HomeAmorSíndrome do Impostor: “o que ele(a) viu em mim?”
SindromeImpostor

Síndrome do Impostor: “o que ele(a) viu em mim?”

Pixabay @StockSnap

O diagnóstico é simples: dispensa estetoscópio no coração e raios X do cérebro. Quem sofre da Síndrome do Impostor invariavelmente dirá, para si e/ou para outros, coisas do tipo “Não sei o que ele (a) viu em mim”. Assim como no ambiente de trabalho, caracteriza-se pela incapacidade de enxergar as próprias qualidades e méritos. Pode ocorrer de forma temporária, frequente ou permanente. Essas pessoas se sentem uma FRAUDE, portanto vivem angustiadas e convencidas de que serão ~descobertas/descartadas~ a qualquer momento.

Uma conhecida engatou namoro com um cara popular, considerado bonitão e pegador. Achava-se menos atraente e interessante que suas antecessoras. “Sei lá, tive sorte. Ele devia estar a fim de sossegar porque todos os amigos dele agora namoram e gostaram de mim”. Intensificou a dieta, os exercícios físicos, as visitas ao salão de beleza e à clínica de estética. Promoveu festas e viagens, esforçou-se em tudo que o mantivesse alegre e satisfeito. Não reclamava ou exigia carinho, atenção, disponibilidade de volta. Vai que, né? Apenas #gratidão.

Outro, usuário desses apps de encontro, ficou estarrecido quando deu match com uma “menina-dessas-que-podiam-ser-modelo”. Ele sabe que não se encaixa nos padrões de beleza (vamos combinar que as pessoas ali se escolhem basicamente pelas fotos). Mesmo assim, puxou conversa – ela disse que chamou atenção a “descrição original e bem-humorada no perfil”. E aí, como foi o encontro? “Acho que ela se divertiu… Mas a gente tava tomando umas, né? Quero ver quando descobrir que eu não sou bem assim”. BEM ASSIM.

As vítimas dessa síndrome têm convicção de que não estão à altura de suas conquistas, não merecem elogios ou reconhecimento. “No fundo”, os outros estão apenas querendo agradar ou ainda não enxergaram “de verdade” ou pretendem se aproveitar de algo (status profissional, dinheiro, contatos, conveniência etc). É uma pena porque sofrem de autosabotagem, amplificam defeitos e fraquezas – como se o resto da humanidade não os tivessem.

***Este post foi originalmente publicado na coluna da Nath no Yahoo.

*Você pode COMPRAR creminhos / brinquedinhos eróticos com desconto AQUI

*SIGA PIMENTARIA:

– Facebook/napimentaria

– Instagram @pimentaria

– Twitter/napimentaria

– Youtube/napimentaria

Compartilhar:
Comentários
  • Nathalia será que o seu blog, não está com algum problema? Pq eu postei um comentário num post antigo do blog, e ele acabou não entrando, e eu vi agora que nenhum dos seus posts têm comentários, será que não é um problema técnico no blog…

    6 de setembro de 2017

Deixe um comentário