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Avon e Skol abraçam o orgulho gay em suas propagandas

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Avon e Skol abraçam o orgulho gay em suas propagandas

Cena da campanha publicitária da Avon, lançada no Dia Internacional do Orgulho Gay, “pela democracia da pele” (Avon / Youtube)

A vida já foi mais fácil pros homofóbicos. Até coisa de duas décadas atrás, o preconceito trancava no armário quem não seguia as regras morais do homem-mulher e saía por aí livre, leve e solto. Então uns autores de novela escandalizaram ~cidadãos de bem~ botando casais gays em seus enredos e – pior!!! – com direito à cena de beijo. Quando o entretenimento mais popular do país passou a retratar essa realidade, minha gente, tava na cara que omovimento pela visibilidade e igualdade de direitos seria irreversível. Aceita que dói menos.

Nesta semana, em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho Gay (28/06), duas marcas líderes em seus segmentos lançaram campanhas LACRADORAS pelo respeito à diversidade sexual: Avon e Skol (veja os vídeos abaixo). “Esses diretores de marketing enlouqueceram?”, dirão alguns ao lembrar do rebuliço causado por aquela propaganda de O Boticário, em 2015, para o Dia dos Namorados. Na época uma baita galera criticou a nas redes sociais, deputados religiosos sugeriram o boicote, rolou inclusive denúncia ao Conar… A empresa não recuou, defendeu seu posicionamento e ganhou prêmio de publicidade.

Não, eles não enlouqueceram. Apenas perderam o cagaço de abraçar um tema polêmico sob o risco de entregar seus consumidores “de bandeja” pra concorrência. Respeito tá na moda. E finalmente várias marcas estão sacando que não é tendência outono-inverno. Quem agora é minoria mesmo? Se Avon e Skol entraram nessa apenas por uma questão politicamente correta ou por convicção intrínseca, pouco importa. A mensagem transmitida transcende suas intenções verdadeiras: se sou gay, lésbica, bi, trans, queer… me sinto apoiadx, representadx e não preciso me esconder.

A Skol apostou na hashtag #RespeitoIsOn e trouxe um filme impactante sem uma única palavra/fala/legenda. Em nota, a empresa disse que “a estrada fica mais colorida quando não se está sozinho. Cada passo é um avanço. Cada abraço, uma conquista. Respeitar a diversidade é o caminho. Dê o play e siga com orgulho”.

Já a Avon, que recentemente convidou a drag Pablo Villar para ser sua garota-propaganda, lançou um novo produto de maquiagem para TODES com clipe-transe – sério, dá vontade de sair dançando. “Uma campanha que traz (…) a diversidade dos nossos tempos, tão líquidos, plurais e cheios de possibilidades”, declarou a agência Mutato, responsável pela peça. Sim, tem homem barbado de unhas pintadas e delineador rebolando freneticamente. E se reclamar, TORÇO, gravam outro vídeo com o povo do projeto Salada de Frutas trabalhado no fio dental.

***Este post foi originalmente publicado na coluna da Nath no Yahoo.
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