HomeO Pimentaria
shutterstock_318022562

O Pimentaria

A sexualidade não penetra na nossa vida quando fazemos sexo pela primeira vez. Ela nasce com a gente. É fato científico, não uma escolha pessoal. Tem a ver com a forma como lidamos com o nosso corpo, com os outros, com o mundo. Mais ainda, nascemos dela. Somos todos frutos do encontro de um espermatozoide com um óvulo – tenha acontecido na cama ou no laboratório. Se a sexualidade é uma importante dimensão da natureza humana, por que não tratamos dela com naturalidade? Gozado, né?

Tabus se perpetuam pelo silêncio, pela conversa cheia de rodeios, pelo discurso empolado. Mitos crescem onde falta informação e estereótipos, onde sobra preconceito. O Pimentaria propõe falar de coisa séria, só que de um jeito leve-divertido- direto-adulto. Essa é a nossa missão e o nosso tempero. Desconstruir o pudor, antes, pelas palavras. Podemos usar a língua (portuguesa) a nosso favor: vagina é xoxota, oral é boquete, ejaculação precoce é gozar rápido. Depois, discutir sem censura sobre fantasias sexuais, motel, vibrador, infidelidade… E se isso te parecer putaria, dê uma olhada no noticiário político.

Contribuir para uma intimidade mais honesta e apimentada não é bobagem. O bem-estar sexual está entre os pilares da qualidade de vida. Quem diz é a Organização Mundial da Saúde. Interfere na nossa autoestima, na nossa produtividade, nos nossos relacionamentos. Mas os dados brocham: metade dos brasileiros anda insatisfeita com a vida sexual; uma em cada quatro mulheres não chega ao orgasmo; 62% dos homens já tiveram dificuldade de manter a ereção (Prosex/USP). Imagine quanta depressão, demissão e divórcio poderiam ser evitados se a gente desfrutasse plenamente do nosso prazer?

Em casa e na escola, ensinam no máximo que sexo sem camisinha dá pereba e filho indesejado – como se fotos de genitais gonorreicos e adolescentes grávidas fossem suficientes para nos proteger. Crescemos buscando, à espreita e cheios de culpa, respostas para nossas dúvidas proibidas. Masturbação provoca espinha? O que é clitóris? Se fizer só sexo anal continua virgem? Todo pau tem vinte centímetros? É normal querer namorar meninas mesmo sendo menina? Por que meu tio passa a mão em mim e pede pra não contar a ninguém?

Educação sexual deve começar na infância e ir além dos aspectos biológicos (corpo feminino- masculino-fecundação). Precisamos dizer às crianças que cada um é único: algumas menstruam antes, outros tem mais pelos… Fazê-las distinguir entre demonstrações de amor e de abuso – quem pode ou não tocar no nosso corpo, qual o significado de consentimento. Mostrar que meninas jogam bola e meninos choram, mulheres não têm obrigação de casar e homens realizam tarefas domésticas. Explicar que nem todo coração se apaixona pelo sexo oposto e não há nada de errado numa família com dois pais ou duas mães. E muito mais.

Acreditamos que essa é a única maneira de construir uma sociedade justa, responsável e generosa em relação à sexualidade humana. No Brasil, um homossexual é assassinado por dia, uma mulher é estuprada a cada onze minutos, mais de um milhão de adolescentes engravidam por ano, cerca de 750 mil estão infectados por HIV. País em que o aborto pode levar a mãe à cadeia e à morte, mas não discute nem criminaliza o pai; que impede gays de doar sangue e dificulta a adoção homoparental; que figura em quarto lugar no ranking mundial de casamentos infantis etc.

Aqui sempre haverá espaço pra debater problemas, delícias e dilemas. O Pimentaria é uma marca especializada em conteúdo sobre sexualidade. Um conteúdo sem blábláblá acadêmico indecifrável nem achismos de quem apenas gosta / faz sexo. Idealizado em 2013 pela jornalista e educadora sexual Nathalia Ziemkiewicz, o blog virou possibilidade para milhares de pessoas se informarem, desabafarem, refletirem e reverem os próprios conceitos. Virou palestra em empresas, escolas e eventos. Virou chá de lingerie e venda de sex toys. Virou a seção “Nath- Explica” da marca de lubrificantes K-MED, da farmacêutica CIMED. Virou coluna semanal no portal Yahoo Brasil e mensal no site da Bayer Jovens. Virou um programa piloto para televisão e está virando livro.

Oi, somos o Pimentaria. Muito prazer.