESTÚPIDOS E COLOCARMOS PESSOAS SEM ESCRUPÚLOS, SEM DIGNIDADE, SEM AMOR AO PROXIMO PARA NOS GOVERNAR… SE SOUBESSEMOS VOTAR TALVEZ TIVESSEMOS DIRIGENTES NO MÍNIMO HUMANO E NÃO UMA QUADRILHA ONDE CADA UM QUER UMA FATIA MAIOR DESTE PAÍS CHAMADO PIZZA….NADA VAI PAGAR O QUE VC PASSOU E AS CONSEQUENCIAS QUE ESTE DESCASO DAS AUTORIDADES LHE TROUXE MAS MESMO ASSIM CORRA ATRAS DE ALGUM TIPO DE REPARAÇÃO PARA QUE SEU CASO SIRVA PELO MENOS PARA QUE OUTRO INOCENTE POBRE PASSE PELO QUE VC PASSOU.. DIZEM QUE A JUSTIÇA É CEGA.. PODE SER EM OUTRO PAÍS POIS NO NOSSO BRASIL INFELIZMENTE ELA ENXERGA MUITO BEM PENA QUE SÓ ENXERGA OS PODEROSOS , OS RICOS, OS FAMOSOS O RESTO É REALMENTE RESTO….QUE DEUS LHE ABENÇÕE

  164. eduardo braga

    Já imaginaram o que estará esperando por estas pessoas , governadores, promotores, juízes, etc e tal quando chegarem no mundo espiritual,na certa irão encontrar Hitler e os grandes assassinos , que dizimaram vidas sem a menor condescendia.
    Gritarão, meu Deus o que foi que eu fiz para vir parar neste lugar de horror. As regiões humbralinas estarão esperando de braços abertos todos os seres malvados e covardes que são capazes de atitudes como estas. Na certa este jovem também está em processo de resgate por algo errado que praticou no passado, mas poderia passar pela prova com maior facilidade se houvesse da parte dos seus juízes maior interesse em não condena-lo sem provas. No final ele pagou sua dívida e os seus algozes adquiriram parcelas de culpas, que sem a menor dúvida, no futuro terão que enfrentar situações iguais a esta. Assim é a lei de causa e efeito.( obs: meu nome e igual a um que foi governador deste estado, mas felizmente não sou ele.)

  165. TANIA LUCIA

    Infelizmente existem muitos HEBERSONS por aí, é uma pena que tudo isso tenha lhe acontecido, sei que vai ser difícil superar mas tenha Fé, só assim poderá enfrentar todos os contratempos. e as marcas serão menos dolorosas. Querido, conte com uma pessoa amiga Hoje e Sempre…
    Abraços….

    Sinto-me envergonhada de fazer parte de um País onde tantas Injustiças acontecem….

  166. Gracimari

    Moro em São Paulo e gostaria de ajudar esse rapaz de alguma forma! Aguardo
    Parabéns as suas defensoras legais para que continuem assumindo o caso!
    Atenção povo e estudantes do Maranhão: quanto a atitude dessa governadora insana, irresponsável ao fazer listas de quitutes
    para as festas, enquanto sua população pobre vai a luta pelo pão de cada – vão para a rua.
    Esses governantes acham que ainda estão na época do Brasil -colônia. Vocês ficarão para a história. E serão vergonha de algum descendente de vocês que tenha o mínimo de noção de respeito e moral. Chega povo do Maranhão do voto de cabresto!
    Está na hora de se libertarem desses ladrões safados. Gostaria que um avião fosse fretado com todos os safados desse país
    e que um problema no motor desse um novo destino a esses vilões.
    VAMOS PARA RUA, SEM DESTRUIR, MAS MOSTRANDO QUE QUEREMOS UM BASTA.

  167. genesio batista

    …. Uma questão me assola o pensamento após ler esse precioso relato: ONDE ESTÃO OS DEFENSORES FERRENHOS DOS DIREITOS HUMANOS, que só aparecem para defenderem bandidos?????????
    Pode ser que esteja equivocado, mas será que algum representante legal essa “categoria” já foi bater à porta desse rapaz oferecendo ajuda? Já foram às midias vomitarem suas indignações sobre esse caso, como fazem comumente em aparições bombásticas? …… os senhores têm a palavra!!!
    Eu simplesmente continuarei minha indinação, impotente diante dos poderosos que estão no Judiciário… qta vergonha meu Deus!!

  168. Darmim R Braga

    Uma vergonha esse nosso pais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Moro na Europa e vejo isso!! E penso que um dia ainda vou viver ai!!!!

    Mas e minha terra amo esse pais!
    Amo minha cidade ..BH MG!
    AMO O BRAZIL…..MAS PELO VISTO ESSE PAIS NAO OLHA NEM UM POUCO PARA NOS NE GENTE!!

  169. Valdir

    Estou enojado! Quantas pessoas sofrem e caladas, por não terem com quem falar? Chorei também ao ler esse depoimento e espero que o Heberson possa de alguma forma reconstruir sua vida. Serão marcas muito pesadas que penso eu, o tempo não irá apagar. Infelizmente, existem muitos Hebersons no país inteiro. O que falar numa situação dessa? Este ano é ano de eleição, vamos pensar melhor, não sejamos omissos, assim como estão sendo omissos os políticos desse país, quer seja neste caso ou em milhares de outros!

  170. Sara Albuquerque

    Isso me causa raiva, indignação em saber que tantos outros como esse injustiçado homem esquecido pelos poderosos que infelizmente nós ajudamos a encher o bolso de dinheiro e depois esnobar dos menos favorecidos…..MAIS CADA UM PRESTARÁ CONTA DE SEUS ATOS DIANTE DE DEUS.

  171. Felipe Ferreira

    A Procuradoria Geral do Estado tem o dever de defender os interesses do Estado. A Procuradoria Geral do Estado é o “advogado” do Estado, assim estabelecido pela lei.

    Se o pedido da indenização foi negado, não foi pela PGE, mas sim pelo juiz que aceitou a tese de defesa da PGE.

    A Procuradoria infelizmente tem o dever de defender a negação do pedido.

  172. Walter L Marques

    Literalmente foi condenado a morte, é muito deprimente constatar que ainda existem pessoas que não medem consequências para livrar a sua cara, não se importam com o destino dos mais fracos desde que tenham sossego e fiquem livres de amolação.

  173. xxxxx

    Entre as denúncias, reações e apoios necessários, além disso não existe ou se vislumbra uma campanha que imponha um processo para aqueles juízes e advogados que condenaram o rapaz inocente?????
    Aceitaremos, nesse caso, entre os milhares a sua libertação e pedido de “desculpas” Afinal quem pode perdoar e quem dever pedi perdão. Nem se perdão bastasse…

  174. Fabio Silva Cezar

    Pessoal,

    Alguém tem o contato do grupo que ajuda com os medicamentos dele ? Ou algum grupo que o apóie ? Impossível ler uma noticia dessas e ficar impassível …

  175. maria cristina gaspar somma

    O que vocês acham de fazermos uma campanha para ajudá-lo? Abrir uma conta no nome dele e quem puder depositar o que puder, pode ser até R$1,00, acredito que centenas de pessoas vão ajudar.

  176. Luiz Carlos da Silva

    Lamentável é pouco pra consolar os injustiçados do Brasil .

    Chocante ,humilhante , tratar as pessoas menos favorecidas ,o Brasil vive um ” APARTHEID ” ,acreditem é real .

  177. andrea

    Fiz uma pesquisa para a ONU entrevistando presos de Crime Sexual, falei com mais ou menos 25 presos da Penitenciaria de Aparecidinha, ouvi um relato que me fez chorar durante a entrevista, não sei se ele estava sendo sincero, mas me penalizei, hoje tenho um olhar diferente para esses casos, ou melhor alguns casos, esse rapaz é mais uma vitima desse sistema injusto. Sucesso garoto, você merece!

  178. GENARO CATTEM NETTO

    tinham que prenderem ,os policiasi que o prenderam,a delegada,o juiz que expediu o mandado de prisao ,o governador pela vergonha ao qual este cidadao honesto passou e todos envolvidos nesta barbarie!!!
    EU TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO…….
    PAIS SEM LEI ALGUMA!!!!
    QUE MORRAM TODOS OS ENVOLVIDOS NESTA BARBARIE OU QUE PEGUEM AIDS E SOFRAM AOS POUCOS!!!

  179. Andréa siqueira

    “Sem palavras”
    Não acredito na justiça de um país que faz do povo mais humilde seu capacho, que se esconde atras de uma bola como o melhor do mundo, quando milhares de Hebersons vivem na mesma situação, sendo explorados, violentados todos os dias, eu ñ acredito nesta justiça que me faz acordar cedo trabalhar oito horas por dia todos os dias e no dia do meu pagamento meu dinheiro mal dá pra eu passar uma semana em casa com os meus filhos, não tenho direito a laser se meus filhos pedem para ir ao cinema tenho que fazer um bico aqui outro ali p que eles posam ter uma vida social, em sinto triste em ter que ler essas notícias de pessoas boas servindo de bodes expiatórios para que a “justiça” seja feita. Sinto muito Heberson ninguém pode imaginar a sua dor, nem amenizar seu sofrimento e o que me indigna mais é saber que mesmo com todo o dinheiro que vc possa receber, sua condenação a sua sentença é irrevogável vc terá que conviver com essa doença enquanto viver eu realmente sinto mesmo. Que Deus te acolha e que a sua história não vire mais uma estatística no pa´s do futebol 🙁 Um forte abraço Andréa

  180. Augusto

    O relato do que aconteceu com este rapaz é bem parecido com o de outro brasileiro, infelizmente não lembro o nome dele mas seu caso foi muito divulgado, até o Jo Soares levou ele em seu programa. Ele perdeu seus documentos eteve os mesmos usados por um homicida e foi preso mesmo uma das vítimas afirmando que ele não era a pessoa que tinha matado seu familiar. Ele passou anos preso e depois conseguiu provar sua inocência, depois 3m uma bliz foi preso novamente pelomesmo crime pois a justiça não lançou o habeas corpus no sistema só que dessa vez ele ficou em um presidiu que iria passar por uma rebelião. Rebelião onde ele foi espancado e fi ou cego, passou anos exigindo uma indenização, foi abandonado por sua mulher e seus filhos e o pior só recebeu sua merecida indenização no dia do seu falecimento. Espero que o povo de manaus e não só de lá não permita que isso aconteça novamente com o heberson. Não tenho vergonha d3 nossos políticos nem muito menos de nosso sistema judiciário e de seus magistrados, eles são inocentes, o verdadeiro culpado é o povo pois são eles que votam em um político por uma saca de cimento. Se você não gosta do que acontece tem poder para mudar isso.

  181. Zelia

    Eu entendo perfeitamente o significado da frase “Eu morri quando me fizeram pagar pelo que não fiz”. Mas sei que mesmo entendendo não consigo alcançar a dimensão do seu sofrimento Heberson. Tomara que você consiga superar e se superar.

  182. Rosana Parisi

    Certamente TODOS os brasileiros solidários, decentes, éticos, justos, podem ajudá-lo. Quero ajudar também. Natália, parabéns por seu trabalho corajoso, seu texto emocionante e que me deixa ainda mais emocionada. O que me veio a cabeça é se em um desses tantos contatos dessa rede solidária que se formou em torno desse caso, se não haveria um Educador em Manaus, uma pessoa de boa vontade que pudesse ajudar esse rapaz a estudar inicialmente em casa, depois fazer um Telecurso ou um curso Técnico, enfim, devagar conquistar uma vida que lhe é de direito. Contem comigo, bela campanha, belas atitudes!

  183. marcia

    Eu gostaria que alguém me respondesse:até quando pessoas inocentes serão presas,bandidos continuarão soltos,esse bando de políticos ladrões,sem vergonha, que não fazem merda nenhuma,famílias estão sendo destroçadas,quando li essa reportagem,chorei,não consigo entender…até quando isso vai acontecer????

  184. Regina

    O absurdo foi feito, o dano foi causado, precisamos ajudar ele a superar isso tudo.
    Devido a distância acho que sou muito pequena pra fazer muita coisa mas posso tentar oferecer consolo e ajuda.
    Quero poder enviar uma carta com palavras boas pra ele, acho que ajudaria.
    Acha que tem como ajudar com isso Nathalia?
    Também quero mandar algo por essa conta.

    Muito triste. Não consigo nem descrever o que sinto.

  185. Magda Meiriele

    Esse é o Brasil vergonhoso em que vivemos. Quantas pessoas já foram injustiçadas e quantas ainda serão. Um país sem justiça onde o governo só sabe roubar e injustiçar a população de todas as formas possíveis. Esse inocente ficou detido injustamente tanto tempo e enquanto isso os marginais de forma geral “fazem a festa”, e como não lembrar também dos ladrões de colarinho branco que representam o povo nas prefeituras, câmaras, senado, prefeituras, etc. Estes que deveriam lutar pelo bem estar da população, mas a realidade é que se já não bastassem os salários abusivos que recebem, ainda cometem todo tipo de ladroagem. E os cidadãos de bem que lutam todos os dias pelo pão de cada dia é que “pagam o pato”.

  186. Thomaz Luiz

    Que tal se ao contrário deste rapaz fosse um dos mensaleiros pra adquirir adis.Ai a justiça indenizaria em milhões,concordam?

  187. Hélio Freitas

    O que dizer diante tamanha imprudência?

    Verdade, é que nada poderá apagar de suas lembranças as torturas e humilhações vividas durante todo esse período.
    Peço a DEUS proteção à Você e todos que fazem parte dessa mobilização de Justiça.
    Peço também, proteção à mim. Haja a vista, nenhum de nós estarmos livres de erros como esse.

    Desejo força mental e espiritual Heberson; DEUS fará a justiça necessária!

  188. Deborah

    Sugiro aqueles que se comoveram com esse caso que leiam o livro Holocausto Brasileiro da Daniela Arbex. Somos todos omissos há muito tempo. Por isso que não adianta simplesmente dizer que “a culpa não é minha, não fui eu que votei nesse ou naquele”, pois um desgoverno é responsabilidade de 2 partes, do que governa e daquela que é governado.

  189. Jaciana Meira

    Pessoas são jogadas em valas comuns vivas nas penitenciárias brasileiras. As condições são tão terríveis que só se pode concluir que é o modo do Estado (o Estado somos nós, que votamos, não esqueçamos) sumir com aquilo que requer mudanças estruturais para ser resolvido. É um verdadeiro genocídio. Genocídio de pessoas comuns, que têm mães, pais, filhos, vida. Ainda que tenham cometido crimes, são seres humanos, cada qual com sua história singular. Há uma legislação penal que específica as condições da prisão preventiva, e ela não é cumprida. Seres humanos estão sendo jogados num lixão, e olhamos para trás indignados com o que foi feito aos judeus na Alemanha nazista. E, nossos protestos, até agora, são em maioria breves períodos de histeria coletiva, cujos motivos esquecemos logo em seguida para continuar nossas vidas, dentro de um apartheid social.

  190. Meire Moraes

    Muito triste , as palavras fizeram com que meus olhos se inundassem de lágrimas… Me senti impotente…
    Nada que fizerem neste mundo fará com que ele apague tudo que passou…E ainda acham essa miséria muito?
    Indignada!!!!!!

  191. Ana Laura

    Me revolto a cada dia e a cada historia de vida em que fico a par. Esse governo é uma bosta (me desculpe a palavra), lamentável .

  192. Hari Waldow

    Porque juizes, desembargadores e outras autoridades não conseguem se sensibilizar por situações como as de Heberson? Fatos tão berrantes que qualquer criança entende e se compadece, tornam-se um problema insolúvel para esses “doutores” de cadeira. E existem milhares iguais a Heberson! Parabéns pela iniciativa de auxiliá-lo! No entanto, NUNCA devem desistir de receber a indenização do estado por esse erro crasso. Eu quero ter o numero da conta de Heberson para auxiliar esse homem. Desejo que ele se torne um ícone que encabece os protestos nesse Brasil do desleixo, para que muitos outros inocentoes atrás das grades tenham seus direitos atendidos. Só assim poderemos melhorar nossa Pátria, porque . . . depender dos magistrados, é declarar a falencia da dignidade humana no Brasil.

  193. Jose Roberto

    Daí você pega uma duzia de mensaleiros do PT e da regalias como prisão domiciliar, trabalho. Eles sim que deveriam ser estuprados em uma delegacia, sentir na pele o resultado de roubar doentes , velhos , pais de família, gente trabalhadora.
    São eles mesmos que acabam crucificando pessoas inocentes para encobrir seus roubos e falcatruas.
    Bandidos , safados,
    Nada se pode esperar de um governo corrupto se não o fechar dos olhos para a bandalheira promovida por eles mesmos.
    revoltante!!

  194. Fernanda Candido

    Infelizmente justiça no Brasil é falida: condenaram um inocente, o culpado pelo estupro deve estar solto, da mesma forma que o Heberson não teve apoio e atendimento, a menina e sua família também não. Precisaram achar um culpado e não uma solução.
    Temos que divulgar e pressionar para que a justiça seja feita a quem dela mais precisa.

  195. dejair zem

    Mais um dos incontáveis casos de injustiça neste pobre país. Polícia corrupta e ineficaz.Advogados malandros. Juizes que julgam como se fossem os infalíveis donos da verdade. Contra pobre e preto decisões rápidas. Por que o sr. Paulo Maluf não está preso? Por que o Meritissímo Dr. Juiz mandou soltar o Cacciola? Por que o Deputado assassino de Guarapuava não foi julgado? Por que o ladrão Bibinho está solto? E seu filho que matou quatro numa só vez está andando por aí como se nada tivesse acontecido? Pobre Brasil. Podre Brasil. Corrupção 10.

  196. mali mascarenhas fernandes

    as feridas da alma não são curadas com o coquetel. essas marcas heberson as guardará para sempre, como tatuagem.
    o dano é irreparável!

  197. CARLOS AGUSTO DE OLIVEIRA

    É com grande tristeza e revolta que tomei conhecimento do ocorrido em Manaus. Essa política do Brasil é parcial, se hoje temos alguns presos na cadeia, é por pouco tempo e com privilégios. Ainda bem, que existe pessoas como você, Nathalia parabéns, pois são vozes como a sua que deve ecoar nos corações dos cidadões honestos. É esse tipo de atitude, que muitos brasileiros se envergonham de ser brasileiros.
    Vou morar fora do país, pois lá fora existe governo, disciplina, ética, moral e as coisas funcionam.

  198. Elza Pereira

    Sou aposentada e tenho 73 anos.Este fato me chocou profundamente. Ele foi preso, julgado e pagou por algo que não fez..
    Não poderei ajudar este cidadão com bens materiais, porém, posso ajudá-lo com minhas orações. Pedirei a Deus por sua melhora na sua doença incurável e que aqueles que possam ajudar financeiramente o façam.
    Pedirei a Deus que faça uma luz na cabeça das autoridades deste país. Lembrem que ainda somos humanos.
    Pedirei também a Deus que desperte nos corações humanos para que nas eleições de outubro seja dado o troco para esta política imunda que assola o nosso país.

  199. Melquisedec Lima

    E quando o estado não faz! nós fazemos! nós tomamos a responsabilidade pelo erro de quem estupra não só nestes casos de erro a um inocente, mais a todo dia todos nós os ditos brasileiros. Tamos lenhados com este governo este país este planeta. Mais temos uma esperança. A esperança esta na solução que n´´os mesmos damos abaixo de Deus. E em Cristo!

  200. Celestino Neto

    Ao tentar ler…ao ver o descaso de um caso entre tantos que são omitidos da sociedade.Vale refletir e vale ter a convicção de que não podemos parar de ir as ruas cobrar que a famigerada Carta Magna de 1988 seja de fato e direito cumprida nos seus artigos!

  201. Ademir Cezário

    Um cidadão honesto sendo estuprado pela a justiça brasileira, é uma vergonha.
    Antes de qualquer humilhação a esse rapaz foi a covardia de um justiça elitizada que rouba, que massacra, que é corrupta.

  202. Roberto Giannini Pithon

    Estou paralisado de nojo por essa brutalidade feita contra esse cidadão brasileiro, cidadão que, como todos os cidadãos, deveria ser respeitado e jamais passar por um trauma desses. Parece que falar sobre o assunto pouco vai adiantar pois acho que os políticos e muitas pessoas ditas de bem já não sentem mais nenhuma compaixão por ninguém, só se interessam por coisas materiais, que aparentemente lhes proporcionam uma sensação de poder, só uma sensação. As pessoas precisam acordar nesse pais e defender a justiça e o bem estar de pessoas vulneráveis, indefesas e que são massacradas pelo descaso e pela maldade.

  203. valdivino

    |E muito triste ler todo esse relato da vida Heberson,mais triste ainda é saber que esse não é o primeiro e nem vai ser o último caso de erro do judiciário,são vários os casos,em que o estado erra causa um sofrimento enorme em pessoas inocentes,que quando essas pessoas tem o direito a uma indenização que com certeza não vai reparar os danos causado,o estado ainda se recusa a pagar,como aconteceu no caso de Heberson,que o estado diz ser um valor muito alto,não imagina o que ele passou atrás das grades,que para ele não há quantia que vá pagar o dano que sofreu, o que nos resta e pedir pra que a nova geração que mais a frente vão está no poder que mude essa retrato que nós Brasileiro temos de nosso pais,que retrata impunidade,corrupção,injustiça, que deve ser mudado, fazer nós brasileiros acreditar que temos justiça é que essa justiça seja para todos como preconiza nossa constituição,não fazer distinção de cor sexo ou classe social.

  204. Antonio

    Como você escreveu, não tem palavras para comentar. Mas há sentimentos, sentimentos de revolta, indignação, raiva, mas também de felicidade por saber que neste País existem pessoas que estendem a mão a quem precisa, muito obrigado.

  205. Luciano Patis

    *Triste, muito triste, sofreu tudo que animal nenhum deveria sofrer. Eu preferia a pena de morte,
    Nossas leis são ultrapassadas e a justiça como sempre digo, anda muito bem representada pela muler com venda nos olhos, é cega e muitas vezes injusta!

    Tenho 33 anos, torço para que um dia nem que seja através de uma grande revolução, tudo isso comece mudar.

    Que Deus ilumine este senhor e todas as pessoas do bem.

  206. Luiz Lustosa de Alencar Filho

    Sou Advogado e não acredito na Justiça brasileira. Um País que não oferece garantia jurídica, não é confiável.

  207. dora veras

    eu nao sei como dizer alguma coisa ,só que minha indignaçao é de tamanho enorme ,e dizes sinto muito ainda é pouco ,mas me sinto culpada pelo seu sofrimento afinal eu voto, quando tem eleiçoes e esse pais nao merece mais um voto meu ,e acho que as pessoas deveram se concientizar, tomar o pais que é nosso ,pois trabalhamos para melhorar essa porcaria de pais ,temos que tomar uma iniciativa e faz jus á esse caso ,eu apelo pelo voto nulo , em forma de protesto contra esses corruptos ,que nos roubam e deixa os cidadoes nessa situaçao. vamos pensar melhor ….

  208. Odete

    Lágrimas escorrem pelo meu rosto….. E os direitos humanos, cadê??? Li não me lembro onde que o governo do Amazonas não sabe o que fará com o Estádio, que consumiu, milhões, ou será bilhões? , de reais, depois da copa do mundo. Já sei, Sr, Governador, “venda” o estádio e dê a esse homem e mesmo assim , com certeza, ainda ficará em débito com ele. Eu também sinto muito Sr. Heberson e também sinto raiva e nojo pelo que fizeram com o Sr.

  209. Junior

    Em momentos como esse, o que nos resta, é apenas curtir a sobriedade da nossa impotência diante de um sistema perverso e criminalizador, fomentado pela necessidade irresponsável de respostas à população, onde o único critério válido é atacar os não abastados, desprovidos de educação e proteção. Educação esta que o sistema é preparado para negligenciar e fingir que está tentando. Posto isto, não vislumbro nem visualizo a tal mudança social que, no decorrer dos tempos, certos “intelectuais”, malditos “intelectuais”, insistem em argumentar por meio de suas teses filosóficas, a fim de, manter o povo como gado. No contexto geral, não mudamos absolutamente nada desde os tempos da colonização. Continuamos escravos, colonizados, alienados, subjugados e explorados. Continuamos a merce de um sistema montado para subtrair e não somar ou multiplicar, no máximo, dividir com o próprio. A verdade é que, em números, somos uma grande nação, apenas! Liderada por uma porção de bandidos, bandidos que se revestem de ferramentas do Estado que, hora legitimado pela “vontade” do povo ou “concurso público”, tecem o braço forte dos interesses pessoais de juízes, advogados, empresários e políticos, em detrimento da opressão na sociedade, em suas mais diversas formas. Dito isto, me permitam o silêncio em sinal de protesto!

  210. Ana Lúcia

    Lamentável, pior é saber que muitos casos como esse acontecem e ficam por isso mesmo. Um pedido de desculpa do Estado acaba com todo o sofrimento causado! cada dia mais revoltada com a justiça do nosso país!!

  211. Selma Cerqueira

    Nossa, uma historia muito triste..impossivel n se emocionar..Q Deus continue lhe ajudando e a todos q esta lhe apoiando…

  212. maria aparecida

    POR MISERICORDIA ,SÓ DEUS NO COMANDO ,AINDA BEM QUE O MUNDO É REDONDO ,TD TEM SUA REVISÃO A DELE CHEGARÁ TENHO CERTEZA,PARA QUE ELE NUNCA PERCA SUA FÉ ….

  213. Eron Flores

    Fica difícil comentar tamanha brutalidade, mas quero aproveitar este espaço para pedir a Deus que ilumine sua vida e que amenize um pouco de sua dor, e que faça principalmente com que todos os responsáveis por tudo o que aconteceu, paguem pelo crime que cometeram.
    Apesar de não te conhecer, deixo aqui meu fraterno abraço.

  214. RENE ALMEIDA

    Comentar o que? Nojo? Revolta? Perplexidade?
    Esse país cada vez mais me surpreende. Não que eu não espere. É que nossos líderes conseguem ir mais fundo, serem mais podres do que já são.
    Torço para que o Heberson consiga tudo aquilo que tem por direito e muito mais, que ele arranque as calças e a alma, se é que uma pessoa dessas tem alma, desses líderes corruptos, podres e que estragam nosso país.

  215. JOSE JOAQUIM

    Que Injustiça o poder Publico do Estado da Amazonas foi praticado contra o Sr, Heberson, mas a justiça de Deus, não é a mesma que a Justiça dos Juízes a Amazônia, acostumada às leis e suas considerações usadas a critério de quem deseja ver-se atendido. A justiça de Deus é a justiça do amor, da misericórdia, o que muda totalmente a ótica daquilo que entendemos como justo. Nem sempre a ação de Deus será a ação da Lei, pois o Espírito está acima daquela. Nem sempre o tempo de Deus corre com a pressa que desejamos. Nem sempre o que o senso comum entende como justiça engloba a misericórdia que não exclui ninguém, nem mesmo aqueles que nos violentam e aos quais desejamos imputar penas e sacrifícios. Vivemos tempos de injustiça contra aqueles que clamam suas necessidades. Tempos em que o poder está acima do serviço, e a manutenção da ordem justifica a arbitrariedade e a mentira. Tempos em que precisamos continuamente nos perguntar: que justiça eu mesmo pratico para com meu irmão? Que justiça eu quero para a minha cidade, para o meu país? Que olhar sou capaz de lançar à necessidade do outro? Heberson, que o Nosso Senhor Jesus Cristo possa curar as suas feridas e trazer em seu coração a Paz, Esperança,Amor e Perdão.

  216. Antonio

    Eu senti vergonha e um nó na garganta….e a familia que o acusou não praticou falsa acusação ??? o que aconteceu com a familia????

  217. Romualdo Ulhoa

    tem um site chamado AVAAZ.ORG que organiza abaixo-assinados na internet, poderiam organizar uma campanha para pressionar a “justiça” amazonense

  218. Mariza

    Nossa, estou engasgada com essa história. É de matar qualquer esperança no ser humano.
    Esse é apenas mais uma vitima dessa nossa tão cruel e verídica realidade, Infelizmente.
    Parabéns pela iniciativa de ajudar. Não tem dinheiro no mundo que pague tanta dor e sofrimento, mas ELE TEM DIREITO.
    Minha única resposta ao ESTADO, vai ser nas urnas.
    Um abraço
    Mariza

  219. edi do nascimento e silva

    A indenização desse filho de Deus pesa aos cofres públicos, mas, a roubalheira dos políticos não. O tratamento dele é caríssimo, mas, a aposentadoria de valores exorbitantes de ladroes de colarinho branco não; alimentos para ele é de uma quantia volutuosa
    mas, as fraudes com inss, dinheiro na cueca, mensalões, estádios superfaturados, pontes que liga nada a coisa nenhuma, estradas de ferro no meio da mata para os bichos brincarem de piui-piui, a trans amazônica nada disso pesa aos cofres publico mas a indenização de um cidadão que se encontra na atual situação por conta do estado é demais para o governo. Se nos cidadãos brasileiros podemos pagar os inúmeros impostos para esses ladrões legalizados roubarem também pode-se tirar a indenização dele destes mesmos impostos.

  220. Geni

    A Lei dis q somos obrigados a votar, mas não dis q somos obrigados a votar em alguém….fica a dica….pessoal o povo é dono do poder, mas infelismente os politicos tem a posse das armas, Quanto ao Heberson só Jesus na causa….vou orar por ele.

  221. sara

    Meu querido! aguarde, não é praga ,mais o que as autoridades fizeram c/ vc vão colher em um filho irmão ou em pessoas mais próximas a eles, infelismente é assim.

  222. Rafael Pimentel

    Dói…o Estado…este que nao sente, nao chora, nao tem fome…que um dia o Barão de Monesquie lançou a ideia dos 3 poderes…questionava que o estado nao poderia ter os 3 poderes…sinto agora MEDO…o estado está nos olhando…

  223. Hanna

    Nossa, não dá para exprimir a sensação que tive quando li. Gostei muito do seu texto assim como a sua iniciativa com relação a este caso. Parabéns pelo sue trabalho. Boa sorte para Heberson que apesar de tudo está lutando por sua justiça (ou será por liberdade?).

  224. Ronaldo Borges

    Uma vez Martin Luther King disse ” O que mais me incomoda não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons” as vezes aqueles que não tem voz, só precisam da nossa voz para ajuda-los. Parabéns por sua iniciativa.

  225. wilma

    Eu não tenho palavras,pois estou chocada, meu Deus quanta maldade e injustiça, estou muito triste.Heberson Oliveira, saiba que aqui em nosso pais não há justiça. Mas a Justiça divina existe, e Deus está vendo tudo isso e com certeza irá punir todas essas pessoas. Meus pais costumavam falar que o exemplo vem de cima, mas em nosso pais, temos os piores exemplos lá de cima….é claro que não vou generalizar, pois existe bons políticos, bons governantes, mas acabam sendo engolidos, pois a maioria não vale nada, estão no poder apenas para se beneficiarem, usando e abusando do poder e roubando muito.E nada importa para eles. O nosso pais é uma vergonha, tanta violência, por que não tem uma lei justa para por um basta.E o pior estão todos na rua. e ainda cometem essa insensatez de deixar um inocente como Heberson Oliveira preso, um homem de bem, passar por tamanha vergonha, e abusos na prisão… Heberson Oliveira peço a Deus que lhe abençoe, olhe e cuide de ti,e te dê dias melhores.

  226. Elton

    Quando vejo esse tipo de coisa, volto a pensar como Che Guevara pensava. Que a única solução pra este sistema podre, cheio de embroglios, destruído pelo câncer da corrupção, é a luta armada. Os responsáveis por tamanha injustiça devem ser mortos, o povo de bem tem que lutar, chega de aceitar esses absurdos!
    Enquanto as pessoas esperarem por uma solução “legal”, vinda do mesmo sistema podre que causa essas injustiças, nada vai acontecer!

  227. Ludimila Matos

    Só sinto vontade de chorar. Maior parte dos dias eu tenho vontade de me isolar do mundo para tentar ficar imune a certos fatos cruéis como este. Me sinto impotente. Me sinto revoltada, pois, moro em um Estado não muito diferente do Amazonas, abandonado e esquecido por estar geograficamente tão distante das metrópoles do Brasil. Sinto na pele o descaso e o esquecimento. embora, nem consiga imagina o desespero de um cidadão vítima de um problema crônico de gestão que é o Brasil. Mas, sabendo bem que, vítima de uma situação ABSURDA dessa, também seria vítima da incompetência e descaso do poder público. É triste mas, eu não acredito mais no Brasil. É aterrorizante ler um relato desses. Rezo por nós. Por Heberson. Amém. Amém. Amém.

  228. MARIA SALETI CARVALHO BRCKO

    NÃO EXISTEM PALAVRAS PARA DESCREVER O SENTIMENTO DE REVOLTA, INDIGNAÇÃO E DE VERGONHA POR SER MORADORA DE UM PAÍS ONDE UMA COISA DESSA ACONTECE E NÓS NÃO FAZEMOS NADA PARA MUDAR O QUE PRECISA SER MUDADO !!! SEM PALAVRAS !!!

  229. Osiel

    Um Estado falido, onde a justiça só permeia aqueles que possuem R$ (VALORES) realmente um relato que temos que os mobilizar e se possível sair as ruas e lutar por nossos direitos, somos fortes, temos força, só nos falta garra… um relato de #indignação

  230. DANILO NOBREGA

    ESTE PAIS NAO TEM RESPEITO PARA COM SEUS FILHOS, ESTA JUSTIÇA BRASILEIRA E UMA M………., MAIS NO CASO DO MENSALAO, O PT FAZ VAQUINHA PARA PAGAR O DINHEIRO QUE OS DIRCEUS E GENOINOS ROUBARAM DO POVO.

  231. Joelma

    Revolta total e muita Tristeza ,mas a Justiça de Deus virá
    Pode ter certeza e os Responsáveis pelo teu sofrimento
    Irão pagar Caro pois terão que prestar contas pelo que fizeram com você
    Talvez não aqui na Terra mas perante Deus! Dessa justiça ninguém escapa .!!!!!!!!!

  232. Fatima

    Essa miséria é para coibir a “indústria do dano moral”… Esquecem nossos julgadores que ao minimizar as indenizações, banalizando-as, estão na verdade permitindo que o desrespeito aos direitos dos cidadãos continuem sendo constantemente desrespeitados. É lamentável.

  233. Leonardo

    Esse caso me fez chorar!
    Eu consigo imaginar as pessoas na época vendo o caso no jornal e dizendo:
    Tem castrar, tem que matar, tem que ter pena de morte.
    Tecendo as criticas que sempre fazem aos defensores dos direitos humanos.
    Dizendo que direitos humanos é direitos dos marginais e que defensor de direitos humanos
    só defende bandido eu consigo imaginar eu mesmo minha família falando isso.
    E eu chego a conclusão:
    Faça uma revolução em você mesmo irmão e expanda-a ao mundo.
    Eu já comecei a minha!

  234. NILTON

    ir

    Alfe Capoeira olha eu estava lendo essa materia,estou super revoltado com a justiça brasileira.os juizes ,promotores ,ate o propio governador do estado deveria ter vergonha na cara,pq ?170 mil ao que esse cidadao passou ,nao e nada .quanto constrangimento,humilhaçao ,abuso sexual .e o pior de tudo esta infectado por um virus que dinheiro nenhum pagara .cade a filha da puta de nossa justiça ?nessa hora eu sinto vergonha de ser brasileiro sim .pq um pais em que o carlinhos cachoeira ,e outros que estao na politica estrupa nossa sociedade ,rouba nossos dinheiros ,pagamos nossos impostos ,e eles roubam e mandam para paraissos fiscais .quem deveria ir para o meio dos estrupadores e indeliquentes na cadeia e quem rouba o povo .e isso os juizes nem procuradores tem a coragem e peito d efazer merda alguma

  235. Raysa

    Nathalia, muito obrigada por ter amenizado a dor de Heberson. Conheci a história dele no fim do ano passado e desde então sempre tenho lembrado dele e pensado como ele estaria. Bem, agora estão muito feliz, mas não é isso que importa. O que realmente importa é que Heberson não está sozinho nessa batalha. Muito obrigada mesmo por ter feito o que muitas fezes senti vontade, que é ajudar o Heberson. Passarei o site onde as pessoas poderão ajudar a esse vitorioso!

  236. NILTON

    dai dinheiro para fazer estadios de futebol o governo do estado tem.fazer festa para a FIFA.agora as necessidades do seu povo nao tem dinheiro.quero ver se isso sera mais um descasso da nossa querida justiça brasileira.
    há 23 minutos · Curtir

    Alfe Capoeira cade o Joaquim Barbosa,onde ele esta ?nao esta vendo essa barbaridade,um pobre trabalhador que e culpado injustamente ,e o governo do estado diz que nao tem dinheiro para pagar.entao pq acusou o rapaz ?quem vai cubrir todo esse vexame,essa mizeravel dessa doença?a minha revolta e a revolta do povo brasileiro .cade a presidenta dilma que tanto fez promeças ,que protegeria o seu povo .cade o lula que tanto falava e esbravava na televisao pedindo voto do povo ?cade os politicos que na hora do voto sabe ir as ruas e ir a televisa pedir votos ?e o discasso com a sociedade .nao foi comigo isso mais estou super inflamado ,com o que aconteceu com esse rapaz .nao nus deixamos passar em branco essa situaçao meu povo .vamos luta juntos pela nossa sociedade e o discasso do poder publico .a policia est aai para nus proteger ,mais quando eles erram tem de ser julgados tambem .se eles erraram que o estado assuma o erro e pelomenos tente amenizar a familia desse rapaz .alem de cubrir para sempre ate que ele esteja emcima da terra .com remedios e atendimentos medico e psicologico .e uma indenizaçao pelos danos moraes .e um salario vitalicio .isso sim nossa constituiçao tem de rever .varias coisas que estao soltas .acorda Dilma pq quem colocou a sehora ai no poder famos nos, o povo brasileiro .a senhora so esta se preuculpando com o mundial e olimpiadas .e com o que o extrangeiro pensa do Brasil .e esta esquecendo do discasso publico com o a nossa sociedade Brasileira .

  237. Arlinda Muniz Pinto de Carvalho

    Quanta indignidade, quanta injustiça, quanta incompetência dessa Juíza que literalmente jogou Heberson as feras. Ela deveria responder por isso, todos os erros cometidos por magistrados e representantes do poder público deveriam ter a responsabilidade apurada, só assim esses seres intangíveis seriam mais responsáveis em seus atos. A nós, pessoas humanas, só resta pedir perdão, perdão Heberson, nada mais a fazer senão estar a seu lado irrestritamente, perdão pela perda de sua saúde, pela perda da sua paz, da de sua família, pelo sofrimento seu e de sua mãe, pelas marcas cunhadas a ferro em suas memórias. Você encontrou dois anjos em sua vida, que tenho certeza , lhe trouxeram de volta o respeito, a dignidade e a força necessárias para que erga sua cabeça e ande em frente, você não deve nada, absolutamente nada, nós é que lhe devemos respeito e Desculpas. Siga em frente, você é vitorioso, é digno, embora tenham cometido todo tipo de injustiça e atrocidades contigo, você se mostrou digno e humano ve ninguém jamais lhe tirará isso.

  238. Stefany Coimbra Schmidt

    Manaus, 11 de janeiro de 2014.

    Olá, essa semana tomei conhecimento do caso de Heberson, que preso injustamente, contraiu HIV na prisão, tentei contactar o jornal pelo qual conheci a história mas não obtive resposta, depois vi o post do seu blog, espero que você possa me ajudar. Moro em Manaus, aqui do lado do Heberson e tive que saber da história dele por alguém que mora em São Paulo… Enfim, eu gostaria de fazer por ele mais do que só compartilhar o link no Facebook, quero ajudá-lo de fato, conversei com alguns amigos e os mobilizei para comprarmos cestas básicas para Heberson, o único problema é que não sabemos como falar com ele, não temos endereço, não temos contato telefônico, temos nada. Você poderia por favor disponibilizar uma forma de contactá-lo, se possível? Eu seria muito grata.

    Att. Stefany Coimbra Schmidt

    Ps.: Suponho que seu blog tenha muito repercussão, peço desculpas por contactá-la via todas as mídias sociais possíveis.

  239. Ana Pires

    Que vergonha eu tenho! Que dor ao ler esse texto e tomar conhecimento desse absurdo! Estou chocada, estarrecida, chorei. Sinto muito por esse inocente ter sofrido tudo isso e uma vergonha, muita vergonha dessa IN justiça Brasileira… mais um caso entre tantos… mas não vamos nos calar!! Deus te abençõe Heberson a a cada pessoa que que se designar a dar-te um alívio de amor e solidariedade.

  240. Ana Dulce

    Só choro… não tenho palavras para falar da dor que senti ao ler esse relato. Só Deus pode fazer com que as lembranças de nosso amigo sejam transformadas.

  241. Ivani

    Tenho vergonha de ser Brasileira… Um País que a justiça (injusta) solta verdadeiros bandidos que são presos em flagrante, traficantes, corruptos, onde políticos escondem dinheiro na cueca, roubam dinheiro de aposentados, não tem o caráter de assumir o erro e indenizar uma criatura que sofreu todo tipo de injustiça.
    Temos que esperar pela justiça Divina pois a dos homens!!!!
    Força Heberson, eu também sinto muito pela injustiça que você passou!!! Que Deus o proteja!

  242. Moaclr dos Samtos Silva

    Que VERGONHA!!!! A cada dia que passa , eu fico mais envergonhado com as “autoridades brasileiras” em todos os níveis E orgulhoso de saber que a sensibilidade ainda existe em alguns corações, como o da jornalista Nathália, Parabéns

  243. Renato Eugenio

    O governo do Estado do Amazonas questiona uma indenizacao? Questiona? Baseado em que o governo questiona? Nada podera indenizar o Heberson, NADA. Nao ha valor monetario que pague o que aconteceu a ele. Quanto vale uma vida? Pode ser avaliada em dinheiro? O sofrimento que ele passou pode ser avaliado? O governo paga uma quantia e pronto? Heberson tem que receber um salario de 170mil por mes, enaquanto viver, o Estado deve pagar este salario. O juiz, os policiais, os investigadores, devem ser exonerados. Todos os bens deste juiz devem ser transferido para o Sr. Heberson. O Governador deve fazer um pronunciamento pedindo desculpas ao Sr. Heberson. A Procuradoria Federal deve abrir inquerito contra todos os servidores publicos envolvidos na incriminacao do Sr. Hebert. O pai desta menina deve responder judicialmente. 170 mil reais? Dinheiro? TODOS OS ENVOLVIDOS NA INCRIMINACAO DO SR. HEBERSON DEVEM SER PRESOS POR ESTUPRO!!!!

  244. Ivan

    Quando cheguei no primeiro parágrafo parei por um minuto cabisbaixo e triste com tanta injustiça, Deus o ajude e o livre de todo o mal e essas autoridades vão pagar de alguma forma, porque Deus também é Justiça.

  245. Gisela

    Chorei de dor, sei o que é ser acusado de uma coisa que não se faz, chorei de impotência porque não suporto injustiças e nada posso fazer não á dinheiro que pague tudo o que passou a justiça Divina fará justiça.Força

  246. Ana Célia

    Heberson,sua historia é muito triste e de revolta não tem dinheiro que page o que você passou ,e esta passando.Nathalia parabéns pela sua materia e por ser humana e guerreira. Que Deus te ilumine sempre.

  247. Nelto Macedo

    É difícil falar de justiça neste nosso Brasil, como todo o resto, os profissionais que hoje temos restringem-se a dar uma solução a cada problema seja uma solução verdadeira e justa ou não, o que querem é dizer já fiz a minha parte cumpri com minha obrigação faço jus ao meu salario. Tenho neste últimos 07 anos participado de vários processos em que sou autor e acabei descobrindo que a justiça Brasileira não é só falha mas também omissa, pois comentem erros que eu como leigo em leis não cometeria, chegam a ser ridículas, tem juiz que se diz ter sido induzido ao erro, porem só cometeu o erro porque não leu uma pagina se quer no processo, somente a contestação do réu. Lamento por este rapaz, pois não houve apenas prejuízo material, mas moral e acima de tudo foi ferido no corpo, na alma e no coração, pediria se aos advogados que estão defendendo este rapaz leiam com muita atenção o processo, pois tenho certeza, que os erro ali contidos serão muitos. Tudo isto me torna cada vez m ais triste e descrente em relação ao nosso Brasil, que justiça seja feita, este rapaz deveria receber a indenização pleiteada e mais um salario até o final de sua vida igual ao do juiz que o condenou incialmente.

  248. Andréa Couto Lourenço

    Conpartilhar e espalhar esse absurdo é a maneira que encontro para tentar melhorar esse país. E mostrar para os meus…que precisamos contribuir.

  249. goretti

    É triste e emocionante ler uma essa matéria. Também me sinto, de corpo e alma estuprada por um sistema judiciário, miserável como esse. A indenização solicitada para Heberson não é nada perto do que os juízes, promotores e advogados pedem para os crápulas do mensalão, mas infelizmente isso é brasil (assim mesmo, com b minúsculo), pois há anos me envergonho das safadezas desse país.

  250. Maria aparecida Lopes Vieira

    Heberson, Você foi mais uma vítima da falha justiça do homem, desses medíocres homens que se julgam além do céu e da terra, mas você está justificado meu querido. O seu ser material sofre, mas o seu espírito goza a paz dos inocentes. Esses homens que te julgaram passarão pela justiça Maior, serão malditos diante da justiça do Deus Altíssimo. Fique na paz!!

  251. Ryane

    Dói tanto no peito saber que isso aconteceu! Não tenho nem palavras pra descrever como isso dói só de ler, que Deus esteja do lado dele todos os dias e que a esperança do coração do Heberson nunca, nunca acabe. :'( Força e tenha muita fé!
    É angustiante

  252. Edson CS Junior

    São coisas desse tipo que deixam qualquer cidadão de bem indignado. Esse cara é um retrato de muitas injustiças que acontecem todos os dias em nosso país. Justiça? Esta, de fato, só existe para os pobres. Enquanto nossos Hebersons são estuprados diariamente, somos forçados a conviver com gente como Maluf, Collor, FHC, Renan, Sarney, Richa, Caiado, Roriz… desculpem, mas só de escrever esses nomes me dá náuseas…

  253. Maria Divina

    Chorei ao ler a postagem,não tenho palavras, triste por você e por muitos na mesma situação…. condenados julgados inocentemente …. meu Deus quanta maldade e injustiça, estou muito triste.Heberson Oliveira, saiba que aqui em nosso pais não há justiça. Mas a Justiça divina existe, e Deus está vendo tudo isso e com certeza irá punir todas essas pessoas. Meus pais costumavam falar que o exemplo vem de cima, mas em nosso pais, os lá de cima são os piores é claro que não vamos julgar todos , pois existe bons políticos, bons governantes,pois a maioria não vale nada entram neste ramo somente para se beneficiarem, usando e abusando do poder e roubando muito.E nada importa para eles. O nosso pais é uma vergonha, tanta violência, por que não tem uma lei justa para por um basta., Deixar que um ser humano passar por tamanha vergonha, e abusos na prisão… Heberson Oliveira peço a Deus que lhe abençoe, Que Deus console o seu coração e ele volte a sorrir!

  254. Vanessa Santana

    Boa noite Nathalia,

    no abaixo-assinado que somos encaminhados ao clicar no link, diz que o Heberson não toma o coquetel e é usuário de drogas. Como ele está? Ele atualmente toma o coquetel e conseguiu parar de consumir drogas ou não?

    Também não encontrei como podemos ajudar. A conta já foi criada?

    Obrigada.

  255. Aryanne Padilha

    Nathalia estou em choque com seu talento em primeiro lugar, faziam anos que eu não tinha gosto em ler uma notícia, ainda que tão trágica. Parabéns pelo talento, pela iniciativa, pelo cuidado. Não tenho nem palavras para descrever o nojo que sinto, não moro no Brasil há anos, nunca me conformei com a politicagem barata com o descaso humano, com a falta de humanismo, amor, sei lá. Chorei. Esse cidadão como tantos outros sem voz.. Me disponho a ajudar financeiramente o que é muito pouco diante dos direitos que devem á ele, mas ainda assim, minha alma sossega, um pouco. Obrigada!

  256. Josué Souza

    Meu Deus!!! Te fato, não devemos confiar na justiça humana, muitas vezes ela foi, está sendo e será massacrante. Só nos resta dizer: Louvado Seja Deus, em Nome de Jesus Cristo!!!

  257. LOURDES

    E AINDA TEM PESSOAS QUE SÃO A FAVOR DA PENA DE MORTE.ESTÁ CHEIO DE HEBERSONS POR AI.JÁ PRESENCIEI MUITA GENTE CLAMAR POR JUSTIÇA,GRITAR SUA INOCÊNCIA E NÃO SER OUVIDO.MESMO SABENDO QUE SÃO INOCENTES A POLÍCIA PRECISA DE ALGUÉM PRA RESPONDER.AINDA MAIS QUANDO SE TRATA DE POBRES E NEGROS,A SITUAÇÃO É MAIS COMPLICADA AINDA.JÁ VI MUITO ISSO.E ATÉ COM FILHO DE UMA PESSOA IMPORTANTE DE UMA DETERMINADA CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO.É FATO,É REAL,LITERALMENTE A JUSTIÇA É CEGA.

  258. ailtom...

    Não tenho vergonha de ser brasileiro..tal como disse outra pessoa …tenho vergonha dos brasileiro que se omitem a respeito de um assunto como esse…e p/ o juiz que condenou esse rapaz a essa condição de vida agora absurda ,,,,desejo do fundo do meu coração, vai sofrer com sua consciência pelo resto de sua vida….porque se fosse comigo a reportagem seria bem diferente ,,,

  259. maria do socorro

    Triste relato, mas no nosso país é assim, enquanto muitos corruptos estão soltos, sabe-se lá quantos inocentes estão presos pagando pelo um crime que não cometeu, e esse é um de muitos estão por aí, mais a justiça de tarda mas não falha!

  260. Samara Machado

    Moro no Brasil mais a cada dia tenho mais vergonha de ser Brasileira!!!!Um pais de impunidade, corrupção,descasos,injustiças e tantas outras coisas mais!!A te quando vamos ver a injustiça se fazer presentes em nossas vidas???Ver pessoas humildes pagarem por erros que não comentarem,um Pais que gastam bilhões com copas do mundo,enquanto se negam a pagar a uma pessoa que foi injustiçada por erro da nossa digníssima justiça,que por causa dela pessoas como esse rapaz perde o seu direito de cidadão,agora pergunto ao poder publico o que resta a esse rapaz isso é sera que ainda lhe resta alguma coisa se por erro deles que não foram atrás da verdade ele perdeu a sua dignidade!!!!!Brasil pais de vergonha!!!!A unica coisa que deixa o meu coração calmo é saber que a cima de tudo tem um Deus que tudo ver e tudo pode e sei que a mão dele não exitara,no momento em que fara a sua justiça acontecer!!!!

  261. helena maria klassmann

    me embrulha o estomago de nojo quando vejo uma coisa assim e vejo que a justiça não admite que falhou e paga pelo seu erro e ainda tem a cara de pau de pedir desculpas esfarrapadas que nojo enquanto eles esbanjam o dinheiro de impostos que a gente paga

  262. Cavalcante

    Eu trabalho com uma Planta chamada AVELÓS, temos obtido excelentes resultados no tratamento do CÂNCER, nas mais diversas manifestações. Esta mesma Planta esta sendo testada, nos EUA no tratamento da AIDS, coloco a disposição do nosso amigo, tudo gratuitamente.

  263. Rosimeri

    é revoltante esse relato,até quando esse país vai ser vítima dessas (autoridades)que se julgam acima de tudo e que infelizmente não tem se quer capacidade pra reconhecer seus próprios erros…será que se fosse um colarinho branco seria esse o final da história????????????

  264. Fernanda Palhano

    Sabe que não consigo acreditar que exista um Deus bondoso e misericordioso que permitiria uma situação dessa se ele não precisasse passar por isso, por pior que possa parecer. A passividade do governo e sua “grande” indenização fazem parte de uma cultura de passividade do povo brasileiro em se acomodar, não reclamar ou se mover para uma mudança real de comportamento no dia a dia mesmo.

    Acredito sim que quanto mais situações como essa acontecerem e chocarem as pessoas mais elas vão perceber a importância de um papel mais ativo na política do país.

    Não quero aqui diminuir a responsabilidade pela condenação de um “inocente” nesse caso, mas quem pode afirmar com veemência a missão dele na vida: chamar a atenção sobre os nossos sistemas político e eleitoral?

    Pode parecer frio, mas precisa ter um motivo maior pra que isso aconteça, caso contrário, porque ele passou por isso?

  265. Eric

    Realmente o que a justiça do Brasil fez com esse rapas a indenização era pra ser muito maior.Eles ainda querem recorrer a decisão do valor Quem prendeu ele deveria ser preso e pagar por que foi um crime o que eles cometeram. Julgaram ele por ser pobre justiça falha.

  266. Nara

    A cultura de se encontrar um culpado…
    E agora??? Encontra aí um culpado!!!
    Isso nunca vai resolver o problema, porque a culpa nunca é de um só…
    Será possível hoje, agora aqui onde estamos, quem é capaz de se despir dos estigmas e preconceitos??? Quem é capaz de amar, enxergar e compreender antes de julgar???
    Aqui ainda pior, pagando sem ser julgado…
    É incrível o poder e certeza da verdade que alguns possuem…
    Fico espantada por não terem algum cargo no céu…
    Gerente de Entrada no Firmamento, quem sabe???
    Sonho que os humanos se conscientizem da sua condição humana…
    Um dia… Alguns… Amém!!!

  267. Jairo

    Me pego refletindo…

    Quanta injustiça. E imaginar ainda, que tem pessoas que defendem a pena de morte aqui no Brasil. Pergunto-lhes: quem seriam os condenados? Obviamente que os pobres, os sem recursos para poder se defender com dignidade.
    Além do mais, quantos Heberson’s existes neste momento nas cadeias do Brasil?
    O que pode ser feito para minimizar este problema?
    Este tema é intrigante, e teríamos assunto para encher muitas páginas ou provavelmente escrever um livro. Mas o fato é: impossível solucionar todos os problemas, então que pelo menos estendamos as mãos aos que temos conhecimento…

    Parabéns Nathalia Ziemkiewicz, se possível ajude outros Heberson’s

  268. luzinete borges

    muito triste, lembrei do mestre jesus, que foi arrastado pelas ruas e o povo gritava crucifica-o, crucifica-o, com esse rapaz não foi diferente, foi julgado e condenado inocentemente, e os donos das leis do nosso pais não tem misericordia, inumeras pessoas são tratadas pior que animais em nosso pais, é muito gritante uma historia dessa, e o verdadeiro culpado como fica? é revoltante …

  269. Rose

    Chorei pela sua dor, chorei pela vergonha, chorei por saber que palavra ou gesto algum é capaz de apagar a atrocidade feita a este ser humano, chorei porque este é meu país, chorei pela vergonha de ser brasileira!

  270. Eclesio Alves

    Meu Deus que horror , um absurdo ! Fiquei com meu coração partido quando li essa reportagem , quanta injustiça !!! A justiça tem que ser feita e o Estado do Amazonas tem que pagar essa indenização , que por sinal, ainda é muito pouco pelo que Heberson sofreu lá …

  271. Claudia

    Enquanto isso políticos corruptos fazem a farra com nosso dinheiro, dinheiro d tantos impostos que pagamos… é revoltante ler, é revoltante saber que esta é a realidade do nosso país, quantos “Hebersons” estão injustiçados…

  272. Irenilda Silva dos Santos

    É muito triste e indignante perceber que injustiças acontecem constantemente em nosso Brasil e a maioria delas permanecem impunes… Encobertas… Muito comovente a história de Heberson que é o retrato do que acontece com muitos brasileiros, atestando a crueldade de um Estado que massacra e oprime em nome de uma suposta tutela…

  273. KARINA SANTOS DA SILVA

    Dói não só na alma mas em todas as partes do corpo. Um país como o Brasil a ponto de sediar uma copa e com tamanha falta de respeito contra o próximo. Isso é desumano. O Estado acha pouco? Será que não existem pessoas competentes o suficiente para investigar diversos antes de sair prendendo os inocentes? Todo nós estamos sujeitos a essas falhas humanas, infelizmente. As pessoas estão fazendo o que o Estado se negou. Mas ainda bem que existe uma sociedade que não dorme no ponto diante de tantas injustiças A justiça do homem é falha, mas a de Deus nunca.

  274. fernando

    Vamos ser sinceros.Será que não existem mais Hebersons nos nossos calabouços?Lógico que há.Um país profundamente autoritário, com judiciário vive na Era das Trevas como o do Brasil, sem dúvida há muitos Hebersons por aí aindal

  275. Sérgio Nuhry

    São 01:18 do domingo, 12/01/14…Eu já estava quase dormindo quando resolvi entrar aqui só para parabenizar os aniversariantes do dia….Então cheguei a essa história…O sono se foi…Nem sei se volta ainda nessa madrugada….Mas o sentimento de tristeza, indignação e, de certa forma, também, de impotência, se instalaram em meu coração….Há tantas “coisas” a serem ditas, faladas, sentidas…E, ao mesmo tempo, não resta nada…nada….Então peço a DEUS (embora pra DEUS não se precise pedir nada), que o ampare no restante de sua caminhada…E dizer que se “as coisas” são como imaginamos pelo que sabemos da doutrina espírita, seu lugar “no céu”, já está garantido Heberson…

  276. rita alexandre ferreira

    eu sinto vergonha de viver em um país onde a lei que é abençoada por deus isto é bilbico age dessa forma. Cdê os politicos que aprovam as leis e batem de porta em porta de quatro em quatro anos pedindo voto pra eleger quem é de seu interesse proprio é o que me parece da população é mentira olha esse homem é prova viva “ou morta” de tudo isso.

  277. adriano

    por isso que da nojo ter um juiz corrupto que fica sentadinho no seu ar condicionado decidindo pele vida dos outros se baseando no que ele acha justo,ele é Deus para julgar alguém,é a escória desse pais corrupto por natureza,onde o pobre é marginalizado por não pertencer ao grupo dos endinheirados,que tudo podem e nada temem,é horrivel ver histórias como essas,inocentes pagando por incompetencia de um delegado vagabundo que não investiga nada,tinha que por esse nojento na cadeia,deixar os bandidos fazerem com ele o que fizeram com o heberson,sinto muito pelo que aconteceu,mas nada trara o tempo de volta,esperamos que façam justiça.

  278. Isabelle

    Quanto descaso… mais um caso chocante! Fiquei muito sentida com a história e gostaria de poder ajuda-lo e levar um pouco de esperança e alegria para ele! Como faço Natália?? Obrigada e parabéns pela sua atitude!

  279. Natália

    Nathalia, continue!
    Continue e nunca pare! Talvez mudar o mundo pareça muito, mas se pudermos mudar o mundo de uma pessoa, nosso esforça terá valido a pena!

  280. Antônio Pinheiro

    A cada dia que passa, eu me envergonho da nossa “justiça”. Ela que devia fazer jus ao nome, ao invés disso, nos desonra à todos por não cumprir o seu papal constitucional. Oxalá no futuro, a honra volte aos nossos ilustres representantes da lei, para que ajam com os olhos vendados como quem quer ser imparcial. Mas sobretudo, abram os olhos para que casos como esse, não venham mais a assolar as nossas famílias.

  281. Lívia

    Nathalia realmente um relato muito comovente, é muito lamentável a imprudência com que o judiciário brasileiro conduz as ações penais, mas acho que fatos dessa natureza ocorrem muito em função da pouca moral de nossa sociedade, infelizmente muitas das pessoas que se emocionam com o caso do Heberson, também gostariam que a pena de morte fosse instaurada no Brasil e que bandido bom é bandido morto! quero dizer, quantos não são os casos assim como desse moço que vem acontecendo diante de olhos coniventes com tudo isso? quem vive em periferias sabe bem o quanto pessoas pobres e miseráveis são usadas como verdadeiros laranjas pra cumprir com metas partidárias e com demonstrações ilusórias de que o Estado tem controle e mantem a segurança publica em dia.
    Sua atitude é bastante corajosa e acho que quem não puder ajudar diretamente, que faça com que esse caso tome maiores repercussões e que isso possa gerar debates para conscientização da sociedade sobre o sistema prisional como um todo.

    Grande Abraço e forças ao Heberson pra se recuperar na medida do possível e continuar sem desistir.

  282. Leandro Tomaz

    Não há heroísmo nas minhas cicatrizes.
    Minha dor não comove, ela não moveu mundos, mas estancou intocável da forma como surgiu.
    Ela permanecerá sempre desconhecida, pois não se converteu em beijos, em cinema, em poesia de amantes.
    Nasceu dor, morreu dor.
    Nunca uma crisálida, sempre uma lagarta rastejante à esperar, à esperar, à esperar…
    O amor falhou.
    (…) Abro as janelas.
    Quem sabe um vento forte possa desfazer as gordas cordas da memória.
    A origem de toda dor: lembrar-se.
    (Porque até a morte terei fome).

  283. Alessandro Batalha

    O homem é um animal social, definiu Aristóteles. Segundo ele, somos carentes por essência e, dessa forma, necessitamos uns dos outros para alcançarmos a plenitude. Esse pensamento é materializado nessa nova forma de pensar o social e que se materializa no momento em que paramos e questionamos a ações de um Estado, por nós idealizados, que destrói e inviabiliza a eudaimonia dos seus cidadãos. Iniciativas como a sua, nos conectam como palavras de um pregador. É realmente incrível como essa rede social está se tornando a própria imagem da humanidade ou pelo menos, refletido-a. A realidade de Heberson, nos choca, nos faz para e pensar como e onde queremos chegar sem perdemos aquilo que nos torna especiais. Parabéns NATHALIA ZIEMKIEWICZ.

  284. Vicente

    Erros acontecem e devem ser reparados por quem os causou. É assim nas instituições privadas e deveria ser assim nas instituições públicas. Mesmo que seja na instituição que fez o juízo. Devem ser indicados os responsáveis pelo erro, como acontece em crimes aonde são envolvidas várias pessoas. Fazer somente “o Estado” reparar sem as figuras que causaram não é justo. Afinal, o dinheiro saiu de nossos bolsos. As pessoas envolvidas nesses erros também deveriam ser responsabilizadas na devida forma. Teríamos menor probabilidade de erros quando as figuras jurídicas tomassem os devidos cuidados. A permissibilidade de erros jurídicos sem penalizações só aumenta o descaso do Estado com seus cidadãos.

  285. Katia

    Não adianta só publicar,eh não deixar no esquecimento,fazendo notícias todos os dias para incomodar mesmo os políticos esses juízes iniEficientes que ficam ganhando horrores pra não trabalhar,eh todos os dias mexer na ferida desses corruptos até algum político ou um juiz que se sensibilize ou pelo menos sinta vergonha de si próprio e pegar a causa desse cidadão ou cidades q passam por isso.mexendo todos os dias garanto que alguém vá fazer alguma coisa porque esses carniceiros não querem ficar na mídia por esse motivo, eles querem uma imagem de bom moço ,então eh não deixar eles em paz eh ficar cutucando mexendo tripudiando em cima deles porque nesse pais só se consegue as coisas descobrindo os podres e expor porque assim eles fazem de tudo para se parecer bons da nojo mais eh assim que funciona as leis nesse pais então se não se pode com eles? Junte-se a eles jogando com as mesmas armas q eles. Enfim essa eh a educação que eles dão nesse pais, jogando o mesmo q eles então eh ao deixar eles quietos, todos os dias mexer na ferida até eles se encherem e fazer alguma coisa o melhor pagar o q devem a ele,ou pelo menos dar de volta a dignidade desse cidadão .

  286. Tania

    Sinto muito por voce e desejo que Deus te carregue sempre no colo e reserve um pedacinho do ceu pra voce.
    E que Deus de sempre a voce Nathalia e a Dr. Ilmair Faria capacidade para lutar por causs que precisam e mereçam justica.

  287. daniela

    queria seria ser um anjo pra poder te guiar sei que palavras assim são comuns mais é de corpo e alma ,sinto muito por ser um ser humano frágil e não poder te ajudar .sem palavras .queria te livrar de tudo isso .

  288. Murillo

    Fiquei sabendo deste fato há algumas horas, e, desde então, tenho remoído a minha indignação em pensamentos. No entanto, como você, me vejo impotente ate mesmo para encontrar palavras que transpareçam o que sinto.
    Por isso, decidir fazer este post somente em agradecimento e reconhecimento à sua postura, pois ela é um exemplo para todas as pessoas que, por pressões da rotina, deixam de se atentar a casos semelhantes (inclusive eu!). Estou triste demais!

  289. Márcio

    O Brasil [e um país onde fala-se tanto: ” Brasil, um país de todos” , mais esquecem do detalhe: todos que tem dinheiro, pois aqui no país, rico quando mata o obre quem vai para a cadeia é o defunto, pois não há justiça nesse país e quando há, mesmo com esse código penal pré-histórico é somente para quem tem um podre aquisitivo razoável, é como diria um jornalista que temos na tv:” ISSO É UMA VERGONHA.
    Parabéns Nathalia Ziemkiewicz e a defensora pública Ilmair Faria pelo ato tão nobre de valor incalculável de estar ao lado desse mais um brasileiro injustiçado por esse país. Que Deus a abençõe e ilumine sempre a vida de vocês e desse triste brasileiro que se Deus quiser vai superar tudo isso e volta a ter a sua vida dignamente…

  290. Caio

    Que ABSURDO!!! Como já foi dito no texto,”dinheiro nenhum paga.” O governo deve usar essa desculpa para não querer nem pagar os R$170 mil! É uma vergonha, mais que isso, é humilhante! Parece até que ele está pechinchando dinheiro por aí, processando sem motivos! SOCORRO meu Deus. Deveria acontecer a mesma coisa que fizeram com o Heberson, prender esses CRETINOS que julgam sem ao menos apurar os fatos. Não há desculpas, não há volta, não há liberdade e coisa alguma no mundo que pague os anos de liberdade que ele perdeu. Tire o dinheiro de quem o condenou e dê para o Heberson, depois peçam desculpas pelos anos que ele ficaram sem o pagamento e dê uma simples resposta: Desculpe, estávamos depositando na conta errada, mas daqui por diante, vocês voltarão a receber seus salários, e pagaremos a vocês, R$ 10.000 reais pelo engano! Estou completamente chocado com o texto, dói mesmo até o fundo da alma.

  291. Holena Cantanhede

    Natalia, ao Heberson o meu pedido de perdão pela omissão cidadã. O mínimo que que me resta fazer é ajudá-lo materialmente. Junto-me aos que desejam contribuir materialmente com esse rapaz, mas acredito que isso precisa ser organizado por uma pessoa, organização, etc. que atue nos recolhimentos e direcionamento para ele, com prestação de contas e tudo o mais. O motivo do meu pedido? Porque também já fui “vítima” de fraudes no levantamento de recursos para ajudar outras situações semelhantes. O que poderíamos fazer?
    Aguardo sua sugestão ou orientação.

  292. alan

    easa porra de lei de merda do Brasil é uma verdadeira safadeza. cuzãos que se formam e não sabem fazer nada prq so fumam maconha durante a universidade

  293. Hedilberto

    INFELIZMENTE NO BRASIL DA IMPUNIDADE SÓ QUEM PAGA POR CRIMES MESMO NÃO COMETIDOS POR ELES SÃO OS 3 P. POBRE, PRETO E PUTA

  294. Deborah

    Dói na minha alma. Choro por ele, por mim e pelos meus filhos que estão num mundo onde essa barbaridade é possível. Procure saber onde está a família que com toda a dor pelo estupro de sua criança acusou esse jovem. As pessoas tem que ter responsabilidade até o fim pelo seus atos….e quem o condenou???

  295. Paulo Suin

    A “justiça” feita a toque de caixa, para conter a ira do populacho que a quer de qualquer jeito, seja do jeito que for, dá nisso. É como carne humana jogada aos leões na Roma antiga, para saciar a sede de sangue da turba ensandecida.

  296. Lucia Elena Berlingieri

    SER BRASILEIRO MUITAS VEZES … CAUSA VERGONHA….QUERIA SO VER SE FOSSE IRMÃO DO GOVERNADOR?, FILHO DA PRESIDENTA?. SOBRINHO DE SENADOR? SE A INDENIZAÇÃO SERIA QUESTIONAVEL????

  297. Carlos Roberto

    É muito triste!!! Só de pensar que isto pode acontecer com qualquer um do nós…..dá medo!!
    Sabe, existem crimes imperdoáveis pela justiça Divina….porém o pior de todos são estes que as
    pessoas que tem o Direito, o Poder, o Governo sobre o Povo emfim , as pessoas que tem as “armas”
    nas mãos , se negam a fazer e ainda pior, usam os poderes que tem para enriquecimentos, para abusos de autoridades,
    desviando os valores e direitos para si ou para os seus. A Lei Divina é implácavel…..Deus nos dá liberdade…..nos
    estimula a termos poderes para governar, para fazer comprir as leis…..para sermos certos, corretos , para sermos amorosos,
    para fazermos e praticarmos a caridade e a solidariedade…..agora, o tamanho, a proporção e o preço do “pecado” de quem usa todos beneficios eradamente …..é muito grande…… Sempre lembrem que a Justiça Divina é IMPLACAVEL e não Falha!!!
    ….
    ….

    est

  298. Mel Sobral Curcio

    Olá. Bom Dia meu nome é Mel, moro em Itu-sp… foi mencionado no texto que Heberson terá uma conta. Se for possível gostaria de receber no meu e-mail o numero da conta e agencia e qual o banco. Quero ajudar, não sou da alta classe social mas o que eu tenho posso dividir um pouco por mês… fico no aguardo.. Deus Abençoe sua atitude!

  299. Paula Costa

    Me dá vergonha como ser humano e ainda mais como brasileira a tremenda injustiça cometida contra esse homem. O pior de tudo é que o dele é mais um caso entre tantos que acontecem cada dia no país. A justiça corrupta e injusta ainda quer negar a atrocidade cometida com esse cidadao negando o bálsamo que aliviaría pelo menos sua ferida material já que a física e a psicológica tardará em cicatrizar. Heberson Deus está contigo, todos estamos contigo.

  300. Edmilson Frizzi

    Doi conhecer um caso como esse. Estamos diante de um estado inapto, recheado de corrupção. Quem vai devolver a dignidade ao cidadão atacado, sem direito ao principio básico da defesa. Afinal, aos olhos da lei somos todos inocentes, ate prova em contrario. Ou não é assim? Vergonha de termos um governo corrupto, um judiciario moroso e muitas vezes também corrupto. Um legislativo, que basta lermos qualquer jornal para termos a certeza de que não cabe qualquer comentário. Essa crise que passamos JAMAIS deixara o Brasil ser um pais de primeiro mundo. E jamais apagara as cicatrizes deixadas. E lamentável…

  301. Ong Guardiões de Maracaju

    se tivessem homens de DEUS como no passado, os grandes profetas, não ficariam um político em pé para se desculpar pelas atrocidades que cometem neste mundo

  302. Maria Helena

    Que dor que sinto na minha alma,ao ler esse relato. A nossa justiça,é muito precária. Há poucos Joaquins Barbosa neste país.Me pergunto como ajudar? Pode ser que esteja nas minhas mãos repartir a minha aposentadoria de 35 anos de trabalho com ele,mas e a dor moral? Como fazer esquecer o sofrimento da injustiça? Só DEUS na causa. Obrigada a todos que o ajudaram. Não o conheço,moro no interior de São Paulo, mas peço a Deus que ajude esse menino ,a superar se é que é possivel.
    .

  303. rosana borges

    Sem palavras, quanta injustiça. Enquanto isso os políticos estão usufruindo do dinheiro público, dinheiro que saí do bolso do contribuinte cidadãos de bem. Até onde tanta injustiça neste Pais irá acontecer? Quanto ao Heberson este tempo perdido na prisão não volta mais, infelizmente. Contudo, vc deve levantar a cabeça e seguir enfrente Deus está junto de vc acredite. Fique com Deus.

  304. Janaina dos Reis

    Só peço a Deus com todo coração Justiça. E muitos anos de vida para vc Heberson… para viver o sorriso, a amizade, a alegria e a humanidade das pessoas boas que te cercam e que apesar de tudo, de tudo mesmo…..a vida pode valer muito.
    Um abraço.
    Janaína

  305. Sonia

    Como Brasileiros devemos pedir desculpa a Heberson não só pelos abusos que ele recebeu atras das grades aos abusos que recebeu pela justiça mas também pala nossa covardia a covardia de achar que que nós brasileiros somos bons e que lá fora tudo de ruim acontece e aqui no Brasil não aqui é terra abençoada e por isso deixamos que essas lacraias que estão no poder fazem o que bem entendem, não brigamos pelos nossos direitos e pelos direitos dos nosso irmãos nós brasileiros de alguma forma somos cúmplices dessa corja abaixamos a cabeça para tudo que os políticos fazem acabou o orgulho acabou a decência hoje vivemos presos a uma sociedade medíocre e quando pode usamos a famosa frase(Brasil é bom temos corrupção, assassinatos muitas violências mas graças a deus não temos vulcões nem maremotos nem terremotos) Hipocrisia Brasil é terra boa sim mas com nossas covardias sendo submissos e governado por uma corjas de ladroes. (Heberson e a tantos outros Heberson que temos pelo nosso pais NOS DESCULPE NÃO SÓ PELO QUE VOCÊS PASSARAM E OUTROS QUE AINDA ESTÃO PASSANDO MAS NOS DESCULPE PELA NOSSA COVARDIA.

  306. Fernando

    Doí no coração saber que vivemos em um país, que prega algo em sua constituição ,e executa outra, de que adianta ele deixar as prisões de ferro, quando pegou prisão perpetua em seu corpo e na sua alma, não há como reparar este erro, nem ameniza-lo, Heberson, não há como retomar o que lhe foi tirado, só posso deixar palavras, assim como o sol que já passou, vire a página da sua vida, esqueça o que passou, olha para cima, mostre que você é capaz, tenha a alegria com você para continuar a girar a roda sua vida, e nunca desista da justiça, mesmo quando ela não for o suficiente, mas LUTE, pois assim você pode deixar escrito nas histórias e você lutou e venceu para que as pessoas acreditem que é possível e quem sabe um dia trazer justiça para outras pessoas,

  307. nivaldo

    Temos que levar em conta que o estado não erra, quem erra é quem prende e se diz policial, mas é um medíocre profissional, é quem coloca junto a tantos outro marginais mesmo antes do julgamento, um sujeito, só pq não tem nenhum bom advogado para defende-lo. Se fosse alguém rico, estaria até agora esperando o julgamento em liberdade, pois ele não tinha à época antecedentes criminais e nem houve flagrante, então pq prende-lo?
    Deveria haver uma Lei que colocasse atrás das grades os “funcionários públicos” que foram provocadores de uma situação dessas. Bando de covardes e vagabundos. A Lei em nosso país tem dois pesos e dua medidas, isso é nossa maior vergonha.

  308. Saulo Duarte

    A palavra de DEUS diz em Mateus 5:20 – “Se a sua justiça não exeder e muito as dos escribas e farizeus jamais entrarás, no reino dos Céus.”
    Será chegada a hora, em que esses mesmo que hoje pratica a injustiça, serem julgados pelo PAI CELESTE; e serão cobrados das injustiças cometidas contra o povo menos favorecidos.
    Esse é o Brasil, pais onde pobre só tem direito a injustiça.
    Absurdoooo!!!!!

  309. idebrando

    meu deus e dificil acreditar em uma barbaridade dessa,com certeza deus vai te recopensar por tudo isso,alias so deus pode te ajudar

  310. marinel francisco de oliveira

    É por erros grotescos como este que temos que ser contra a pena de morte, num país onde só pobre e negro vai preso, estaríamos dando continuidade ao processo iniciado por Hitler de criar uma raça Ariana.

  311. Rosane

    As vezes a o tão famoso refrão fala tudo: QUE PAÍS É ESTE??????????????????????
    Não tem o que falar realmente… Vergonhoso…

  312. antonio lira

    Tenho a certeza que um dia esse rapaz vai ter a paz e o reconhecimento que merece.pode ter certeza que Deus está cuidando de você. Parabéns á Nathalia,por não ter ficado atrás de um birô escrevendo sobre BBB e tantas outras porcarias que a mídia promove,e sim por uma história que doí á todos nós,(seres humanos)

  313. Eveline S Jacob

    É triste saber disso sim, mas o pior mesmo é termos consciência de que a nossa “justiça” nomeia “juízes” incapazes de usar o bom senso, e muitas vezes as próprias leis. Não é nem preciso ser “juiz” para entender tudo que esse rapaz passou. INJUSTIÇA! Governo nenhum quer o bem estar de cidadão pobre. Ele só quer voto. Como bem diz um personagem de Chico Anísio – “Eu quero que pobre exploda!” Heberson, não posso te defender perante essa “justiça injusta”. Oro para que alguém que entenda bem desses meandres possa recorrer e ganhar uma indenização bem maior do que essa. Pq “cento e setenta mil” não é nada para o problema que carregará para o resto de sua vida.

  314. Eduarda Maria Duarte Rodrigues

    Infelismente,estes absurdos de desumanidade estão em vários lugares do planeta, muitos e muitos de total desconhecimento daqueles que gozam de relativa liberdade . Fico triste com a sua historia que demonstra que as decisões respaldadas na lei transgridem qualquer principio universal de humanidade, deste texto desnuda as agressões ä dignidade desse sofredor e acusado injustamente. Como estará a vida das pessoas que o acusaram? O delegado? Juízes? E todo o aparato legalista do Estado? Meu domingo ficou mais cheio de ???????, do que respostas , pois quando , quanto e como será necessário para reparar a saúde psicológica ( além da biológica) do Herbeeson? Sem palavras para aquilatar o sofrimento desse irmão. Vamos lutar para que nossos legisladores, delegados, juízes, procuradores e pessoas sejam mais HUMANOS ANTES DE SE CURVAREM AS LEIS .

  315. Silvio Tadeu

    E ai temos canalhas que COMPROVADAMENTE , roubaram e mataram , mataram sim pois tiraram o dinheiro da saúde , da educação e de outros tantos lugares , estão ai ditando nossas leis e alguns quando são presos ,vão para “hoteis particulares” além de receberem salários astronômicos frente a miséria que recebe um trabalhador . ACORDA BRASIL !!! Quantos casos assim temos todos os dias ? Quantas injustiças vemos diariamente e nos sentimos incapazes , impotentes para fazer qualquer coisa? Nossas atitudes têm que mudar ou o Brasil não muda e vamos continuar indignados , frustrados , enojados e tantos outros “ados” .

  316. Gislene

    E agora Heberson?? Ao ler este relato tenho uma mistura de sentimentos….mas o maior é de indignaçao !! Fico sem saber quais palavras poderia dizer para amenizar sua dor, mas nao existem neste “Caso” palavras certas….apenas na face um grande rubor de vergonha e no coraçao uma dor doida que pulsa latejante !!

    Que DEus, aquele em que somente acredito….cure suas feridas suavizando ainda as cicatrizes !!!

  317. Eliane Maria Santos de Lacerda

    Não há o que dizer. Muita dor. Gostaria – se possível for – de saber o nome do grupo que tenta amenizar a imensa dor de Heberson atuando na compra dos medicamentos dos quais ele necessita.

    Grata,

    Eliane Lacerda

  318. Maivo

    Esperar o que de um país onde professor é chamado de “tio”, treinador de futebol é chamado de “professor” e corrupto é chamado de “excelência” ?

  319. Rosãngela

    Nathalia gostaria de deixar aqui um agradecimento a você primeiramente pelo teu caráter, profissionalismo e dedicação por esta causa do Heberson as vezes as pessoas perguntam onde está Deus que não o ajudou? Pude vê-lo na tua atitude de ajudar este homem, talvez outra pessoa faria isto mas você foi escolhida e fez muito mais que uma cidadã brasileira você foi digna e não virou as costas para a situação foi merecido este troféu e que teu exemplo seja visto e copiado por muitas pessoas.Deus te abençoe e a tua familhia e planos futuros desde ano de 2014 🙂 Rosângela MUITO OBRIGADA

  320. sandra

    Eu acho que tudo que eu penso já foi expressado . Cada dia que passa eu tenho mais nojo destes políticos do nosso país, podemos tirar esses políticos que ai estão , mas vamos trocar só a coleira, pois os cães serão os mesmos ,´poderia escrever o dia todo e ainda assim faltaria palavras para expressar os meus sentimentos e minha indignação, vou apenas rezar e pedir a Deus que faça a justiça a este rapaz e a tantas outras pessoas que sofrem não só neste Brasil mas em tatos outros lugares no mundo.

  321. Josi

    Fiquei com minha alma dilacerada, nauseada e com um nó na garganta. Sem palavras… que triste!
    Parabéns às pessoas de bem que tomaram partido da causa e a estão tornando pública.
    E você meu irmão Heberson, um forte abraço e que a luz divina comece a reluzir na sua vida! Perdão por ter feito parte da escolha dessa corja política deste nosso pobre país!

  322. Neuza

    Tenho 77 anos e me sinto envergonhada de ser brasileira, antigamente eu chorava quando cantava o nosso Hino pois me sentia feliz, hoje choro de tristeza onde um Pais que tinha tudo, digo tinha porque já não tem, nada é nosso, nem o direito de ir e vir. Veja estão prendendo os que roubaram no Mensalão, mas o que eu gostaria de saber se todo esse dinheiro roubado vai ser devolvido?O que isso tem a ver, muito, Juiz que condena um pedreiro por estupro sem provas, será que foi filho de algum grandão?com certeza, mas pergunto precisa de três anos para reconhecer o erro? cadê o desgraçado, porque não foi mostrado a cara dele. Vocês Governantes acham que 170,000,00 é muito, eu acho pouco, só para ele fazer o tratamento não a cura vai muito mais que isso, é só tirar do bolso de um deles 1,000.000.00 e ainda vai faltar muito para devolver aos cofres públicos, há também deve ser dado a ele uma APOSENTADORIA razoável pela sobrevivência, e ainda é pouco.Peço a Deus nosso pai, que para ele sim somos todos iguais que faça justiça de OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE.

  323. Enes

    Fico surpreso e comovido com essa história,fico mais surpreso e decepcionado ainda com essas pessoas que dizem que fazem justiça ou representam a justiça neste país.Ficamos sabendo mais a cada dia que vivemos num mundo cheio de prazeres e gostos somente para classe porca,suja,escrota,bandida,interesseira,cheia de luxúria e egoísmo que é são os políticos e suas leis,mas nada melhor que nós (o povo), a maior força do mundo para a cada dia se fortalecer e lutar diante dessa doença que administra nosso país,nosso estado,nossa cidade (essa doença chamada politico)que na realidade é mais odiada do que qualquer doença existente em um ser humano.

  324. bena

    Lamentavel dizer mais cassos como esse acontecem todos os dias e ficam em puni,mais ainda existem pessoas que fazem a diferencia como a defensora pública Ilmair Faria,mais estamos em um lindo pais tropical chamado BRASIL presidido por pessoas corruptas e sem nem um preparo.
    De coração espero e vc supere e recontsrua sua vida Heberson Oliveira estamos de mãos atadas mais temos o poder da palavra.

  325. ADILSON

    A história do Heberson mostra que a polícia e a “justiça” prendem e condenam sem provas. A nossa “sorte” é que no Brasil não tem pena de morte, senão seria um inocente pagando com a vida por um crime que não cometeu. Por isso é bom tomarmos mais cuidado com as bandeiras que levantamos. Fica o recado!!!

    1. Jorge Oliveira

      Não é só prender e condenar sem provas robustas e investigação e inquéritos bem feitos. Muitas vezes nas delegacias eles escrevem o quem bem querem e tascam uma bic na mão do acusado para assinar, e fim de papo… Quando se lê muitos inquéritos qualquer pessoa de bom senso encontra eros crassos, e nem isso muitas a defesa nem a acusação se dão conta e passam por cima. Terminam produzindo um julgamento injusto.

      Outras vezes os presos provisórios se tornam eternos PP porque não aparece uma viva’lma que cuide de seu processo e faça com que ele tenha um julgamento justo. Ele fica apodrecendo atrás das grades sujeito a toda sorte de violência, muitas vezes causadas não apenas por alguns brutamentes enjaulados, mas pelos próprios agentes penitenciários que se acham os senhores da vida e da morte, e dão vazão à suas sanhas insanas. Mas como são funcionários do judiciário, ninguém pode lhes tocar, nem reclamar, senão é trucidado lá mesmo.

  326. Matheus Adolfo

    Enquanto houver qualquer tipo de segregação teremos as vítimas do sistema. Força Henderson, que Deus lhe que abençoe.

  327. Eli

    E triste ver uma pessoa inocente passar por tudo isso, sera que este juiz que julgou o caso não parou para pensar E se fosse o filho dele ou um parente próximo, teria julgado com este descaso; doi na alma pensar no sofrimento deste pessoa. Forca Heberson, ainda existe a justiça Divina.

  328. Vanete Moreira de Moraes

    O retrato da lei em nosso país é degradante, por um acaso quando prende um suspeito não é para averiguar com exames e a cariar todo o tempo até chegar na verdade. Acredito que para exercer a função de delegado (a), tem que haver um preparo constante,não só desse profissional, mas de qualquer um outro profissional e acredito em se tratando de lei, a equidade,a ética o colocar no lugar do outro, deve estar acima de tudo e também o profissionalismo o fazer correto. Há erros que não tem conserto, neste caso por exemplo, nada vai trazer de volta tudo que esse rapaz perdeu. Somente o Amor de DEUS pode restituir a sua vida, que Deus tenha misericórdia de Heberson e quantos como ele estão pagando por um crime que não praticou. Receba o meu abraço e meus sentimentos.

  329. Cleber Jean

    Ao ler uma coisa dessa, uma barbaridade dessas que fizeram com esse rapaz, dói na gente. Saber que esse rapaz foi acusado injustamente por algo que ele ñ cometeu. Pelos abusos que sofreu por trás das grades. Pelas doenças que ele adquiriu. Pela vergonha dessa pessoas que o culparam por algo que ele ñ cometeu. Como li a frase de um amigo: bastava fazer um exame de DNA e veriam que ñ tinha sido ele que tinha feito esse ato covarde que outro fez . Mas como ele é pobre, e caso seria resolvido mais rápido, pensaram: vai esse aqui mesmo. Isso é uma covardia o que fizeram com esse rapaz. Se esse juiz, promotor ou advogado, se um deles fosse o meu pai, eu teria muita vergonha deles na vida. Pelo resto da minha vida eu jamais esqueceria o que eles fizeram com esse ser humano. Sinto muito pelos familiares desse rapaz. Sei que ñ está sendo fácil pra eles. Só digo uma coisa: a justiça de Deus um dia prevalecerá.

  330. Fabricio Gomes Ferreira

    Sou advogado em Minas Gerais e convivo no dia a dia com situações como esta. Você disse uma frase que é a realidade no Brasil, é muito mais fácil acusar o pobre, que não tem recursos financeiros pra se defender e condena-lo, fingindo que justiça foi feita, do que investigar o real autor fo crime. Hoje rm dia, com a informatização do sistema da polícia, o auto de prisão rm flagrante vira inquérito, eles não.investigam mais nada, não houvem outras pessoas e acaba a pessoa sendo condenada mesmo dem provas. No Brasil não existe justiça, mas sim uma injustiça qualificada e manifesta, como já dizia Ruy Barbosa!!!

  331. APARECIDA KARAN

    É TRISTE MAS ELE Ñ É O ÚNICO QTOS INOCENTES ESTÃO LOTANDO OS PRESÍDIOS BRASILEIROS POR FALTA DE INTERESSE DAS AUTORIDADES???? 0,DIZEM Q EXISTE POUCOS PROFISSIONAIS,MAS EU PERGUNTO ONDE ESTÃO ESSAS CENTENAS DE ESTUDANTES Q SE FORMAM TODOS OS ANOS???EM SEUS ESCRITÓRIOS BEM MONTADOS COM CENTRAL DE AR,CADEIRAS ESTOFADAS TV A CABO,ETC ESPERANDO SEUS CLIENTES RICOS PARA SEREM DEFENDIDOS DE CORRUPÇÕES E OUTRAS COISINHAS, POIS ELES PODEM PAGAR E OS POBRES ESSES SÃO OS BODES ESPIATÓRIOS Q PAGAM PELOS CRIMES Q Ñ COMETERAM OU MELHOR Ñ TEEM COMO PAGAR UM BOM ADVOGADO POR ISSO SÃO CULPADOS, POR TEREM NASCIDOS POBRES ESSE É O MAIOR DE TODOS OS CRIMES Ñ TEM DIREITO A DEFESA, SE É ANALFABETO E POBRE PODE ESTAR EM KZ DORMINDO Q JA É CULPADO DE QUALQUER COISA POIS SE ESTA RESPIRANDO ESTA ROUBANDO O PRECIOSO AR DE UM CORRUPTO QUALQUER Q PODE PAGAR UM BOM ADVOGADO O MELHOR DO PAIS P DIZER Q É INOCENTE Q O CULPADO É O POBRE Q Ñ DEVERIA ESTAR ALI RESPIRANDO O MESMO AR Q ELE….

  332. Wellington Ferreira de Sa

    Justiça Imoral de um País Imoral! Sinto muito Heberson, pelo o que você tem passado, é nessas horas que a minha vergonha aumenta em ser brasileiro.

  333. Helo Zaidan Santos

    Como vc mesma bem escreveu, nos sentimos estuprados pela não atuação correta da nossa Justiça Brasileira …
    Dói na alma a indiferença, o pouco caso , o descaso pelo ser humano …
    Impossível não se comover…
    Impossível ficar inerte …
    Aprendemos que temos que aceitar o mal e esperar pela justiça divina … Mas até quando …
    Se nos calamos, estamos coniventes com esta situação .
    Para um país tão grande quanto o nosso, é muito ínfima a presença da justiça .
    Quem vai melhorar a qualidade emocional e física deste rapaz …
    Palavras de consolo , não corrigirão os males feitos por esta inconsequência .
    Que Deus nos ajude …

  334. nair

    e incrivel a injustiça queexiste neste pais,a gente tem vontade de solta uma bomba nospoliticos deste pais porque so sabem roubar nosso dinheiro e pobre mofa na cadeiramuitos inocentes nimguem ve se a pessoa deve ou não, para castiga los. quando deve tem que pagar, primeiro tem ter certeza da culpa.

  335. Márcio Guimarães

    Você disse que na segunda-feira abriria uma conta pra ele, mas não sei qual é a data da tua postagem. Você já abriu a conta? Dá pra publicar o número, aqui?

  336. WALDISNÉA

    infelizmente e assim no Brasil inocentes pagam pelo erro dos verdadeiros
    culpados …….e essa indenização é muito pouco por tudo que ele passou…. não tem dinheiro
    no mundo que pague todo o sofrimento dele.Que Deus cuide de vc e te muita força e que o milagre
    possa acontecer em sua vida .
    JESUS É A NOSSA UNICA ESPERANÇA!!!

  337. Dani

    ENOJADA com essa justiça do Brasil!!!! Uma vergonha esse país que faz um pouco caso do seu principal tesouro, O POVO! Uma “políticagem” que só pensa em COPA, OLIMPÍADAS e como cada vez mais encher os cofres públicos para sustentar as suas roubalheiras!!!!!
    Não dá para calar e ficar quieto em mais um caso desses… ele perdeu a ALMA, de que adianta estar vivo sem esperança?!

    JUSTIÇA SEJA FEITA… por favor, vamos divulgar e ajudar o Heberson!!!!!

  338. Filipe Queiroz

    Desculpem pelas palavras que irei proferir agora, mas a culpa disso tudo é nossa. Vejo comentários de pessoas hipócritas ai em cima, como: “isso é um absurdo”, “onde está a justiça”, “me dói a alma”. etc., mas ninguém levanta a bunda da cadeira para fazer nada a respeito. Diversos casos como esse são relatados todos os dias no Brasil, e o efeito que eles causam são praticamente o mesmo na população: Indignação e impotência, que ,com o descaso, acabam se tornando hipocrisia. No dia em que TODOS os cidadãos realmente começarem a reagir (não com o teclado, mas com a cara, com o peito), casos como o do Heberson ou do pedreiro Amarildo de Souza não acontecerão novamente.

  339. Graça Henrique Amorim

    Torço para que Heberson seja muito forte, para que assim ele, por si mesmo consiga alguma superação e ainda ache motivos para continuar vivendo.

  340. José Ivan

    É muito triste, a maneira como os verdadeiros guerreiros do nosso pais são tratados pelos governantes, que são eleitos por nós e nos maltratam, para os muitos políticos que roubam milhões não é caro para os cofres públicos mas, para um pobre e digno cidadão a medíocre quantia de R$ 170,000 é caro para o cofre público, lembrando , medíocre mas representativa para Heberson Oliveira e não o suficiente pois não tem dinheiro que pague o sofrimento.

  341. Amanda Pereira

    sem palavras, doeu em mim tudo que esse homem sofreu, enquanto milhares de corruptos estão ai soltos, lindas palavras vc escreveu pra ele, vc é uma mulher de Deus, queria tanto poder ajudar em alguma coisa, mas Deus sabe o quanto esse homem merece e vai ajudar ele em tudo que ele precisar…. um forte abraça